Conheça alguns dos principais tipos de combustível existentes no mercado e veja quais os benefícios de cada um!
Não faz muito tempo que a gasolina e o diesel eram as únicas duas opções para abastecer seu carro.
Mas esses tipos de combustível apresentam sérias desvantagens, incluindo alto custo e riscos ambientais.
Com o aumento da necessidade de usar fontes de combustível renováveis, várias outras opções estão sendo usadas com mais frequência – e mais continuam a surgir.
Com isso em mente, aqui estão alguns dos tipos de combustível mais populares para carros e como determinar o correto para seu veículo. Confira!
Tipos de Combustível
Gasolina
O combustível mais comumente usado para carros é a gasolina. Tem um alto nível de combustão, o que permite um arranque rápido e uma aceleração rápida.
No entanto, os altos níveis de dióxido de carbono produzidos pela queima de gasolina são os principais contribuintes para a poluição e, por sua vez, para o aquecimento global.
Em geral, carros e caminhões são responsáveis por quase um quinto de todas as emissões de aquecimento global. Em resposta, muitas empresas e consumidores estão aumentando o uso de tipos de combustíveis alternativos.
Geralmente, existem três tipos ou “graus” diferentes de gasolina, determinados pelo nível de octanagem do combustível. Um nível de 87 é considerado “regular”, 91 é “premium” e 89 é de nível médio.
O tipo de gasolina que você deve usar depende do tipo de veículo e motor que você possui.
Diesel
Junto com a gasolina, o diesel é a outra forma popular de combustível, usada especificamente para motores a diesel.
Os veículos a diesel são mais eficientes em termos de combustível. Frequentemente viajam cerca de 20% a 35% mais longe com um galão de combustível do que seus equivalentes movidos a gasolina.
Portanto, os veículos que percorrem longas distâncias, como caminhões e vans, costumam usar motores a diesel.
Também produz menos dióxido de carbono do que a gasolina. No entanto, ele cria óxido nitroso, que causa poluição.
Petróleo Liquefeito (GLP)
Mais conhecido como propano, o petróleo liquefeito é uma forma de combustível muito mais limpa e mais barata. Muitos carros híbridos em países estrangeiros, como o Reino Unido, foram projetados para usar propano.
No entanto, apenas alguns veículos específicos no Brasil o usam. A única maneira de usar o propano internamente é converter o motor a gás do seu veículo.
Etanol
O etanol é um biocombustível popular feito de cana-de-açúcar, cevada, milho e outros recursos naturais. No entanto, geralmente é usado como um aditivo em outras fontes de combustível para ajudar a reduzir as emissões perigosas.
O Brasil se destaca no cenário global como sendo o país com tecnologia mais avançada na fabricação de etanol. A produção mundial desse tipo de combustível é da ordem de 40 bilhões de litros – o Brasil é responsável pela fabricação de 15 bilhões de litros.
O etanol pode ser usado como combustível de veículos em três maneiras:
- Comum;
- Aditivado;
- Misturado a gasolina.
O etanol comum é uma mistura de álcool e água que precisa ter de 95,1% a 96% de graduação alcoólica.
O etanol aditivado é o álcool com aditivos que proporcionam melhor rendimento e um desgaste menor do motor.
Já o etanol misturado a gasolina é álcool anidro, que conta com uma graduação alcoólica de no mínimo 99,6%.
Gás Natural Veicular
O gás natural veicular é um gás transparente, inodoro e não corrosivo. Ele pode ser usado na forma líquida ou gasosa para fazer funcionar um motor de combustão, embora os motores a gás precisem ser convertidos para usá-lo.
O combustível produz aproximadamente 80% menos emissões do que a gasolina.
Além disso, os veículos que funcionam com gás natural são semelhantes em potência, aceleração e velocidade de cruzeiro aos veículos a gasolina ou diesel.
No entanto, o gás natural comprimido pode limitar a autonomia, visto que menos gás pode ser armazenado no tanque de mesmo tamanho.
Biodiesel
Este combustível líquido renovável e biodegradável é feito de óleos vegetais, gorduras animais ou gordura de cozinha reciclada.
Algumas pesquisas apontam que as emissões de biodiesel são 74% menores do que as do diesel de petróleo.
Os veículos a diesel geralmente podem usar uma baixa porcentagem de biodiesel sem qualquer modificação no motor. No entanto, níveis mais altos de combustível exigirão modificações.
Determinando o tipo de combustível para seu carro
Gasolina/Etanol vs. Diesel
A maioria dos veículos no Brasil funciona com gasolina/etanol (motores flex) ou óleo diesel.
O manual do motorista deve ditar o tipo de combustível de que seu carro precisa. Também deve haver uma etiqueta na porta do combustível com os dizeres “Somente combustível diesel” ou “Somente gasolina sem chumbo”. Se houver alguma dúvida, ligue para o fabricante.
É imperativo que você coloque o combustível adequado no tanque do seu carro. Por exemplo: motores a gasolina não podem queimar óleo diesel e vice-versa, então o carro não dará partida se for abastecido com o tipo de combustível errado. Pior ainda, pode causar sérios danos ao motor.
No caso de imprevistos, contar com um bom seguro auto pode ajudar a colocar seu carro de volta na estrada.
Regular vs. Premium
Como afirmado anteriormente, os graus de gasolina dependem do nível de octanagem. Níveis mais altos de octanas garantem que o combustível seja queimado uniformemente, o que ajuda a manter o motor mais limpo e melhorar o desempenho.
Portanto, as opções premium são comumente usadas em veículos com motores de alta compressão ou turbocompressores, como carros esportivos.
O manual do carro deve indicar o tipo de gasolina necessária. Pode sugerir gasolina premium, mas não exigi-lo. Se for esse o caso, seu carro deve ser capaz de funcionar bem com gasolina de grau inferior, e você pode economizar dinheiro.
Combustíveis alternativos
Embora a gasolina e o diesel sejam os tipos de combustível mais comuns e prontamente disponíveis para carros, na maioria dos casos, qualquer veículo pode ser convertido para usar uma fonte alternativa de combustível.
Os motores podem ser modificados para operar exclusivamente com um combustível alternativo ou para ter dois tanques e sistemas de combustível separados – um para combustível convencional e outro para combustível alternativo.
A conversão do motor causaria alguns custos iniciais, mas economizaria dinheiro a longo prazo.
Com o aumento dos preços da gasolina, vários tipos de combustíveis alternativos apresentam uma opção barata.