Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a circulação em horários de pico é comprometida. No transporte coletivo, apesar de grandes avanços, ainda existe uma demanda maior do que a oferta. Para quem faz deslocamentos curtos e quer fugir dessa loucura, uma boa opção são os patinetes elétricos.
Boom pré-pandemia
Até antes da pandemia de Covid-19, o compartilhamento de patinetes elétricos parecia promissor. Startups espalharam milhares deles pelas regiões de grande circulação das cidades. Daí veio o isolamento social e o home office. Além disso, o modelo de negócio não era tão bom assim e ainda esbarrava nas leis de circulação de veículos. Como resultado, muitas saíram do mercado.
Mesmo sem a opção de “alugar”, o patinete conquistou muitos fãs. Para quem pretende comprar, os preços variam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil. São mais em conta do que as bicicletas elétricas e ainda ocupam menos espaço. Separamos outras vantagens dos patinetes elétricos. Confira!
Vantagens dos patinetes elétricos
1. Agilidade
Como dito acima, um dos maiores problemas das grandes cidades é o tempo gasto no trânsito, mesmo para deslocamentos curtos. De carro de aplicativo, ônibus ou metrô, muitas vezes demora mais de 30 minutos para andar poucos quilômetros. É nesses momentos que os patinetes elétricos se destacam, pois podem circular em ciclovias e calçadas e ainda alcança até 40 km/h.
2. Economia
O gasto de energia para recarregar a bateria de um patinete elétrico equivale ao gasto de cinco minutos de uma máquina de lavar roupa.
3. Pouca manutenção
Basicamente se gasta apenas com os pneus em patinetes elétricos. E mesmo assim é muito pouco, pois eles duram uma eternidade.
4. Proteção do meio ambiente
Deixar de usar veículos a base de combustíveis fósseis também significa fazer sua parte para poupar o meio ambiente. Por mais que o benefício seja pequeno, é tendência que esses tipos de veículos eco-friendly ganhem cada vez mais protagonismo nas cidades globais.
5. Custo final baixo
Apesar de o investimento para a compra não ser tão baixo, comparado ao preço do transporte público e da gasolina, a utilização de patinetes elétricos pode gerar economia. É claro que, nesses casos, é preciso calcular a distância a ser percorrida.
Para quem utiliza o modal como um traslado entre estações de ônibus e metrô, e a casa ou trabalho, muitas vezes o aluguel de um patinete tende a ser mais barato do que o uso de um aplicativo de caronas por carro, por exemplo. De qualquer maneira, a economia de tempo gerada pelo uso do patinete elétrico faz compensar.
6. Segurança e praticidade
Dados estatísticos mostram que acidentes com patinetes elétricos são muito mais raros do que com carros. Além disso, o aluguel e a entrega de patinetes em diferentes pontos são bastante práticos, acabando com a preocupação em relação a gastos com estacionamento e seguro. Mesmo que você tenha um patinete próprio, a praticidade é garantida, já que a maioria dos modelos é dobrável.
Dicas de segurança ao utilizar um patinete elétrico
Apesar de ser estatisticamente mais seguro do que um carro, uma queda de patinete pode causar ferimentos graves e ser até fatal. Com suas rodas pequenas, o veículo tem dificuldade para transpor até obstáculos simples, como buracos, sarjetas e emendas de concreto. Por isso, deve-se seguir algumas recomendações de segurança.
- Utilizar sempre capacetes;
- Respeitar os limites de velocidade e a regras de trânsito;
- Prestar atenção no trajeto e nos obstáculos;
- Pilotar sempre com as duas mãos no guidão;
- Dar preferência aos pedestres;
- Andar sempre sozinho, nunca com carona;
- Para os marinheiros de primeira viagem, fazer testes antes de começar a utilizar;
- Sempre estacionar o patinete em local que não atrapalhe a circulação de pessoas ou veículos.