Mobilidade

Importância da inclusão na mobilidade para o deficiente físico

Compartilhe em:

mobilidade para deficiente físico

Confira a importância da mobilidade para deficiente físico e veja como isso impacta na evolução da sociedade

A criação de espaços urbanos seguros e protegidos é uma preocupação central para os gestores da cidade, planejadores urbanos e políticos. 

Segurança é um conceito escorregadio de definir, até porque é uma experiência subjetiva. Ele incorpora nossas percepções de lugares e memórias, mas também normas da sociedade sobre quem deve usar os espaços na cidade e quem é considerado fora do lugar.

As experiências de mobilidade para deficiente físico oferecem importantes insights sobre as complexidades da segurança urbana, devido aos diversos problemas com o espaço que a deficiência pode trazer.

Suas experiências mostram que a segurança é um conceito fluido. Lugares que os planejadores da cidade podem considerar seguros podem, na verdade, fazer algumas pessoas se sentirem inseguras. O que é seguro para uma pessoa pode não ser para outra.

Entenda um pouco mais sobre a importância desse tema e conheça alguns recursos utilizados para resolver esse problema.

Um direito garantido

Cerca de 15% da população mundial sofre de alguma deficiência. Esta é uma proporção que deve aumentar, principalmente com o envelhecimento da população. 

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência torna obrigatório tornar o transporte acessível às pessoas com deficiência para que possam participar da sociedade “em igualdade de condições com os outros”.

Para permitir que usuários com deficiência experimentem mobilidade mais facilmente, as instalações de transporte público devem oferecer um design que:

  • Esteja adaptado para pessoas com diversas habilidades;
  • Seja fácil de entender, independentemente da experiência do usuário, conhecimento ou habilidades linguísticas;
  • Comunique as informações necessárias de forma eficaz, independentemente das habilidades sensoriais do usuário;
  • Possa ser usado de forma eficiente e confortável e com um mínimo de fadiga;
  • Garanta que um tamanho e espaço apropriados sejam fornecidos para abordagem, alcance e manipulação.

O uso generalizado de smartphones é um poderoso vetor de inovação: a acessibilidade digital não é apenas um acessório, mas um componente essencial da mobilidade para deficiente físico.

No entanto, muitos serviços de mobilidade hoje são oferecidos aos clientes por meio de canais digitais, deixando alguns, literalmente, à “margem da estrada”. 

Este é um ponto crítico para os idosos, muitas vezes desorientados com a digitalização generalizada da sociedade. Além disso também pode excluir  quem não dispõe de meios financeiros para adquirir um smartphone.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Recursos de mobilidade para deficiente físico

mobilidade para deficiente físico no trânsito

“Auxiliares de mobilidade” é um termo frequentemente usado para os materiais que as pessoas usam para se mover ou andar facilmente. Eles são bastante benéficos para pessoas que enfrentam problemas para se mover e andar sozinhas. 

Os auxiliares de mobilidade são úteis não apenas para os idosos, mas também para pessoas com deficiências físicas.

Às vezes, ter um ente querido mais velho pode ser desafiador, especialmente se ele / ela for deficiente e tiver uma gama muito limitada de movimentos. 

É justamente por esse motivo que é importante fazer um investimento em alguns auxiliares de mobilidade úteis. Hoje em dia, é relativamente fácil encontrar um bom fornecedor com ampla gama de recursos especificamente criados para idosos e pessoas com deficiência. Isso pode ajudá-los a manter sua independência.

É imperativo discutir sobre os problemas de mobilidade com um profissional de saúde. Assim, é possível encontrar os cuidados adequados necessários para manter seu ente querido ativo e prevenir quedas e lesões.

Os tipos mais populares de auxiliares de mobilidade para deficiente físico incluem:

  1. Diferentes tipos de andadores e muletas
  2. Elevadores de cadeira
  3. Cadeira de rodas
  4. Bengalas
  5. Veículo de mobilidade

Esses equipamentos podem tornar o caminhar e o movimento mais fácil e seguro. Por exemplo, os elevadores de cadeira são a solução ideal para pessoas com dificuldade em subir e descer. Eles podem ser usados ​​em qualquer lugar sem qualquer dificuldade.

O que é um veículo de mobilidade?

Sendo um dos equipamentos que vem ganhando mais destaque nos últimos anos, os veículos de mobilidade são veículos personalizados que permitem que pessoas viajem livremente, sem o peso de sua deficiência. 

Eles podem ser carros com portas customizadas para facilitar a entrada e saída dos veículos, bem como carros especialmente adaptados para facilitar a direção de pessoas com limitações físicas. Também  podem ter depósitos customizados para cadeiras de rodas.

Os veículos de mobilidade não são adequados apenas para uso privado. O transporte público mais acessível pode melhorar a qualidade de vida de um número significativo de pessoas. 

Esses veículos podem apresentar portas mais largas para fácil acesso ao veículo ou rampas para permitir o acesso de pessoas em cadeiras de rodas, por exemplo.

Por que os veículos de mobilidade são importantes?

Uma das melhores coisas que podemos fazer pelas pessoas com deficiência física é fornecer-lhes meios para serem independentes. 

Quer seja fazer compras, participar de eventos ou visitar amigos e familiares, os veículos de mobilidade ajudam as pessoas com deficiência a se sustentar e a se manter em contato com pessoas e lugares importantes.

O transporte adequado também permite que pessoas com dificuldades de mobilidade trabalhem. Isso não apenas ajuda as pessoas a manter um senso de propósito contínuo, mas significa que sua experiência, habilidades e conhecimento não são perdidos para a comunidade.

Os avanços na tecnologia significam que os veículos de mobilidade estão cada vez mais sofisticados. Além disso, as possibilidades de personalização são melhores do que nunca.

Veículo adaptado pode ter seguro?

O número crescente de veículos adaptados para mobilidade para deficiente físico levantou uma questão importante: “será que esse tipo de automóvel pode ter seguro?”

A resposta é sim! Existem algumas regras específicas para essa modalidade de seguro auto, mas em linhas gerais o procedimento é bem parecido com o dos veículos não adaptados.

Um ponto importante do seguro de automóvel para pessoas com deficiência é que, caso o veículo tenha alguma adaptação para a deficiência do condutor, pode ser feita a contratação de cobertura específica para adaptações.

Se você quiser conhecer uma solução que vem ganhando força no mercado nacional, conte com o seguro pay per use da Thinkseg. Você terá o mesmo nível de qualidade e proteção que já conhece, por um valor muito mais flexível.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

6 modelos de bicicletas para você usar no dia a dia
É impossível falar de mobilidade urbana sem pensar na bicicleta. Seja em grandes metrópoles, em cidades litorâneas e ou...
Top 3 aplicativos que melhoram a mobilidade de São Paulo
Uma metrópole de grandes proporções em todos os sentidos, São Paulo ocupa o posto de maior cidade da América...
Bicicleta furtada em bicicletário: Como solicitar o seguro?
A procura pelas bicicletas como meio de transporte, esporte ou lazer já vinha crescendo nos últimos 10 anos e...
Prefeitura de São Paulo amplia malha cicloviária paulistana
A cidade de São Paulo, que com 699,2 quilômetros de extensão tem hoje a maior malha cicloviária do Brasil,...
Escolha o modelo e a marca certa de pneu de bicicleta
As bicicletas, que já estavam em alta nos últimos cinco anos, explodiram na pandemia de Covid-19, que parou o...
Será que seguro de bike é caro?
Tudo começa com uma bicicleta de entrada, sem grandes expectativas, apenas para fazer uma atividade física. Em pouco tempo,...