Auto

Conheça o Vision-S 02, o novo SUV elétrico da Sony

Compartilhe em:

marcas de carro

General Motors, Ford, Volkswagen, Toyota, Honda são marcas de carro famosas. Com a popularização dos veículos elétricos, as tradicionais marcas de carro estão ganhando concorrentes de peso que até pouco tempo ninguém poderia imaginar que fabricariam um modelo de quatro rodas. E uma delas é a Sony.

A gigante japonesa de eletrônicos apresentou o SUV Vision-S 02 durante a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo, realizada entre 5 e 2 de janeiro em Las Vegas (EUA). O modelo é uma evolução do protótipo apresentado na mesma feira dois anos antes, o sedã Vision-S 01.

Sony Mobility é anunciada

Ambos são protótipos, porém revelam a intenção da Sony de entrar com tudo na briga dos veículos eletrificados. Prova disto é o anúncio da Sony Mobility, nova divisão da Sony dedicada a carros elétricos e autônomos, feito durante a mesma CES 2022. A intenção da empresa é começar a produzir os modelos em breve.

Tração integral e 544 cv

Assim como o Vision-S 01, o SUV tem desenho bem próximo do que deve entrar em produção. O modelo utiliza a mesma plataforma do irmão sedã, um esquema de tração integral, com um motor elétrico de 272 cv instalado em cada eixo, totalizando 544 cv. de potência. Desde a apresentação do Vision-S 01, no CES 2020, a Sony roda em testes na Europa com alguns protótipos.

Espaço para sete passageiros

O Vision-S 02 pode levar sete passageiros, mede 4,89 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura, tem uma distância entre eixos de 3,03 m e pesa 2890 quilos. Seu porte é semelhante ao de futuros concorrentes de outras marcas de carros, como o Audi e-tron Sportback, SUV elétrico da marca alemã e o Tesla Model X. A Sony não deu detalhes do conjunto de baterias, nem revelou a autonomia, apenas que a velocidade máxima é de 180 km/h e que o modelo usa rodas de 20 polegadas.

Telas por todos os lados

Como era de se esperar, ao abrir as portas que o Vision-S 02 mostra todo o seu potencial. São nove telas no habitáculo: 

  • Três no painel para controlar o sistema multimídia e o quadro de instrumentos;
  • Duas nas laterais para exibir a imagem dos espelhos laterais – que na realidade são câmeras;
  • Uma no console central para controlar funções do veículo;
  • Mais três nos lugares traseiros para entretenimento dos passageiros e controle da climatização.

Vamos jogar PS?

A logomarca da Sony também está presente nos alto-falantes montados nos bancos, compatíveis com sua tecnologia 360 Reality Audio. Outros destaques são os serviços de vídeo Bravia Core, a possibilidade de usar jogos de PlayStation através de uma conexão remota. Além disso, como era de se esperar, conectividade 5G e diversos sensores preparados para condução autônoma.

Visão de 360 graus

Entre as múltiplas tecnologias de segurança e condução autônoma, a Sony destaca:

  • A introdução de sensores de imagem CMOS de alta resolução – e com visão de 360 graus – e LiDar;
  • Sensores Time-of-Flight (ToF) capazes de reconhecer o condutor e o passageiro para obedecer comandos de voz e gestos. 

A marca diz estar pronta para alcançar o nível 2 de condução autônoma em ruas europeias e pretende atingir o nível 4 em um futuro próximo.

Marcas de carro do mercado de elétricos não para de crescer

Na União Europeia, os carros elétricos já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores a combustão não poderão ser vendidos a partir de 2035. Marcas de carros como a Volvo e a Audi já revelaram que a partir de 2030 só venderão elétricos.

O mercado automotivo chinês, o maior do mundo, já registra 20% de participação para o carro elétrico. Nos EUA, país dos motores V8 e da gasolina barata, as vendas de elétricos subiram 117% nos seis primeiros meses de 2021. Até o Brasil, que sofre com o dólar alto e a falta de incentivos governamentais, teve alta de 257% nas vendas de carros 100% elétricos no último ano.

Como dito acima, as tradicionais marcas de carro vão ganhar concorrência pesada nos próximos anos. Além de empresas das áreas de tecnologia, como a Sony e a Apple, novos fabricantes exclusivamente de carros elétricos já estão revolucionando o mercado.

A Tesla fechou 2021 com pouco menos de 1 milhão de unidades vendidas e conseguiu emplacar seu modelo mais barato, o Model 3, como o carro mais vendido da Europa em setembro do último ano.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...