Auto

Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês

Compartilhe em:

lavar carro

Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para o próprio veículo como também para a saúde de quem viaja nele todos os dias. Para que você não Separamos quatro motivos para lavar carro pelo menos uma vez por mês.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Porque é preciso lavar carro ao menos uma vez ao mês

1 – Saúde dos passageiros

Com que frequência você troca os lençóis da cama ou a toalha de banho? De quanto em quanto tempo é feita uma faxina na sua casa? Tenho certeza que os prazos não são superiores a sete dias, correto? Então por que o carro tem que ficar tanto tempo sujo?

De acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas (SP), as partes internas de um carro podem abrigar até dez mil fungos e bactérias, sem contar a poeira. Para quem leva pets, a situação é ainda pior.

Imagine aquelas pessoas que passam mais de quatro horas diárias dentro do carro realizando deslocamentos em contato com estes microrganismos, muitas vezes circulando junto com o ar-condicionado. O resultado são doenças respiratórias e alérgicas, além de diarréias e até doenças de pele.

As partes mais contaminadas são o volante, alavanca de câmbio, lixeirinha, bancos e cadeirinhas infantis, normalmente atingidas por restos de comida e leite. A alta temperatura da cabine, quando o veículo fica estacionado sob o sol, piora ainda mais a situação.

2- Desvalorização do carro

Quando o carro fica muito tempo sujo, a pintura é a que mais sofre. Isso acontece porque a poeira, os contaminantes e detritos de pássaros atacam o verniz, que é o responsável pelo brilho. Além disso, pequenos esbarrões  ao entrar e sair tendem a riscar a pintura quando ela está suja e com partículas sólidas grudadas.

Nos carros que passam muito tempo sujos, a oxidação do verniz acontece de maneira muito mais rápida. O resultado de não lavar carro é uma pintura opaca, com micro riscos e aspecto de velha muito antes do normal. Em alguns casos, só o polimento não resolve. É necessário fazer a repintura.

Com pintura desgastada ou retocada, uma coisa é certa: a desvalorização do carro será maior do que a de um modelo igual, mas em boas condições.

3- Segurança

Sim, sujeira em excesso afeta até a segurança. Comecemos pelos vidros, que quando muito sujos por dentro e por fora prejudicam a visibilidade. O mesmo vale para os espelhos retrovisores. Tem também os faróis e lanternas, que não iluminam da mesma maneira quando estão encardidos.

No lado de dentro, imagine uma garrafa de água rolando para baixo dos pedais em uma manobra de emergência. Ou o tapete, cheio de detritos e totalmente fora de lugar, enganchando no acelerador.

4 – Mau cheiro

Além da cultura de fungos, bactérias e ácaros, um carro sujo também resulta em mau cheiro no interior. Restos de comida ou frutas espalhados pelos carpete, bancos e partes plásticas são os grandes responsáveis pelos carros fedorentos. E não é só dentro da cabine: vegetais caídos no porta-malas após as compras também são vilões.

Cinco minutos semanais de atenção

Não basta mais que isso para ter um ambiente muito mais agradável dentro do carro. É o tempo que você vai levar para bater os tapetes, passar um pano úmido nas partes plásticas e retirar o lixo. Para os mais caprichosos, existem produtos de limpeza automotiva para lavar carro com função bactericida à venda nas plataformas de e-commerce.

Ducha a cada 30 dias

Só limpar por dentro não basta. É importante uma lavagem externa e interna todos os meses. Assim, a pintura não vai sofrer e o carpete e demais partes internas vão ficar sempre limpos. Também é importante trocar o filtro do ar-condicionado em todas as trocas de óleo.

Higienização interna todo ano

Quem tem filho pequeno ou pets sabe que é muito difícil não emporcalhar bancos e revestimentos. Nestes casos, é importante fazer uma higienização interna completa todos os anos com lavagem de bancos, forros e carpetes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...