A pandemia não precisa interromper toda a sua diversão ao ar livre. Aqui estão várias opções de como praticar esportes na pandemia.
A explosão do coronavírus afetou a rotina de muitas pessoas. Restrições de saúde pública causadas pela pandemia levaram ao cancelamento de festivais, shows e outros eventos. Muitas férias e grandes celebrações foram limitadas ou suspensas.
Mas, apesar das mudanças causadas pela COVID-19, ainda existem opções seguras para se divertir e se exercitar. Fazer algo de que você gosta pode distraí-lo dos problemas e ajudá-lo a enfrentar os desafios da vida.
Veja algumas opções de esportes e outras atividades que você pode praticar!
Esportes e atividades de baixo risco
Ter contato próximo com pessoas que não moram com você aumenta o risco de ficar exposto ao vírus que causa a COVID-19. É por isso que, em geral, qualquer atividade que permita manter uma distância social de pelo menos 2 metros de outras pessoas apresenta menor risco.
Existem muitas opções que você pode desfrutar perto de casa, seja visitando seu parque público, estadual ou nacional favorito, ou apenas passando o tempo em sua vizinhança.
Embora algumas atividades possam não ser possíveis durante certas estações, há muitas maneiras de se exercitar ao ar livre durante todo o ano. Mexa-se com essas atividades ao ar livre de baixo risco durante a pandemia de COVID-19:
- Caminhadas e corrida;
- Patins e ciclismo;
- Pesca;
- Golfe;
- Escalada em rocha;
- Caiaque, canoagem, mergulho, canoagem ou vela;
- Aulas de ginástica, realizadas fora ou virtualmente, que permitem a distância
Evite calçadas lotadas e caminhos estreitos e escolha rotas que facilitem manter sua distância.
Use uma máscara quando não puder manter a distância de pelo menos 2 metros de pessoas com quem não mora. Não use máscara durante atividades em que ela possa ficar molhada, como natação.
Esportes e atividades de risco intermediário
Dependendo de como são feitas, muitas atividades populares também podem ser seguras. Embora algumas delas possam não estar disponíveis em todas as estações e locais, aproveite-as quando o tempo permitir. Algumas ideias incluem:
- Acampamento: Se você só tem contato próximo com as pessoas com quem vive, acampar é de baixo risco. Se você acampar com pessoas que não moram em sua casa, acampe em barracas separadas com pelo menos 2 metros de distância e evite compartilhar suprimentos de acampamento, incluindo comida e bebidas. Embale sabonete, desinfetante para as mãos e suprimentos para limpar e desinfetar as superfícies comumente tocadas.
- Piscinas e praias: O contato próximo a menos de 2 metros de outras pessoas – não da água em si – pode tornar essas atividades arriscadas. Se você vai à praia e tem contato próximo com outras pessoas, o risco é maior. A água em si não espalha o vírus para as pessoas.
Lembre-se de que reunir-se para um bate-papo a uma distância segura pode oferecer uma oportunidade valiosa de estar com pessoas de quem você gosta – e ao mesmo tempo melhorar seu humor.
Vale ressaltar o seguinte, no caso dos esportes de contato, como luta livre e basquete, existe um maior risco de COVID-19 do que outros esportes. Esportes coletivos como tênis, beisebol, softbol e futebol representam menos risco porque os jogadores podem manter distância física.
É importante que os espectadores, jogadores e treinadores também mantenham distância social.
Use uma máscara, use desinfetante para as mãos e certifique-se de ter distância social suficiente – pelo menos 2 metros – entre você e os outros espectadores, esteja você de pé, sentado em cadeiras ou compartilhando arquibancadas.
Esportes e atividades de risco elevado
Trazer muitas pessoas em contato próximo por um longo período representa o maior risco de propagação da COVID-19.
Exemplos incluem:
- Grandes reuniões: estar em grandes reuniões ou multidões de pessoas onde é difícil ficar espaçado, pelo menos, 2 metros de distância representa o maior risco. Quanto maior o grupo e quanto mais tempo as pessoas ficam juntas nessas situações, maior é o risco. Shows, palestras e arquibancadas estão nesse grupo;
- Playgrounds: As muitas superfícies frequentemente tocadas dos equipamentos de playground facilitam a disseminação do vírus que causa a COVID-19. No entanto, muitas áreas, parques estão abertos. As crianças que usam equipamentos de playground devem manter distância das outras pessoas, evitar tocar em seus rostos e lavar as mãos depois para ajudar a prevenir a propagação do vírus COVID-19.
Por que praticar esportes durante a pandemia?
A COVID-19 é transmitida principalmente entre as pessoas em contato próximo, em um raio de cerca de 2 metros. O vírus se espalha através de gotículas respiratórias liberadas no ar ao falar, tossir, falar, respirar ou espirrar.
Em algumas situações, especialmente em espaços fechados com pouca ventilação, a contaminação pode se espalhar quando uma pessoa é exposta a pequenas gotas ou aerossóis que permanecem no ar por minutos a horas.
Quando você está ao ar livre, o ar fresco está em constante movimento, dispersando essas gotas. Portanto, é menos provável que você respire o suficiente das gotículas respiratórias que contêm o vírus que causa a infecção. Mas certifique-se de usar uma máscara quando não puder manter distância dos outros.
Estar do lado de fora também oferece outros benefícios. Oferece um impulso emocional e pode ajudá-lo a se sentir menos tenso, estressado, irritado ou deprimido. E a luz solar também pode fornecer vitamina D ao corpo.
Pense em segurança e diversão
À medida que a pandemia COVID-19 continua, é importante cuidar de você e das pessoas ao seu redor. Pratique precauções como lavar as mãos com frequência, não tocar no rosto, evitar contato próximo de menos de 2 metros com outras pessoas e usar máscara quando não puder evitar estar perto de outras pessoas.
Essas etapas são especialmente importantes para aqueles com maior risco de doenças graves devido ao COVID-19.
Ao mesmo tempo, o bem-estar também inclui fazer coisas que fazem a vida valer a pena. Com as informações certas, você pode fazer escolhas criteriosas sobre maneiras de trazer um senso de normalidade e alegria para sua vida.
Falando em proteção, considere também contar com um bom serviço de seguro auto. A pandemia foi um bom exemplo de que nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer.