Auto

Proteção está mais cara; saiba como economizar no seguro auto em 2022

Compartilhe em:

economizar no seguro auto

Quem tem renovado o seguro para carros nos últimos meses vem se assustando com a elevação nos preços dos prêmios. Dependendo do modelo do carro e do perfil do segurado, os reajustes chegam a mais de 100%. E, infelizmente, a subida de valores é geral e independe do cliente ou do uso que faz do veículo. Mas o que dá para fazer para economizar no seguro auto?

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Sinistralidade maior

A primeira razão apontada para os aumentos é o retorno das atividades aos níveis pré-pandemia. Como agravante, a sinistralidade – que é a quantidade de sinistros sofridos pelos segurados – cresceu a níveis maiores do que os apresentados até o início de 2020.

Elevação no preço dos carros

Outro fator de grande influência é o crescimento do preço dos carros. Modelos usados como o Jeep Renegade com motor a diesel valorizaram até 55% em dois anos. Entre os novos, carros compactos como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20 já custam quase R$ 130 mil.

Quando os preços da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) sobem, as indenizações integrais sobem junto. E, assim, o preço do seguro tem que acompanhar esta trajetória.

Reparação está mais cara

A reparação em casos de indenizações parciais ficou mais cara também. As peças, matérias primas e insumos da indústria automobilística sofreram grandes aumentos durante a pandemia. Sem falar na escassez de alguns componentes, o que fez o preço subir ainda mais. Mais uma vez: quando fica mais caro consertar, o preço do seguro para carros sobe proporcionalmente.

Fim da tendência de queda

A elevação também tem a ver com a queda de até 35% nos preços dos seguros de carros que ocorreu de 2017 até o ano passado. Em média, a diminuição nos preços da proteção no período foi de 12%, puxada pela diminuição do uso dos veículos e número de sinistros na época de restrições de mobilidade da pandemia.

Como economizar no seguro auto?

A boa notícia é que existem maneiras de economizar no seguro auto sem precisar desistir da cobertura. Separamos algumas dicas para reduzir os valores dos prêmios. Confira!

Procure modelos de carro menos visados

Normalmente, os carros mais vendidos são também os mais roubados. A lógica é fácil de entender: se há mais daquele determinado modelo nas ruas, há mais mercado para peças usadas dos desmanches.

Se o seu carro está entre os mais roubados, fatalmente o seguro vai ficar mais caro. Uma boa opção para economizar no seguro auto é trocá-lo por um modelo similar, porém pouco visado. E não estamos falando de pouco dinheiro. Dependendo do perfil do segurado e do modelo do carro, a diferença pode chegar a 300%!

Reduza as coberturas

Apólices com valores altos para coberturas de terceiros, franquia reduzida, carro reserva por períodos maiores e coberturas e serviços opcionais tendem a ser mais caras. Analise as características do seu seguro e faça algumas reduções para que o valor do prêmio seja menor.

Observe o perfil de uso

Não é raro o corretor colocar um perfil de risco maior do que o que realmente o cliente tem. Muitas vezes, é uma margem de segurança para que não haja problemas em caso de sinistros. 

Exemplos: o cliente tem garagem no trabalho e na residência e na apólice consta que não tem. O carro roda 20 quilômetros por dia e o corretor coloca 50 quilômetros. Pegue a apólice que está vencendo e analise o que foi colocado no seu perfil. Com algumas correções, dá para economizar no seguro auto.

Que tal o seguro pago por uso?

Se você usa pouco o carro, uma boa opção é Pay Per Use da Thinkseg. Nesta modalidade, o seguro é cobrado somente quando você usa o carro. Um aplicativo no celular faz todo o monitoramento do uso.

A cobrança é feita por quilômetro rodado e mais um valor fixo mensal, como nos planos de assinatura de streaming, academia. E você pode cancelar a qualquer momento, sem custos. É uma ótima economia.

Seguro Mão na Roda

Outra boa maneira de economizar no seguro auto é optar pelo Mão na Roda da Thinkseg. O segurado paga uma assinatura fixa mensal e pode adicionar ou retirar coberturas de acordo com a necessidade. No fim, a apólice customizada fica com o preço que você pode.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...