Mobilidade

Dia do Motociclista é comemorado em 27 de julho

Compartilhe em:

dia do motociclista

Desde 1984, no Brasil, todo dia 27 de julho é celebrado o Dia do Motociclista. A data comemorativa faz uma homenagem a ex-mecânico de motocicletas chamado Marcus Bernardi, que faleceu exatamente no mesmo dia em 1974 e era muito popular e querido entre todos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Número de CNHs e motocicletas dispara

E realmente há muito o que comemorar. Impulsionado pelo boom dos aplicativos de entrega e pela economia das motos em meio a alta do preço da gasolina, nos últimos seis anos, o número de motociclistas cresceu 17,5% no Brasil. Isso dá um total de 33.893.329 cidadãos com Carteira Nacional de Habilitação da Categoria A, em 2020. Em 2016, eram 28.854.518 motociclistas no País, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

As vendas também explodiram. Em 2021, foram emplacadas 1.157.369 motocicletas no Brasil. Uma alta de 26,42% em relação ao ano anterior, quando 915.473 unidades ganharam às ruas. Como comparação, os automóveis tiveram queda de 3,56%. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Vendas de motos elétricas explodem 

As vendas de motos elétricas explodiram no país em 2022. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram emplacadas cerca de 3.062 motos elétricas e variantes, como triciclos e scooters. Isso representa um crescimento de 878% em relação ao mesmo período de 2021, quando 313 unidades foram vendidas.

Duas das justificativas para essa mudança incluem os preços crescentes dos combustíveis e o apelo ecológico em que carros e motos elétricos se apoiam. Apenas as motos convencionais, com motor à combustão, representaram 21% da emissão de monóxido de carbono no trânsito do estado de São Paulo em 2020, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado (CETESB).

Entre as motos elétricas, houve grandes anúncios para o mercado brasileiro em 2022. Uma delas foi a Shineray SHE-S. A marca tem grande portfólio de modelos elétricos, que já é maior que o de motos à combustão. A Voltz, que só comercializa motos elétricas, anunciou o início da comercialização da EVS Work, modelo pensado para uso por motoristas de aplicativo, enquanto a Super Soco TSX começou a ser vendida por aqui. Por último, a Horwin anunciou um investimento em uma linha de montagem CKD em Manaus (AM).

Dia do Motociclista – Motivos para andar de motocicleta

Pilotar ou andar de garupa em uma motocicleta desperta uma série de sensações que acabam viciando os motociclistas. Para comemorar o dia do motociclista, separamos alguns motivos que fazem com que a paixão pelas motocicletas cresça cada dia mais.

1 – Liberdade

Este é, sem dúvidas, o motivo número um de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é um sentimento que só é possível compreender ao andar de moto. Além disso, em uma viagem quem vai de moto consegue ver muito mais do que de carro ou ônibus, por exemplo.

2 – Economia

Além de todos os benefícios pessoais e as experiências, não podemos deixar de lembrar o quanto uma moto é econômica com relação a um carro, por exemplo. Você anda bem mais e gasta menos, ainda mais em um cenário atual onde o preço da gasolina tem oscilado tanto.

3 – Mobilidade

O trânsito é um caos em muitas regiões do Brasil. Por isso, carros estão associados a muita dor de cabeça e perda de tempo. Já as motos oferecem uma grande facilidade, a de conseguir se movimentar por entre os carros parados e rodar bem mais rápido.

Outra grande vantagem é para estacionar. As vagas, normalmente, são bem disputadas e geram mais tempo perdido, afinal você precisa rodar até encontrar. Já de moto isto fica mais simples, pois você precisa de pouco espaço.

4 – Amizades

A motocicleta é uma forma incrível de sociabilizar. Sabe como? Existem diversos grupos de motociclistas por todo o país, que se reúnem periodicamente e fazem passeios, viagens e trocam experiências.

E, mesmo que você ande sozinho por aí, a qualquer momento que você cruzar com outro motociclista é uma oportunidade para conversar, conhecer novas histórias e até mesmo iniciar uma amizade. Afinal, todos compartilham do mesmo amor: a motocicleta.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Alta do diesel pode deixar cidades sem ônibus, dizem empresas
Com os seguidos aumentos no preço do diesel, álcool ou gasolina, o transporte público das cidades de todo o...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Descarregou? Saiba como carregar seu cartão de transporte pelo celular
Você é usuário do transporte público e seu cartão do Bilhete Único descarregou? Então saiba que é possível carregá-lo...
Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...