Auto

Conheça 15 exercícios para fazer dentro do carro

Compartilhe em:

dentro do carro

Quem mora nas grandes metrópoles sabe muito bem como é enfrentar o trânsito nos horários de pico. Nos dias de chuva e vésperas de feriados, então, o caminho para casa se torna uma jornada cansativa e angustiante. São quilômetros e mais quilômetros de congestionamento, que afetam o humor e a saúde dos condutores e passageiros. Mas o que será que dá para fazer dentro do carro?

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Um mês por ano dentro do carro!

De acordo com o fórum Summit Mobilidade Urbana 2019, o brasileiro passa, média, 127 minutos por dia dentro do carro. São nada menos do que 32 dias perdidos sentado ao volante. Haja audiobooks e podcasts para aproveitar o tempo!

Para combater o tédio e ainda cuidar da saúde é possível fazer uma série de 15 exercícios dentro do carro nas paradas de semáforos e engarrafamentos (nunca com o carro em movimento). Em sua maioria são alongamentos que ajudam a relaxar e a aliviar a tensão da musculatura. Mas há também séries para tonificar.

Exercícios dentro do carro

Pescoço

  • Comece com um leve relaxamento. Mova o pescoço como se você quisesse tocar as orelhas com os ombros. Mantenha a posição durante cinco segundos em cada lado.
  • Gire o pescoço para a esquerda como se quisesse olhar sobre o ombro. Repita o processo com o outro lado.
  • Flexione o pescoço para baixo, como se o queixo fosse na direção do peito. Sinta a parte de trás da cabeça e do pescoço alongar.

Costas e peito

  • Coloque as duas mãos no volante e estique os braços. Empurre o corpo para trás e sinta como as costas abrem durante o processo. Mantenha a mesma posição e empurre o corpo para a frente, sentindo que o seu peito abre durante o processo.
  • Com uma bola de tênis entre as palmas das mãos, entrelace os dedos. Levante os cotovelos até alinhá-los com o seu peito. Comece empurrando as palmas uma em direção a outra, então soltando. De início, complete duas séries de 15 repetições, trabalhando até quatro séries ao longo do tempo.

Braços

  • Envolva a bola de tênis com uma das mãos e aperte-a ,usando força máxima por um segundo, seguido de um segundo de relaxamento. Complete 15 repetições em cada lado. O objetivo é conseguir fazer duas séries com cada braço.
  • Segure o volante dos dois lados. A ideia é apertar os braços com toda a sua força, como se quisesse que a direção dobrasse para dentro. Este exercício ajuda a trabalhar braços, peito e ombros. Realize o movimento de maneira constante durante 30 segundos e descanse 20.
  • Com uma garrafa de água, uma térmica de café ou mesmo pequenos pesos, faça exercícios para os bíceps segurando o peso e flexionando o braço algumas vezes.
  • Estique os braços com as palmas das mãos viradas para baixo. Levante a mão, formando um ângulo de 90°, e com a outra mão flexione os dedos para trás.

Abdômen

  • Mantenha as costas retas e o abdômen contraído. Coloque-o para dentro, como se quisesse tocar o assento. Fique nessa posição durante 15 segundos e relaxe ao soltar o ar. Outro exercício interessante é deitar um pouco o assento, colocar as mãos cruzadas sobre o peito e fazer pequenos abdominais tradicionais.

Adutores 

  • Posicione uma bola de tênis entre os joelhos e dê um forte aperto com suas coxas, segurando cada contração por alguns segundos. De início, complete duas séries de 15 repetições, trabalhando até quatro séries ao longo do tempo.

Elevação

  • Com ambos os pés no assoalho do carro, execute 20 levantamentos de calcanhar com cada perna. Alterne os lados e complete duas séries com cada um. Para aumentar a dificuldade, posicione a bola de tênis sob o pé e complete o movimento com maior amplitude.

Agachamento

  • Coloque as pernas em 90° sobre o piso do carro, apoie os braços no banco e tente levantar um pouco o corpo do assento.

Cervical

  • Jogue as costas para trás, como se fosse grudar no banco do carro, e olhe para cima, esticando o pescoço. Em seguida, retorne a cabeça para posição normal. Olhe para frente e leve o queixo para trás, em direção ao pescoço.
  • Com a mão direita no volante, eleve o braço esquerdo em direção ao teto do carro. Em seguida, incline o corpo para o lado esquerdo. Volte à posição inicial e repita o movimento do lado direito.

Lógico que estes exercícios dentro do carro não substituem as atividades físicas mais completas, em especial as que aumentam a capacidade cardiorrespiratória. Entretanto, seja para relaxar ou distrair, realizar estas pequenas séries no retorno para casa são uma excelente maneira de aproveitar o tempo dentro do carro. 

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...
Como pagar seguro auto somente por um mês. Isso é possível?
Nos últimos anos, a indústria de seguros tem passado por uma revolução notável, impulsionada pela tecnologia e pela busca...
Entenda como funciona seguro auto com franquia reduzida. Por que vale a pena?
Uma opção cada vez mais popular entre os proprietários de veículos é o seguro auto com franquia reduzida, uma...
Vai comprar carro em 2024? Confira as nossas dicas
O mercado automobilístico vai, aos poucos, se recuperando da queda nas vendas causada pela pandemia de Covid-19. Em 2023,...
Carros com difícil aceitação no seguro: o que fazer?
Na hora de adquirir um seguro para o seu veículo, muitos proprietários enfrentam um obstáculo significativo: a difícil aceitação...