Auto

Conheça 15 exercícios para fazer dentro do carro

Compartilhe em:

dentro do carro

Quem mora nas grandes metrópoles sabe muito bem como é enfrentar o trânsito nos horários de pico. Nos dias de chuva e vésperas de feriados, então, o caminho para casa se torna uma jornada cansativa e angustiante. São quilômetros e mais quilômetros de congestionamento, que afetam o humor e a saúde dos condutores e passageiros. Mas o que será que dá para fazer dentro do carro?

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Um mês por ano dentro do carro!

De acordo com o fórum Summit Mobilidade Urbana 2019, o brasileiro passa, média, 127 minutos por dia dentro do carro. São nada menos do que 32 dias perdidos sentado ao volante. Haja audiobooks e podcasts para aproveitar o tempo!

Para combater o tédio e ainda cuidar da saúde é possível fazer uma série de 15 exercícios dentro do carro nas paradas de semáforos e engarrafamentos (nunca com o carro em movimento). Em sua maioria são alongamentos que ajudam a relaxar e a aliviar a tensão da musculatura. Mas há também séries para tonificar.

Exercícios dentro do carro

Pescoço

  • Comece com um leve relaxamento. Mova o pescoço como se você quisesse tocar as orelhas com os ombros. Mantenha a posição durante cinco segundos em cada lado.
  • Gire o pescoço para a esquerda como se quisesse olhar sobre o ombro. Repita o processo com o outro lado.
  • Flexione o pescoço para baixo, como se o queixo fosse na direção do peito. Sinta a parte de trás da cabeça e do pescoço alongar.

Costas e peito

  • Coloque as duas mãos no volante e estique os braços. Empurre o corpo para trás e sinta como as costas abrem durante o processo. Mantenha a mesma posição e empurre o corpo para a frente, sentindo que o seu peito abre durante o processo.
  • Com uma bola de tênis entre as palmas das mãos, entrelace os dedos. Levante os cotovelos até alinhá-los com o seu peito. Comece empurrando as palmas uma em direção a outra, então soltando. De início, complete duas séries de 15 repetições, trabalhando até quatro séries ao longo do tempo.

Braços

  • Envolva a bola de tênis com uma das mãos e aperte-a ,usando força máxima por um segundo, seguido de um segundo de relaxamento. Complete 15 repetições em cada lado. O objetivo é conseguir fazer duas séries com cada braço.
  • Segure o volante dos dois lados. A ideia é apertar os braços com toda a sua força, como se quisesse que a direção dobrasse para dentro. Este exercício ajuda a trabalhar braços, peito e ombros. Realize o movimento de maneira constante durante 30 segundos e descanse 20.
  • Com uma garrafa de água, uma térmica de café ou mesmo pequenos pesos, faça exercícios para os bíceps segurando o peso e flexionando o braço algumas vezes.
  • Estique os braços com as palmas das mãos viradas para baixo. Levante a mão, formando um ângulo de 90°, e com a outra mão flexione os dedos para trás.

Abdômen

  • Mantenha as costas retas e o abdômen contraído. Coloque-o para dentro, como se quisesse tocar o assento. Fique nessa posição durante 15 segundos e relaxe ao soltar o ar. Outro exercício interessante é deitar um pouco o assento, colocar as mãos cruzadas sobre o peito e fazer pequenos abdominais tradicionais.

Adutores 

  • Posicione uma bola de tênis entre os joelhos e dê um forte aperto com suas coxas, segurando cada contração por alguns segundos. De início, complete duas séries de 15 repetições, trabalhando até quatro séries ao longo do tempo.

Elevação

  • Com ambos os pés no assoalho do carro, execute 20 levantamentos de calcanhar com cada perna. Alterne os lados e complete duas séries com cada um. Para aumentar a dificuldade, posicione a bola de tênis sob o pé e complete o movimento com maior amplitude.

Agachamento

  • Coloque as pernas em 90° sobre o piso do carro, apoie os braços no banco e tente levantar um pouco o corpo do assento.

Cervical

  • Jogue as costas para trás, como se fosse grudar no banco do carro, e olhe para cima, esticando o pescoço. Em seguida, retorne a cabeça para posição normal. Olhe para frente e leve o queixo para trás, em direção ao pescoço.
  • Com a mão direita no volante, eleve o braço esquerdo em direção ao teto do carro. Em seguida, incline o corpo para o lado esquerdo. Volte à posição inicial e repita o movimento do lado direito.

Lógico que estes exercícios dentro do carro não substituem as atividades físicas mais completas, em especial as que aumentam a capacidade cardiorrespiratória. Entretanto, seja para relaxar ou distrair, realizar estas pequenas séries no retorno para casa são uma excelente maneira de aproveitar o tempo dentro do carro. 

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...