Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha, parque ou estrada nova, seja para levar na manutenção, enfiar a bike no carro é sempre uma manobra incômoda que pode danificar a própria magrela e também o interior ou a pintura do veículo. Mas como levar bike no carro de maneira prática e segura?
Dentro do carro
Levar a bicicleta no interior do veículo é o jeito mais seguro e barato. Ela fica protegida dos roubos, dos outros veículos e da chuva, que penetra e estraga cubos de rodas, caixa de direção, trocadores de marchas, movimento central, entre outros.
O ponto negativo é que nem sempre ela cabe facilmente e, ao colocar e retirar, existe a chance de esbarrar e riscar partes do interior e da carroceria. O ideal é usar um edredom ou colcha para “embalar” a bike antes de acomodá-la.
Suporte traseiro
O suporte traseiro é preso na tampa do porta-malas através de ganchos e fitas e pode levar até duas bikes. É o mais barato e fácil de instalar, porém pode causar riscos e marcas na pintura do carro e quase sempre a bicicleta cobre a placa e as lanternas e ultrapassa a largura do carro, o que pode render multas. Além disso, fica mais exposta a colisões.
Suporte de engate
Já o suporte de engate tem luzes conectadas às do carro e espaço para a placa. Entretanto, mantém a bike exposta a esbarrões de outros veículos e exige a instalação de um engate para reboque, o que eleva o preço da brincadeira e não é recomendado em alguns modelos de veículos.
Suporte de ventosa
O suporte de ventosa se popularizou há pouco tempo e é uma boa opção por ser intercambiável em qualquer modelo de carro. O suporte conta com cinco super ventosas que se fixam na lataria ou nos vidros do carro. Pode ser instalado no teto ou sobre a tampa do porta-malas e, por segurança, exige o uso de uma cinta com catraca que passa pelo interior do veículo. Apesar de ser barato e fácil de instalar, requer bastante atenção para não se soltar.
Suporte de teto
O suporte de teto é bastante popular e uma das melhores opções de como levar a bike no carro. Instalado em barras transversais, permite carregar a bicicleta com a roda da frente (também existe a opção de tirá-la) e não cobre placa ou lanternas. Outra vantagem é que a bike fica bem fixada e segura.
O problema é que muita gente esquece que está com a bike em cima ao entrar em garagens ou locais de teto baixo. Daí o prejuízo é grande, pois além de danificar a bike muitas vezes destrói o carro também. Outra desvantagem é que é preciso comprar um rack ou barras longitudinais, além do suporte, e estas peças são específicas para cada carro. Ou seja, se você trocar de marca ou modelo tem que comprar novamente.
Picapes
As picapes são uma excelente opção para quem curte pedalar. Na caçamba, é possível levar a bicicleta de vários jeitos. Há as capas para a tampa, que protegem a pintura quando a bike é acomodada pelo garfo com a roda virada para o lado de fora.
Também há quem prenda o garfo nos suportes instalados nas barras de proteção do vidro traseiro e aqueles que amarram a bike inteira dentro da caçamba. Por fim, outra opção são os suportes de com barras transversais sobre a caçamba, semelhantes aos usados no teto.