Atualidades

Aula teórica online para formação de condutores

Compartilhe em:

cfc online

Saiba como ficaram as aulas de CFC online durante o período de isolamento social

Assim como diversos outros setores, quem estava realizando o processo de tirar a habilitação foi afetado diretamente pelo novo coronavírus. 

Isso porque com chegada da pandemia no Brasil, as recomendações de distanciamento social resultaram no fechamento de escolas, comércios e tantos outros serviços considerados não essenciais, incluindo as autoescolas. 

No entanto, com o objetivo de dar continuidade aos processos e não prejudicar os futuros condutores, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou recentemente as atividades de CFC online.

E se você, assim como milhares de outras pessoas, está ansioso para retomar o processo e se tornar um mais novo habilitado, confira a seguir as informações de como vai funcionar tudo isso!

A partir de quando isso vai valer?

Através de um decreto publicado no Diário Oficial da União, no dia 29/04/2020, o Conselho Nacional de Trânsito autorizou a realização de aulas de aulas online para aplicação do curso teórico de formação de condutores. 

No entanto, essa resolução começou a valer a partir de 1º de julho para as autoescolas que desejam implementar o sistema em sua instituição. 

Embora seja benéfica para os futuros condutores, a medida não impõe que os CFC adotem este método de ensino. Portanto, fica a critério da empresa aplicar ou não as aulas online. 

Como irão funcionar as aulas de CFC online? 

Para poder ministrar o curso online para seus alunos, a autoescola precisará seguir basicamente os mesmos critérios das aulas presenciais, com algumas adaptações para o universo digital. 

O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas deverão ser mantidas. Para os alunos que se interessarem será permitido concluir essa etapa do processo sem maiores problemas. 

Ainda assim, as autoescolas também precisarão seguir algumas normas para se adaptar ao novo modelo.

O próprio instrutor deverá ministrar as aulas de forma online e ao vivo. Não serão permitidas aulas gravadas e as aulas continuarão sendo validadas pelo Detran, como já acontece no modo presencial.

No entanto, para que isso aconteça, a autoescola deverá contratar um serviço de terceiro que contemple as exigências técnicas feitas pelo decreto, que são:

  • Validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos alunos (no início e término da aula);
  • Monitoramento da permanência dos alunos e do instrutor na sala virtual;
  • Realizar a validação da biometria facial, tanto dos alunos, quanto dos instrutores (com o cruzamento das informações colhidas pela unidade e as bases de dados dos órgãos e entidades de trânsito);
  • Ter uma interface que permita que o instrutor compartilhe em tempo real o vídeo, áudio e tela do seu dispositivo, e que o aluno consiga visualizar as aulas agendadas;
  • Permitir a interação em tempo real (vídeo ou chat) de todos os presentes na aula. 

Seguindo todas essas exigências, a autoescola deverá informar os alunos para que eles possam optar se desejam ou não seguir com o curso dessa forma. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

É obrigatório a autoescola disponibilizar esse serviço? 

Aula teórica online cfc

Como mencionamos anteriormente, a autoescola não é obrigada a fornecer aulas de CFC online para seus alunos. No entanto, trata-se de um diferencial que pode se tornar decisivo na hora tomada de decisão para iniciar o processo de habilitação na quarentena

Isso porque muitos alunos que desejam obter uma carteira de motorista mesmo durante o período de isolamento podem ser beneficiados com o recurso. 

Todavia, é importante ressaltar que, por ora, os demais serviços estão temporariamente pausados.

Quais os benefícios da aula teórica online? 

O principal benefício está justamente na ausência de  obrigatoriedade de comparecer a uma sala de aula. Com as aulas teóricas online, o aluno pode aprender as normas de trânsito e todas as outras informações pertinentes para se tornar um condutor no conforto do seu lar. 

Além disso, quem estava nessa fase do processo, poderá dar continuidade aos aprendizados pausados por conta da pandemia. 

Isso irá facilitar as coisas para quando tudo voltar ao normal, uma vez que não será mais necessário cumprir essa etapa da sua formação. 

Outro benefício está justamente em aprender, sem precisar expor sua saúde em risco, não sendo necessário ficar aglomerado em uma sala de aula fechada com mais pessoas.

Como ficam as aulas práticas durante o período? 

Embora adiante boa parte do processo, a medida não trata das aulas práticas de direção. Isso significa que o futuro condutor precisará esperar um pouco mais para concluir sua formação. 

Ainda sim, quem optar por fazer as aulas online já garantirá que, quando tudo for normalizado, restarão apenas as aulas práticas e a prova final do Detran para finalmente estar com a habilitação em mãos. 

Concluindo todas as etapas, você já pode pensar em conquistar o seu carro próprio. Mas lembre-se sempre de dirigir com segurança e cautela, colaborando para um trânsito mais seguro. 

Além disso, não se esqueça de questões importantes como a contratação de um bom seguro auto pago por uso para o seu veículo. 

Pois, embora a autoescola ensine noções de mecânica básica, nem sempre saberemos resolver os imprevistos que podem surgir. 

Portanto, mantenha sempre seu seguro auto pago por km em dia e não deixe que as adversidades atrapalhem seu dia a dia!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...