Auto

Carro blindado: tudo o que você precisa saber

Compartilhe em:

Carro de luxo blindado

Descubra todos os detalhes e curiosidades sobre carros blindados e mantenha-se informado sobre o tema

O carro blindado é uma comodidade para motoristas que querem sentir mais segurança ao trafegarem pelas ruas da cidade, considerando que a violência é cada dia mais preocupante em nosso país.

Assim, a blindagem de automóveis se torna um bom investimento em segurança, protegendo-o de crimes contra seus bens e sua vida. Nesse caso, vidros, portas e a lataria no geral poderão ser protegidas de alguns tipos de armas de fogo – dependendo do nível de blindagem escolhida.

Quer saber tudo sobre carro blindado? Confira o artigo que preparamos sobre o tema logo abaixo.

Vantagens de um carro blindado

A principal vantagem de um carro blindado é protegê-lo de projéteis e algumas explosões, dependendo da blindagem instalada, para evitar incidentes e risco à saúde dos passageiros. Assim, o veículo protegido dá mais segurança para as pessoas.

Além da maior sensação de segurança, o isolamento de ruídos é outro grande benefício de um carro blindado. Principalmente nas movimentadas e barulhentas capitais do país, essa pode ser uma grande vantagem.

Leia mais no blog: O que é mobilidade urbana e como você pode se beneficiar com isso.

Requisitos para blindagem de veículos

Só existem dois requisitos para a blindagem de veículos: a documentação do automóvel e o mesmo não ser conversível. De resto, qualquer veículo de passeio pode receber o tratamento de blindagem para se tornar mais seguro contra projéteis e explosões.

Além disso, uma única recomendação – mas não uma obrigatoriedade –, é que o automóvel não tenha motor 1.0. Isso porque a potência do veículo poderá ser comprometida pelo excesso de peso ocasionado pela blindagem – algo como 200 kg no total de peso do carro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Solicitando a documentação

O Certificado de Registro (CR) é uma certidão fornecida pelo Exército Brasileiro e visa regulamentar algumas normas e procedimentos para que um veículo seja blindado. Para solicitar o CR, basta o proprietário do veículo ir até o órgão militar da cidade e entregar o Requerimento para Certificado de Registro, além dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade e cópia do documento;
  • Comprovante de endereço com, no máximo, 90 dias da data de expedição;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais no nível Federal, Estadual, Militar e Eleitoral.

Após esses passos, é necessário emitir a Guia de Recolhimento da União e quitar os devidos valores, para que o processo de solicitação seja concluído com sucesso. A última etapa consiste em solicitar, junto ao Detran, a regularização do carro blindado para evitar multas e a apreensão do veículo.

Como a blindagem é realizada

Para que a blindagem seja feita com eficiência, todo o carro é desmontado para que camadas de materiais balísticos sejam aplicados no veículo. Após esse procedimento, o automóvel é remontado para retornar à forma original, mas com a proteção extra instalada.

Vantagens de carro blindado

Níveis de blindagens existentes

Um carro blindado pode ter até 6 níveis de blindagem, que variam conforme a necessidade do proprietário e autorização por parte do Exército Brasileiro. Alguns níveis são liberados apenas para casos especiais ou, simplesmente, proibidos para usos civis. Confira cada nível existente:

  • Nível I: resistente contra munições de calibre 22 e 38;
  • Níveis II-A e II: resistente à pistola 9 mm e revólver 357 Magnum;
  • Nível III-A: resistente à submetralhadora 9 mm e revólver 44 Magnum;
  • Nível III: protege contra fuzis, mas o uso é restrito para casos especiais;
  • Nível IV: resistente às armas anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO padrão e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk. No entanto, essa blindagem é proibida para uso civil.

Cuidados com o carro blindado

Apesar de mais seguro, um carro blindado também exige alguns cuidados para conservar os componentes balísticos e, por consequência, manter a proteção contra os projéteis em dia. Assim, esses cuidados básicos e boas práticas vão garantir a máxima segurança do seu veículo:

  • A porta do carro nunca poderá ser fechada com o vidro aberto;
  • O veículo não poderá ser estacionado com a roda em desnível;
  • Condições climáticas podem prejudicar a blindagem. Portanto, nada de exposição prolongada ao calor ou frio;
  • Uma revisão minuciosa deverá ser realizada a cada 10.000 km rodados para avaliar as condições gerais da blindagem.

Seguro para carro blindado

Por último, um tópico que desperta muitas dúvidas dos motoristas que pretendem ter um carro blindado: a contratação de um seguro auto.

Nesses casos, é plenamente possível manter seu veículo seguro contra desastres e situações imprevisíveis que venham a acontecer. No entanto, é preciso saber que um seguro para carro blindado funciona um pouco diferente do modelo convencional.

A contratação de seguro desta modalidade exige que a autorização fornecida pelo exército seja apresentada, bem como a nota fiscal do prestador de serviço que instalou a blindagem.

De posse desses documentos, é importante saber que o valor final do seguro tende a ser um pouco maior do que os modelos tradicionais, já que a blindagem demanda mais cuidados por parte do proprietário.

O próximo passo é a vistoria do veículo por parte da seguradora. Ela irá verificar se a segurança extra do carro está em dia e não apresentará nenhum problema por instalações mal feitas.

Por último, caso o seguro tenha sido aprovado, basta utilizar o carro – devidamente segurado – sem maiores preocupações, já que, agora, além da proteção do veículo, a segurança dos passageiros também foi devidamente realizada.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...