Mobilidade

Descarregou? Saiba como carregar seu cartão de transporte pelo celular

Compartilhe em:

carregar cartão de transporte

Você é usuário do transporte público e seu cartão do Bilhete Único descarregou? Então saiba que é possível carregá-lo com créditos de uma forma simples e rápida pelo celular sem a necessidade de encarar filas nos pontos de recarga. Já existem apps que possibilitam a operação não só na cidade de São Paulo, como em várias outras cidades.

O legal é que os app de recarregar cartão de transporte possibilitam escolher entre diferentes tipos de recarga e formas de pagamento. O ponto negativos é que, apesar de facilitar muito, ainda dependem da validação dos créditos nos pontos de verificação das empresas responsáveis pela gestão do transporte (em terminais de ônibus, metrô e trem ou dentro dos ônibus que possuem validador). Separamos seis deles. Confira!

Formas de recarregar cartão de transporte

PicPay

Se o seu cartão descarregou, é possível utilizar o app de pagamentos PicPay para colocar créditos. Basta acessar a loja virtual do aplicativo através do ícone de sacola no canto inferior direito da tela e então clicar em “Cartão de Transporte”. Selecione a opção que deseja colocar crédito. Em seguida, cadastre o número do cartão no app e escolha o tipo de recarga (avulso, diário, mensal) e a quantia que quer comprar.

O PicPay permite fazer recarregar cartão de transporte:

  • Bilhete Único (São Paulo);
  • NOSSO (Ribeirão Preto);
  • SOU (Diadema);
  • Prati – Ctcp (Pelotas);
  • Cartão Rápido (Taubaté);
  • Com Você (Sorocaba);
  • Giro MetrôRio (Rio de Janeiro). 

A recarga pode ser feita usando o saldo do aplicativo ou um cartão de crédito.

Mercado Pago

O banco digital do Mercado Livre é outro aplicativo de celular que oferece a opção de recarregar cartão de transporte como o Bilhete Único, bem como o URBS, da cidade de Curitiba, de maneira simples e rápida.

Na tela inicial do app, clique em “Ver mais” e, na sequência, em “Cartão de Transporte”. Cadastre o número do cartão e nome, selecione o tipo de recarga e também o valor do crédito que deseja adicionar. Para efetuar o pagamento, o usuário pode escolher entre o cartão de crédito cadastrado na carteira digital ou saldo em conta.

PagSeguro

O app PagSeguro também é uma boa opção para recarregar cartão de transporte Bilhete Único de São Paulo. Selecione “Recargas” no menu inicial e, depois, em “Bilhete Único”. Em seguida é só digitar o número do seu cartão e preencher um nome para ele, selecionando também o tipo de recarga que deseja fazer. 

O PagSeguro tem as opções comum, diária, mensal ou de estudante. Depois, é necessário informar o valor do crédito e confirmar o pagamento, que é feito usando o saldo da sua conta PagBank. A quantia mínima de recarga é R$ 4,40 e a máxima é de R$ 330.

Quicko

No app Quicko, o processo de compra de crédito consiste em adicionar o seu cartão de transporte informando seu número de identificação no local indicado pelo aplicativo. Então escolha entre a recarga comum, mensal ou diária, selecione o valor do crédito e complete com os dados do cartão para pagar.

O app Quicko aceita cartões de crédito e Pix como forma de pagamento e é aceito para recarregar cartão de transporte nas cidades de São Paulo (Bilhete Único) e Salvador (CCR Metrô). 

RecargaPay

O RecargaPay é mais um app que permite a compra de créditos para o Bilhete Único. Para isso, acesse “Cartão de Transporte”, na tela de serviços. Então escolha qual cartão você deseja cadastrar no app para realizar a recarga e coloque o número e nome do titular do cartão no local indicado.

Em seguida, selecione o tipo de crédito (comum, estudante, diário, mensal) e o valor da recarga. O pagamento pode ser feito com o saldo da carteira RecargaPay ou com um cartão de crédito.

Superdigital

No banco digital Superdigital também é possível fazer recargas do Bilhete Único. Primeiro, é necessário cadastrar o Bilhete Único acessando o menu “Mais”. Na sequência, escolha a opção “Recarga de Bilhete Transporte”, clique em “Cadastrar novo bilhete”. Escolha um apelido para o bilhete e digite o número de nove dígitos do Bilhete Único. Depois, é só clicar em “Continuar” para cadastrar.

Para finalizar, é necessário voltar no menu “Mais” e clicar em “Recarga de Bilhete Transporte”. Confira se o cartão que será carregado está em “Bilhetes cadastrados” e então clique em “Crédito comum”, coloque o valor da recarga e confirme. 

Alta do diesel pode deixar cidades sem ônibus, dizem empresas
Com os seguidos aumentos no preço do diesel, álcool ou gasolina, o transporte público das cidades de todo o...
Dia do Motociclista é comemorado em 27 de julho
Desde 1984, no Brasil, todo dia 27 de julho é celebrado o Dia do Motociclista. A data comemorativa faz...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...