Mobilidade

Descarregou? Saiba como carregar seu cartão de transporte pelo celular

Compartilhe em:

carregar cartão de transporte

Você é usuário do transporte público e seu cartão do Bilhete Único descarregou? Então saiba que é possível carregá-lo com créditos de uma forma simples e rápida pelo celular sem a necessidade de encarar filas nos pontos de recarga. Já existem apps que possibilitam a operação não só na cidade de São Paulo, como em várias outras cidades.

O legal é que os app de recarregar cartão de transporte possibilitam escolher entre diferentes tipos de recarga e formas de pagamento. O ponto negativos é que, apesar de facilitar muito, ainda dependem da validação dos créditos nos pontos de verificação das empresas responsáveis pela gestão do transporte (em terminais de ônibus, metrô e trem ou dentro dos ônibus que possuem validador). Separamos seis deles. Confira!

Formas de recarregar cartão de transporte

PicPay

Se o seu cartão descarregou, é possível utilizar o app de pagamentos PicPay para colocar créditos. Basta acessar a loja virtual do aplicativo através do ícone de sacola no canto inferior direito da tela e então clicar em “Cartão de Transporte”. Selecione a opção que deseja colocar crédito. Em seguida, cadastre o número do cartão no app e escolha o tipo de recarga (avulso, diário, mensal) e a quantia que quer comprar.

O PicPay permite fazer recarregar cartão de transporte:

  • Bilhete Único (São Paulo);
  • NOSSO (Ribeirão Preto);
  • SOU (Diadema);
  • Prati – Ctcp (Pelotas);
  • Cartão Rápido (Taubaté);
  • Com Você (Sorocaba);
  • Giro MetrôRio (Rio de Janeiro). 

A recarga pode ser feita usando o saldo do aplicativo ou um cartão de crédito.

Mercado Pago

O banco digital do Mercado Livre é outro aplicativo de celular que oferece a opção de recarregar cartão de transporte como o Bilhete Único, bem como o URBS, da cidade de Curitiba, de maneira simples e rápida.

Na tela inicial do app, clique em “Ver mais” e, na sequência, em “Cartão de Transporte”. Cadastre o número do cartão e nome, selecione o tipo de recarga e também o valor do crédito que deseja adicionar. Para efetuar o pagamento, o usuário pode escolher entre o cartão de crédito cadastrado na carteira digital ou saldo em conta.

PagSeguro

O app PagSeguro também é uma boa opção para recarregar cartão de transporte Bilhete Único de São Paulo. Selecione “Recargas” no menu inicial e, depois, em “Bilhete Único”. Em seguida é só digitar o número do seu cartão e preencher um nome para ele, selecionando também o tipo de recarga que deseja fazer. 

O PagSeguro tem as opções comum, diária, mensal ou de estudante. Depois, é necessário informar o valor do crédito e confirmar o pagamento, que é feito usando o saldo da sua conta PagBank. A quantia mínima de recarga é R$ 4,40 e a máxima é de R$ 330.

Quicko

No app Quicko, o processo de compra de crédito consiste em adicionar o seu cartão de transporte informando seu número de identificação no local indicado pelo aplicativo. Então escolha entre a recarga comum, mensal ou diária, selecione o valor do crédito e complete com os dados do cartão para pagar.

O app Quicko aceita cartões de crédito e Pix como forma de pagamento e é aceito para recarregar cartão de transporte nas cidades de São Paulo (Bilhete Único) e Salvador (CCR Metrô). 

RecargaPay

O RecargaPay é mais um app que permite a compra de créditos para o Bilhete Único. Para isso, acesse “Cartão de Transporte”, na tela de serviços. Então escolha qual cartão você deseja cadastrar no app para realizar a recarga e coloque o número e nome do titular do cartão no local indicado.

Em seguida, selecione o tipo de crédito (comum, estudante, diário, mensal) e o valor da recarga. O pagamento pode ser feito com o saldo da carteira RecargaPay ou com um cartão de crédito.

Superdigital

No banco digital Superdigital também é possível fazer recargas do Bilhete Único. Primeiro, é necessário cadastrar o Bilhete Único acessando o menu “Mais”. Na sequência, escolha a opção “Recarga de Bilhete Transporte”, clique em “Cadastrar novo bilhete”. Escolha um apelido para o bilhete e digite o número de nove dígitos do Bilhete Único. Depois, é só clicar em “Continuar” para cadastrar.

Para finalizar, é necessário voltar no menu “Mais” e clicar em “Recarga de Bilhete Transporte”. Confira se o cartão que será carregado está em “Bilhetes cadastrados” e então clique em “Crédito comum”, coloque o valor da recarga e confirme. 

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...