Auto
Atualidades

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!

Compartilhe em:

carro autônomo

A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo de maneira robusta no mundo todo. Em paralelo à eletrificação, segue o desenvolvimento da tecnologia do carro autônomo, que será o próximo capítulo desta história.

De acordo com a multinacional de consultoria Ernst & Young, os carros com algum tipo de condução autônoma terão 4% de participação nas vendas até 2025. Dez anos depois, a empresa projeta que o número atinja 75%. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Tecnologia de carro autônomo não é recente

O conceito do carro autônomo não é recente. Há pelo menos três décadas o seu desenvolvimento já acontece. As soluções, aos poucos, já vão sendo incorporadas aos modelos que ainda dependem do motorista, inclusive nos com motores a combustão. Exemplos: monitoramento de troca de faixa sem dar sinal, piloto automático ativo, assistência de estacionamento ativa, entre outras.

Nos últimos cinco anos, a tecnologia do carro autônomo deu um salto ainda maior. Marcas como a Tesla, por exemplo, já equipam seus modelos com sistemas de condução autônoma. Elas permitem que o motorista seja praticamente um passageiro atrás do volante. Não é preciso acelerar, frear ou sequer girar o volante. O carro faz tudo sozinho, porém ainda é necessária alguma interação com o condutor.

O passo seguinte é o carro que não tem volante, pedais ou um comando sequer. Basta os passageiros entrarem, escolherem o destino que o veículo se encarrega de levá-los com toda segurança e conforto. Muito mais que a comodidade, a tecnologia do carro autônomo promete trazer um trânsito mais seguro, limpo e fluido.

Como funciona o carro autônomo?

Através de centenas de sensores, radares e câmeras, além do GPS, os carros autônomos usam a inteligência artificial. Ela é usada para interpretar a sinalização, a posição dos outros veículos e dos pedestres, as condições da via e do tráfego e definir os caminhos que devem seguir. A Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE) tem uma escala de automação. Confira:

Nível 0 – Nenhuma automação

Hoje, a maior parte dos veículos em circulação estão nesse nível. São modelos com nenhum tipo de automação e que dependem totalmente do condutor para se movimentar.

Nível 1 – Assistência do motorista

A partir deste nível, já existe algum sistema auxiliar automatizado, como controle de velocidade e aceleração. Porém, ainda exige o controle e a supervisão de um motorista habilitado.

Nível 2 – Automação parcial

Na automação parcial, os veículos possuem sistemas simultâneos que funcionam de forma paralela. Como os controles que monitoram a sua velocidade do carro e a distância para o carro à frente ao mesmo tempo. Ainda assim, tudo precisa ser iniciado e controlado pelo motorista.

Nível 2+ – Automação parcial avançada

Nesta categoria, já há alguns recursos autônomos, como frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção do veículo na faixa de rolagem. Entretanto, ainda necessitam da intervenção do condutor.

Nível 3 – Automação condicional

O nível 3 inclui os veículos semi autônomos, como os Tesla com o sistema AutoPilot. Eles são capazes de se locomover de maneira autônoma por partes restritas do percurso se certas condições são atendidas. No entanto, podem existir momentos em que o motorista precisa tomar decisões.

Nível 4 – Alta automação

Neste nível, os veículos são capazes de fazer trajetos completos. Porém, o motorista ainda é necessário para tomar decisões no caso de emergências e demais eventos que fujam do planejado durante o percurso.

Nível 5 – Automação completa

Por fim, chegamos ao nível máximo de automação, onde não há qualquer necessidade de interação com um condutor. Os comandos podem ser transmitidos para o sistema via celular ou comandos de voz e não há volante ou pedais. O veículo é praticamente uma sala onde os não precisam prestar atenção à direção, podendo assistir TV, ler ou conversar.

O carro autônomo vai melhorar o trânsito?

Como dito acima, o carro autônomo terá uma grande importância para o trânsito, pois tornará a tarefa de ir e vir mais segura, rápida e democrática. Veja alguns pontos-chave:

Segurança

A maior parte dos acidentes é causada pelo condutor. O carro autônomo pode tomar as decisões mais seguras para todos os seus passageiros e também para os veículos ao redor deles. Além disso, os veículos autônomos se comunicam entre si, podendo prever o que vai acontecer mais à frente.

Redução de congestionamentos

Com veículos circulando todos na mesma velocidade e sem mudar de faixa, os congestionamentos tendem a diminuir. Além disso, o carro autônomo poderá ser compartilhado, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas. 

Acesso à mobilidade de novos grupos

Pessoas sem habilitação e até idosos e crianças poderão aproveitar os benefícios do transporte particular, graças à tendência dos carros autônomos. Essa nova tecnologia também será decisiva para a maior mobilidade de pessoas com deficiência.

Menor manutenção

Extremamente racional e previsível, os carros autônomos tendem a durar mais e necessitarem de menos manutenção. Além disso, muitos de seus possíveis problemas poderão ser corrigidos a partir de atualizações de software.

Menos poluição 

Por fim, os carros autônomos também serão mais sustentáveis e menos poluidores, pois são veículos 100% elétricos, de menor emissão de gases, além de mais silenciosos.

Quando chega o carro 100% autônomo?

Quase todos os fabricantes de veículos já desenvolvem a tecnologia e têm modelos com algum grau de automatização em sua gama. O carro de nível 5 de automatização não está distante. Os carros autônomos de Apple, Google e General Motors estão em estágio mais avançado de desenvolvimento e são esperados para 2025.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...