Mobilidade
Auto

Existem adaptadores de tomada para carros elétricos?

Compartilhe em:

adaptadores de tomada para carros elétricos

O carro elétrico está se tornando realidade muito mais rápido do que o previsto. Na União Europeia, os países membros não poderão vender automóveis novos com motores a combustão a partir de 2035. Em 2021, 375 mil carros elétricos novos ganharam as ruas e estradas dos EUA. Na China, o maior mercado automotivo do mundo, nada menos do 2,3 milhões de modelos a bateria foram vendidos no último ano.

Brasil vê disparada nas vendas

Até no Brasil, onde o carro elétrico carece de incentivos governamentais e sofre com o alto preço do dólar, o cenário é promissor. Em 2021, as vendas de carros elétricos cresceram 257% e atingiram 2.860 unidades. Se forem incluídos os modelos híbridos e híbridos plug-in, a alta é de 77% em relação a 2020, somando 34.990 unidades.

E como faço para carregar?

Diante deste aumento nas atitudes sustentáveis, ficam as perguntas: onde carregar os carros elétricos? É possível usar a tomada de casa? Existem adaptadores de tomada para carros elétricos?

Quando você compra um carro elétrico ou um híbrido plug-in, vem junto um carregador específico. Ele pode ser ligado a uma tomada comum de 10 ampéres e 110 volts. Entretanto, é recomendável que um eletricista faça uma avaliação da rede elétrica da residência e verifique a necessidade de instalação de um disjuntor mais potente. Por isso, muita gente ainda têm dúvidas sobre adaptadores de tomada para carros elétricos.

É preciso ter paciência

O problema das tomadas comuns é o tempo necessário para o carregamento completo da bateria, que pode chegar a 20 horas. Se for usada uma tomada de 20 ampéres e 220 volts, mas ainda com o carregador doméstico, o tempo cai pela metade.

Com a wallbox é “pá pum”

A melhor opção é a instalação na garagem de uma wallbox. É uma pequena estação acoplada à parede que já pode ser encontrada em alguns shoppings, condomínios e estacionamentos. O equipamento exige uma instalação especial de 220 volts com saída de 32 ampéres e tem um custo mais elevado, podendo chegar a R$ 15 mil, sem contar a mão de obra.

A principal vantagem é o tempo de recarga, que pode ser de duas horas para uma carga completa ou de apenas 30 minutos para 80% da capacidade do conjunto de baterias. Além disso, as wallboxes:

  • Permitem uma tensão estável;
  • Protegem os sistemas elétricos do imóvel e do carro;
  • Podem ser ligadas a painéis de energia solar;
  • Têm seu desempenho acompanhado remotamente por aplicativos para celular.

Carregadores rápidos e de graça

Outra alternativa é utilizar os pontos de recarga rápida espalhados pelas grandes metrópoles, normalmente gratuitos. Alguns deles são ainda mais potentes do que as wallboxes e podem carregar o conjunto de baterias em menos de uma hora. Por serem mais raros e eficientes, também são os mais disputados.

Aí que entram os adaptadores de tomada para carros elétricos

A maioria dos carros elétricos à venda utiliza conectores Type 2, o padrão europeu. Ou seja, nos pontos de recarga compartilhada normalmente o cabo que sai da wallbox é deste tipo. Acontece que nem todos os elétricos usam este padrão. O Nissan Leaf e os modelos da JAC usam, respectivamente, conectores J1772 e GB/T, japonês e chinês.

Nestes casos, é necessário usar adaptadores de tomada para carros elétricos, normalmente cabos curtos com um conector Type 2 em uma ponta e outro no padrão original do veículo na outra. O problema é que nem sempre as walboxes reconhecem este tipo de artifício e podem simplesmente não carregar a bateria do veículo.

Tecnologia deve baratear

Com a popularização e a conscientização da sociedade através de atitudes sustentáveis,  a tecnologia deve baratear a médio prazo. A tendência é que os carros elétricos, as baterias para reposição e todos os equipamentos necessários para a o carregamento diminuam consideravelmente de preço nos próximos anos. E aí também entram os adaptadores de tomada para carros elétricos. 

Para ficar apenas no segmento automotivo, foi assim com o câmbio automático, ar-condicionado, direção assistida, centrais multimídia, com os equipamentos de segurança (airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade, alertas de colisão), entre muitos outros. Antes restritos aos modelos mais caros, com o tempo foram equipando carros de segmentos inferiores até chegarem aos mais baratos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...