Mobilidade
Auto

IPVA: programe-se para os gastos

Compartilhe em:

IPVA 2020

Saiba a melhor forma para se programar para os gastos do IPVA

gastos do ipva

Em todo início de ano as preocupações financeiras começam a surgir. Os gastos do IPVA, por exemplo, devem ser pagos anualmente.

O chamado Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é uma taxa cobrada para quem possui um veículo (com exceção de barcos e aviões). 

Esse imposto é cobrado em todo o país. Porém, ele é de responsabilidade do estado em que o veículo foi registrado. Os responsáveis pelo imposto dos automóveis são as Secretarias das Fazendas de cada estado.

Estes órgãos federativos ficam com 50% do valor pago. O restante é voltado para os municípios registrados.

É importante estar atento às regras do governo e fazer um planejamento para as suas finanças no início do ano, já que o não pagamento do IPVA pode resultar em multas e impedir que o proprietário do veículo requeira o licenciamento.

O não pagamento também pode acarretar em impedimento da renovação do registro atual. Além disso, a circulação de veículos com o registro atrasado é motivo para multa e pontos na CNH.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como consultar os gastos do IPVA

Dependendo do estado que está registrado o seu veículo, você pode consultar nos sites dos órgãos responsáveis sobre os gastos do IPVA.

No estado de São Paulo, o proprietário do veículo pode verificar diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado.

Para conseguir a consulta, basta informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa.

Existem também outros meios de consultar o valor do IPVA como os canais de autoatendimento, internet banking e alguns aplicativos de celular oferecidos pelos bancos.

Proprietários do Rio de Janeiro podem consultar o valor do imposto no site do Detran, indo na página especial para o IPVA.

Os valores

Como é um imposto estadual, cabe aos órgãos de cada estado determinar a alíquota que será cobrada.

A alíquota varia de veículo para veículo. Elas variam de acordo com as características que possuem, como o local de fabricação, potência do motor, combustível utilizado, etc.

Em alguns estados, o governo dá uma redução no valor do imposto para veículos que são movidos por eletricidade e etanol, com intuito de incentivar o uso e reduzir a poluição do ar.

Em referências de preços de venda de veículos é usada a Tabela Fipe. Os valores da tabela sofrem impacto grande nos tributos dos automóveis. 

Em São Paulo, o valor do IPVA corresponde a 4% do valor de um carro. Por exemplo: se você adquiriu um carro no preço de R$ 100.000,00 o preço do imposto será de R$ 4.000,00.

A Tabela Fipe diferencia os valores de acordo com a marca, modelo e ano de fabricação dos veículos.

A Secretaria da Fazenda de cada governo estipula os calendários e as regras de pagamento, sejam os parcelamentos ou a forma de cobrança.

O órgão responsável faz uma divulgação de sistema que mostra o valor devido de cada veículo, utilizando apenas o Renavam. Ele também será usado para o pagamento do tributo nas redes bancárias.

Os responsáveis divulgam também as datas limites de pagamento de acordo com o dígito final da placa de cada automóvel.

Pagar à vista ou parcelado?

gastos do ipva

Para tomar essa decisão, é preciso estar atento aos diversos fatores, como por exemplo, a checagem de desconto que será oferecido no seu estado.

Caso o valor não afete o seu orçamento, é interessante aproveitar o desconto oferecido já que ele, geralmente, é maior que o rendimento das ações financeiras. 

Outro ponto positivo é que você não corre o perigo de esquecer o pagamento e acabar resultando em juros e multas pelo atraso.

Mas, se você tiver que optar pelo parcelamento, fique atento às condições de pagamento, inclusive à quantidade de parcelas. Ela pode alterar de acordo com o estado.

Seja à vista ou parcelado, o importante é não deixar de se planejar financeiramente para evitar transtornos, já que os gastos do IPVA são anuais.

Evite realizar o pagamento com cheques especiais ou cartões de crédito, uma vez que os juros impostos nessas opções são muito maiores.

Como realizar o pagamento?

Para fazer o pagamento do IPVA, basta dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam em mãos.

Outras formas de pagamento são os guichês de caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, débito agendado ou em canais oferecidos pelas instituições bancárias.

O IPVA pode ser pago pela internet e pelo celular?

O pagamento do tributo pode ser feito por aplicativos de bancos credenciados, novamente informando o número do Renavam.

Para veículos que são registrados no estado de São Paulo, é preciso entrar no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo e gerar o guia de pagamento.

Como quitar o IPVA atrasado?

No estado de São Paulo, para quitar impostos atrasados é preciso verificar se o débito está inscrito no site da Dívida Ativa. 

É preciso ir na opção consulta e com o número do CPF/CNPJ ou número do Renavam. Se procedente, você terá que emitir a guia de pagamento do site da Procuradoria Geral do Estado.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...