Atualidades

Prazos de revisões, vai manter? Vou perder a garantia?

Compartilhe em:

Prazos para revisão do carro

Descubra em qual situação ficarão os veículos que estão próximos do prazo da revisão, mas que não podem fazê-la pela recente imposição da quarentena no país

O período de quarentena estipulado recentemente em todo o país pegou a sociedade de surpresa, onde vimos as cidades parando para conter o avanço do coronavírus. Assim, no caso de quem precisa fazer a revisão do carro nesse período, fica a dúvida: a garantia do veículo será perdida?

Essa é apenas uma das questões, entre tantas outras, que precisam de atenção dos governos e empresas para que as pessoas não saiam lesadas. Além do prejuízo da economia, como resultado da quarentena, também é preciso tratar estes casos com bom senso.

Quer saber como vai ficar a revisão do carro no momento que oficinas e concessionárias não estão funcionando? Continue lendo o artigo para descobrir a situação.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de ficar em casa

Por mais que a situação do veículo, no caso da revisão do carro, seja importante, também é fundamental lembrar que o isolamento social é um “mal necessário” para conter a pandemia e evitar que o coronavírus faça ainda mais vítimas em nosso país.

Dito isso, a revisão do seu carro – que deverá ficar parado a maior parte do tempo na sua casa – não deverá ser um assunto preocupante. Nesse momento, o essencial é preservar vidas e contribuir para o fim das transmissões no Brasil.

Tirando essa questão, os proprietários de veículos automotores precisam saber qual será o posicionamento adotado por montadoras. Isso porque a perda do prazo da revisão não pode resultar em punição para os donos de automóveis.

Leia também: 

O que dizem os órgãos competentes sobre a perda do prazo da revisão do carro?

De forma simples e direta, o Procon diz que não pode haver nenhum tipo de situação desproporcional em relações de consumo de qualquer uma das partes, seja o consumidor ou concessionárias de qualquer marca de veículo do mercado brasileiro.

Assim, pela paralisia causada pelo coronavírus nas cidades do país, o tratamento desses casos que envolvem prazos são tratados como um “congelamento do tempo”. Ou seja, nada pode penalizar os consumidores em situações onde eles nem mesmo podem ser atendidos.

Portanto, apesar de ser recomendado que o consumidor procure a montadora do seu carro para maiores orientações, o Procon reforça que nada deve acontecer de ruim quando o assunto é a revisão do carro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Prazos de revisão do carro ampliados

Alguns fabricantes já estão se pronunciando sobre esse assunto e prolongado os prazos recomendados para fazer a revisão e manutenção nos veículos. Apesar de não ser a saída ideal, já que algumas revisões envolvem troca de óleo e consertos pontuais, essa solução temporária é necessária.

Assim, além do prazo, as montadoras reforçam que os motoristas evitem sair de casa, principalmente se essa saída envolver o uso do automóvel. Além disso, as fabricantes também recomendam cuidados básicos para manter o carro na garagem.

Cuidados básicos para manter o veículo estacionado

Para veículos estacionados em locais abertos, as fabricantes recomendam que o motor seja ligado uma vez por semana durante 10 minutos. Esse tempo é suficiente para fazer o óleo circular pelo motor, bem como acionar outras importantes peças de funcionamento do carro.

Além disso, a limpeza é fundamental para conservar a pintura do veículo. Do mesmo modo, manter a calibração dos pneus do automóvel parado ajuda a manter esses itens com a qualidade esperada. 

Outro ponto importante é cobrir o carro, se possível, com uma capa apropriada para proteção contra os raios solares, bem como a chuva e também o sereno da madrugada. Esses cuidados são importantes em todos os momentos, mas agora, com os veículos estacionados, se fazem fundamentais.

Aproveite o período em casa para economizar no seguro do automóvel

Outro benefício para os donos de automóveis que querem reduzir gastos durante esse período de isolamento social – e muitas incertezas – é a economia com o seguro e proteção do veículo.

Nesse sentido, o seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, é a solução ideal para manter o carro na garagem, e conservando a devida proteção, para os momentos em que sair é uma necessidade.

E o funcionamento do Pay Per Use é bem simples: além de uma mensalidade baixa, os motoristas pagam alguns centavos por quilômetro rodado. Ou seja, em períodos de isolamento, o custo para manter o carro protegido é realmente muito vantajoso para o condutor.

Quer saber mais sobre essa modalidade de seguro inovadora, criada para ajudar suas finanças e que pensa na sustentabilidade do planeta? Faça uma cotação e seja mais um membro dessa revolução.

Até a próxima e lembre-se: fique em casa, lave bem as mãos e ajuda nessa luta contra o novo coronavírus.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...