Auto

Placa personalizada: como funciona e qual o processo?

Compartilhe em:

placa de carro personalizada

Veja como ter uma placa de carro personalizada e quais são os procedimentos necessários para isso!

É muito comum encontrar pessoas que tenham números da sorte ou palavras que carregam um certo apelo emocional (como nomes de pessoas, animais ou marcas). 

Também não é nada incomum que essas pessoas usem essas referências das mais diversas formas possíveis. Uma das opções que vem chamando a atenção é ter uma placa de carro personalizada.

Pode até parecer estranho, mas isso é completamente possível nos dias atuais (dentro das devidas limitações, claro). Entretanto, seja qual for o motivo, esse procedimento varia de preço e condições em cada unidade da federação. 

Em maio de 2016, São Paulo regulamentou a personalização do emplacamento. Na época, a taxa extra para a escolha estava em cerca de R$91. 

Veja um pouco mais sobre como funciona o processo!

Posso escolher a placa do veículo?

A possibilidade de escolher as letras e números da sua placa estão liberados em São Paulo desde o segundo semestre de 2016.

Portanto, é possível sim personalizar a numeração e as letras de um carro, dependendo do estado em que você se encontra, já que cada departamento de trânsito estadual define quais os regulamentos devem ser seguidos. 

Em linhas gerais, a placa de carro personalizada inclui uma escolha alfanumérica, disponível apenas para os veículos zero km. Normalmente, também é necessário pagar uma taxa extra para tal.

Vale destacar que, em alguns lugares, a personalização se limita apenas aos números, e não das letras. Nos casos onde é possível fazer a escolha de ambos, é importante ressaltar que só estão disponíveis as combinações permitidas para o estado, ok? 

O próprio DETRAN vai te informar quais são essas combinações (lembrando que não podem ser iguais às combinações que já estejam em uso).

A regulamentação deste tipo de serviço foi resultado da aprovação de um projeto da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e foi oficializada pela lei estadual n.º 16.080, de 28 de dezembro de 2015.

Vale lembrar também que a personalização só se aplica para carros novos. Portanto, veículos usados não podem ter suas placas personalizadas. Como eles já estão emplacados, não é possível solicitar a troca para escolher letras e números específicos. 

A placa é como se fosse o RG do carro. É  uma identificação única que deve acompanhar o veículo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a legislação federal de trânsito, válida em todo o país.

Número de emplacamentos ao redor do país

Automotores (Fenabrave), o Sudeste é a região com maior número de emplacamentos.

Nas outras regiões do país, o ranking fica assim:

  • O Sul do Brasil segue em segundo lugar e permite escolher as letras e números de registro do automóvel. O processo é similar ao que ocorre nas outras regiões, o que difere é o preço;
  • O Nordeste brasileiro segue como terceira região com mais emplacamentos;
  • O Centro-Oeste foi a quarta região no ranking;
  • O Norte brasileiro foi a região que menos teve novos emplacamentos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Placas disponíveis no DETRAN

placa de carro personalizada

Como dissemos, antes que você decida que é hora de ter uma placa de carro personalizada, sempre faça uma verificação prévia no site do DETRAN do seu estado e veja quais são os regulamentos listados.

Aproveite também para conferir quais combinações estão disponíveis. Pode ser que aquele seu número da sorte já esteja sendo utilizado por outra pessoa. Nesse caso, o ideal é pensar em outra combinação que faça sentido para você, ok?

Não se esqueça que dependendo da localidade, a escolha pode ser feita de três formas distintas:

  • Apenas letras;
  • Apenas números;
  • Placa completa.

Cabe a você usar a imaginação e escolher a sequência que mais combina com você. Mas é claro que existem alguns limites para serem respeitados.

Por exemplo, no caso de São Paulo, a personalização da placa pode ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis, que atualmente vão de BGA 0001 a GKI 9999, desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo. 

Para os outros estados, existe uma faixa específica de combinação de letras e números determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como escolher a placa do veículo?

Em linhas gerais, o procedimento é bem simples. Seu único obstáculo será a burocracia. Mas se você realmente quer uma placa de carro personalizada, precisa seguir as seguintes etapas.

  1. Quando for registrar seu carro novo, haverá um momento em que o próprio sistema fará a escolha automática da placa (você também poderá escolher entre uma lista de opções geradas aleatoriamente);
  1. Nessa hora, você poderá selecionar a opção de personalizar a sua placa conforme seus gostos. Lembre-se de que personalização terá um custo adicional para o motorista, e possui regulamentos que variam de acordo com cada estado;
  1. Escolhido o tipo de personalização da sua placa, basta ir ao site do DETRAN ou unidade do de sua cidade e pagar a taxa para poder fazer a escolha da placa. (Vale destacar que os processos mudam de acordo com a região onde está localizada a unidade do DETRAN mais próxima a você. Portanto, antes de pagar qualquer coisa, sempre verifique as informações com antecedência);
  1. Depois de pagas as taxas, é só ir com a autorização para uma fábrica de placas e agendar sua ida a um estabelecimento autorizado para instalar a placa no seu veículo.

Como você pode ver, ter uma placa de carro personalizada é uma ótima forma de dar um toque especial em seu veículo e ter aquele número ou palavra da sorte sempre próximo de você e sua família.

E depois de passar por tanta burocracia, é claro que você vai querer proteger seu veículo, não é mesmo? Ninguém quer passar pela dor de cabeça de repetir todo esse processo.

Nesse caso, nada melhor do que contar com o seguro auto pago por uso da Thinkseg.

Dessa forma você pode mostrar sua placa personalizada para todo mundo sem se preocupar com qualquer tipo de problema!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...