Auto

7 carros mais famosos do mundo cinematográfico

Compartilhe em:

carros famosos do cinema

Confira a lista com 7 carros famosos do cinema que são muito conhecidos pelos amantes da sétima arte

Pense em alguns de seus filmes favoritos. Agora pense em quantos deles têm cenas significativas que envolvem carros. Provavelmente, muita coisa virá à mente. Apenas passando por alguns exemplos dessa lista que você imaginou, cada um deles inclui cenas importantes com veículos.

Talvez por isso, nada provoca tanta nostalgia em relação a um filme quanto os carros que os personagens dirigem, especialmente quando o tema envolve corridas de qualquer tipo. 

Em muitos casos, esses veículos podem se tornar até mesmo o ícone visual de todo o filme. 

Eles também se tornam extensões dos próprios personagens – eles não são apenas adereços, eles se tornam elementos-chave do desenvolvimento do personagem. E você não precisa ser um especialista em mecânica para apreciar o quão legais alguns desses veículos são. 

Então, sem mais delongas, aqui está nossa lista com uma seleção dos carros famosos do cinema mais marcantes da história da sétima arte.

1 – 1964 Aston Martin DB5

É impossível falar de carros marcantes e não lembrar do famoso espião James Bond (esse que está na imagem em destaque!).

Não é por acaso que este veículo costuma estar presente na maior parte das listas de carros famosos do cinema de todos os tempos, principalmente por suas características especiais. 

Metralhadoras, pulverizador de óleo, assentos ejetores e claro, uma menção honrosa para o incrível para o sistema de navegação moderno presente no carro de Bond, que ostentava um recurso de tela de mapa nos anos 60.

2 – DeLorean DMC-12

DeLorean DMC-12, de "De Volta Para o Futuro"

Em uma estranha reviravolta do destino, o DeLorean é indiscutivelmente mais conhecido como uma máquina do tempo do que como um carro.

Aparentemente, alguns queriam que o veículo utilizado fosse baseado em um Mustang, mas o criador do filme De Volta Para O Futuro, Robert Zemeckis, foi inflexível que o personagem de Doc Brown dirigisse algo mais excêntrico e insistiu no DeLorean. 

Uma lista de carros de movimento icônicos não estaria completa sem aquele DeLorean louco e brilhante.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

3 – Ford Falcon XB GT 1973

Ford Falcon XB GT, de "Mad Max"

Que carro Mad Max dirige? Um Ford XB GT Falcon 1973, é claro. 

Mel Gibson era apenas um jovem ator promissor quando apareceu no primeiro filme de Mad Max em 1979, e ele provavelmente divide as bilheterias com o Ford altamente customizado.

Filmado com pouco orçamento, o carro de Max foi, portanto, uma coleção improvisada de peças caracterizadas por uma pintura adequadamente distópica.

No filme, o carro deveria ter mais de 600cv, em parte graças ao supercharger saindo do capô. Na realidade, este suporte não era funcional, mas desempenhava um papel importante nas cenas de perseguição.

4 – Ghostbusters Ecto-1

Ghostbusters Ecto-1, de "Caça-Fantasmas"

Ecto-1 é o nome que os “Caça-Fantasmas” deram ao seu estranho e agora icônico Cadillac apresentado no filme de 1984.

O carro, fortemente modificado para o filme, parecia estranho o suficiente, mesmo sem as luzes adicionais, sirenes e hardware de detecção fantástico no teto. A ambulância Cadillac Miller-Meteor 1959 tinha enormes barbatanas traseiras e uma frente robusta com várias luzes grandes e brilhantes.

5 – 1963 Volkswagen Fusca

1963 Volkswagen Fusca, de "Herbie: Meu Fusca Turbinado"

A Disney conhece bem como criar personagens icônicos, mas Herbie é uma de suas poucas histórias de sucesso automotivo. 

Modelado em um Volkswagen Beetle (o Fusca), Herbie era um carro de corrida antropomórfico capaz de se conduzir à vitória em inúmeras corridas. 

O carro era famoso por sua física absurda e maneirismos ambientados no mundo real, como dirigir a si mesmo cortado ao meio e, assim, chegar em primeiro e terceiro em uma corrida.

6 – Lotus Esprit S1 Wet Nellie

Lotus Esprit S1 Wet Nellie, de "O Espião Que Me Amava"

Mesmo que você vá a um cinema drive-in ver algum novo filme da franquia de James Bond, certamente encontrará um carro incrível na história.

Talvez esse segundo veículo não seja tão icônico quanto o DB5, mas o Lotus Esprit de “O Espião Que Me Amava” é mais do que uma combinação em termos de engenhocas também. 

Ele era um veículo capaz de se locomover na terra e ainda se transformar num submarino funcional. Apesar de tudo, “Wet Nellie”, como o carro do filme era conhecido, parecia ótimo acima ou abaixo da água.

7 – O Batmóvel

Batmóvel da trilogia Batman de Christopher Nolan

Sendo um dos carros famosos do cinema com maior destaque de todos os tempos, não poderíamos deixar o Batmóvel de fora.

O único carro que pode ir de igual para igual com um carro de James Bond é um Batmóvel.

A trilogia do Batman de Christopher Nolan, foi elogiada por muitas coisas e sua reimaginação do Batmóvel não é exceção. 

Chamado de Tumbler, ele é um enorme veículo militar feito de fibra de carbono que possui metralhadoras, lança-foguetes, uma motocicleta e até mesmo a capacidade de voar. 

Fora o traje de Wayne, é a parte mais identificável do arsenal do herói. Melhor ainda, o carro não era todo CGI e magia visual, é um carro real, com um motor real, com 65 painéis reais de fibra de carbono que o compõem.

Por que os carros fazem sucesso no mundo cinematográfico?

Ao longo da história do cinema, os carros mantiveram uma proeminência narrativa inigualável por qualquer outro meio de transporte. 

Então, por que os cineastas são obcecados por carros? 

Em primeiro lugar, eles são objetos onipresentes do cotidiano que servem como telas em branco sobre as quais os cineastas podem impor seu próprio significado. 

Além disso, eles são simbolicamente versáteis; eles podem representar liberdade ou enclausuramento, segurança ou violência, isolamento ou conexão.

A presença constante de carros em nossa vida cotidiana dá aos cineastas a oportunidade de projetar uma miríade de significados neles. Embora sua velocidade e movimento criem alimento dramático natural, seu valor simbólico e narrativo também está no centro de inúmeros filmes.

Isso acaba mexendo com o imaginário das pessoas. Talvez seja por isso que é tão simples montar uma lista de carros famosos do cinema.

Mas como não estamos num filme com orçamento milionário, a melhor opção que você tem é proteger seu veículo contra quaisquer eventuais danos que possam acontecer. E nesse caso, nada melhor do que contar com as soluções de seguro pago por uso oferecidas pela Thinkseg!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...