Auto

Quais peças de carro têm prazo de validade?

Compartilhe em:

Saiba o tempo de vida útil de peças que garantem a preservação do veículo e também a sua segurança

Você deve ter trocado os pneus, o óleo do motor ou a água do radiador do seu carro recentemente. Essas são algumas das tarefas básicas que os motoristas costumam fazer para conservar o veículo e garantir mais segurança ao dirigir.

Muitas pessoas, no entanto, não sabem que, assim como essas mais conhecidas, outras peças de carro têm validade e também não devem ser negligenciadas.

Normalmente, isso pode aumentar os riscos de acidentes e até mesmo fazer com que você gaste mais dinheiro. O vencimento de algumas partes pode elevar o consumo de combustível e causar danos funcionais.

Para fugir desses prejuízos, você sempre deve estar atento às datas. Continue a leitura e saiba mais.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais defeitos as peças de carro podem ter?

A garantia de dispositivos automotivos é válida quando os produtos apresentam anomalias de fabricação, mau funcionamento ou erro do projeto.

Um único item, contudo, pode apresentar diversos tipos de defeitos. Os fabricantes têm até 30 dias para identificar os problemas e resolver a situação.

Os defeitos mais comuns podem ser divididos em dois pontos.

De fabricação 

  • Escopo do projeto;
  • Fabricação e materiais utilizados;
  • Mecânicos;
  • Erros de instalação. 

Do próprio usuário do veículo 

  • Falta de manutenção preventiva;
  • Forma de dirigir;
  • Carga.

Se a complicação for causada pelo profissional mecânico que fez o trabalho de manutenção, ele é o responsável pelos reparos e garantia.

O mesmo acontece se o próprio motorista causar algum tipo de dano às peças. O proprietário é o responsável pelo conserto e a montadora ou o revendedor não têm obrigação de arcar com o custo.

Por isso, caso você ache que há algum tipo de problema com o seu carro, evite interferir se você não tem conhecimento técnico. Procure sempre empresas e profissionais de confiança.

Cuidados em relação à garantia

Sempre tenha o costume de exigir e guardar a nota fiscal de todas as compras que realizar. Elas afirmam a solicitação de reparos às empresas responsáveis quando for necessário.

Os prazos costumam ser consideravelmente longos – de dois anos ou mais –, mas os papéis se desgastam com facilidade. Certifique-se de digitalizar os documentos para que as informações estejam sempre armazenadas com segurança.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Também sempre compre peças automotivas de marcas e lojas que sejam conhecidas pela qualidade e confiabilidade.

Se precisar de reparos, encontre um mecânico de confiança. Mais uma vez, fique de olho nas notas dos serviços e das novas peças.

Airbags

Volante de carro com airbag para fora.

As regras da Europa determinam que as diretrizes de qualidade e segurança para parte das montadoras é que todos e quaisquer airbags tenham até 10 anos.

Depois desse tempo, esses equipamentos precisam ser inspecionados em um estabelecimento especializado. Se o exame mostrar qualquer tipo de falha, os airbags devem ser substituídos.

Extintor de incêndio

Essa é uma das peças de carro que têm validade e que provavelmente você nunca de fato prestou muita atenção.

Os extintores de incêndio automotivos têm vida útil de 5 anos. Porém, caso seja utilizado em qualquer momento antes deste prazo, comprar um novo é obrigatório. Isso ocorre pois o composto químico não pode ser recarregado após ser aberto.

Lembre-se de nunca deixar seu carro sem extintor – eles podem salvar vidas!

Estepes

Mesmo que os pneus de estepe nunca tenham sido usados, ainda é preciso trocá-los de cinco em cinco anos.

A borracha e os demais materiais que forram o pneu vão estragando com o tempo por causa de agentes externos como raios de sol, umidade, mudanças de temperatura e gases existentes na atmosfera.

Desta forma, um estepe inutilizado ainda tem o potencial de perder elasticidade e ganhar uma área ressecada que aumenta as chances de ruptura.

Palheta do limpador de parabrisas

As palhetas têm a função de desviar a água da chuva e resíduos que ficam grudados no parabrisas. Isso dificulta a visão do motorista na hora de dirigir.

A validade dessas peças é de, em média, 12 meses. No entanto, ainda podem ser trocadas antes disso caso sejam verificados danos como rachaduras e desgastes que impeçam a limpeza completa dos vidros.

Por isso, preste bastante atenção no estado dos limpadores. Caso necessário, faça a substituição o quanto antes.

Bateria

Apontar a vida útil da bateria de carro não é tão simples assim. Algumas podem durar até 4 anos, enquanto outras não chegam nem na metade disso. Tudo depende, é claro, da qualidade do produto e das manutenções elétricas já executadas.

Apesar disso, a bateria dá alguns sinais que indicam que a hora de substituí-la está se aproximando. Preste atenção em faróis com luzes mais fracas, partida muito pesada quando o motor está frio ou depois de ativar algum dispositivo eletrônico, como vidros ou sistema multimídia.

Assim que você notar algum desses fenômenos, recomenda-se entrar em contato com um profissional especialista para agendar uma revisão o quanto antes. Falhas na bateria podem te deixar em situações desconfortáveis e bastante inoportunas.

Invista em um Seguro Auto

As peças de carro têm validade, mas o seguro automotivo, não.

Por isso, quando você tem o seu carro protegido e percebe comportamentos estranhos do veículo ou suas peças, a grande maioria dos planos de seguro fazem a cobertura de reparos mecânicos.

O Seguro Pay Per Use da Thinkseg, por exemplo, tem assistência 24 horas para a manutenção de vidros, serviços de chaveiro, troca de pneus e qualquer tipo de reparo na parte elétrica ou mecânica.

Além disso, também têm guincho 24 horas, cobertura total ou parcial para roubos, furtos, incêndios, desastres da natureza, batidas e danos morais ou materiais.

Para solicitar qualquer uma dessas funções, basta entrar em contato conosco pelo aplicativo Thinkseg com apenas alguns cliques diretamente no seu celular!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...