Auto

5 dicas para aumentar a vida útil do pneu

Compartilhe em:

Vida útil do pneu

Saiba como prolongar a vida útil do pneu e não ter que gastar dinheiro comprando novos pneus antes da hora

Os pneus são tão fundamentais quanto manter o motor do carro “em forma.” E se você não toma os devidos cuidados, a vida útil do pneu diminui. A borracha desgasta mais rápido do que deveria. O carro perde a aderência ao solo. Pistas molhadas se tornam perigosas.

E lá está você gastando com pneus novos antes do previsto.

Você gostaria de evitar o desgaste anormal dos pneus do seu carro e prolongar sua durabilidade? A seguir, descubra 5 dicas essenciais para você aumentar a vida útil do pneu.

1 – Invista em alinhamento e balanceamento

O volante, piso e até o painel do seu veículo têm vibrado enquanto você dirige? Você mantém o volante firme em linha reta, mas o carro insiste em pender para um dos lados?

Faça o alinhamento e balanceamento do seu carro e dê fim às vibrações irritantes e rodas desalinhadas com o volante. Com isso, evite o desgaste irregular dos pneus.

A frequência recomendada do alinhamento e balanceamento é a cada 10 mil km rodados. Porém, se os “sintomas” surgirem antes disso, leve o carro ao mecânico e prolongue a vida útil dos seus pneus.

2 – Faça rodízios regulares

Alguns pneus desgastam mais rápido do que outros.

A maioria dos veículos possuem tração dianteira. E consequentemente, por fazerem mais esforço, serem responsáveis pela direção das curvas e receberem a força na frenagem, os pneus dianteiros se desgastam rapidamente.

Mas tudo bem, isso é inevitável: os pneus vão desgastar de qualquer forma… Por isso, a questão não é evitar o desgaste, mas sim evitar o desgaste desigual deles.

Para isso, faça o rodízio dos pneus — pneus traseiros vão para frente, dianteiros para trás. Alterne-os de lugar, equilibre o desgaste e aumente a sua vida útil 

Mas quando fazer o rodízio dos pneus?

Em geral, os fabricantes recomendam a alternância dos pneus entre 5 mil a 10 mil km rodados. Porém, consulte o manual do seu veículo e saiba o que o fabricante do seu carro recomenda.

3 – Calibre os pneus

Todo pneu possui partes que entram em atrito com o solo e partes que não têm esse atrito. Porém, quando os pneus não estão completamente cheios, as partes que não foram projetadas para entrar em atrito com o solo acabam entrando. E aí está o problema.

Com os pneus “murchos”, a aderência fica comprometida, aumentando os riscos de derrapagens, aquaplanagens e dificuldades na frenagem. Além de também ficarem mais vulneráveis aos furos e rasgos. Logo, com uma calibragem regular, você consegue aumentar a vida útil do pneu e evitar acidentes.

Faça a calibragem correta dos pneus de 15 em 15 dias. E de preferência, quando eles estiverem frios.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

4 – Faça a manutenção preventiva

Pneus de carro sendo retirados do carro por mecânico.

O que você prefere? Prevenir ou remediar?

Alguns problemas são sorrateiros. Eles se escondem para não criar alarde. E quando finalmente os sintomas aparecem, o estrago já está feito.

Dessa forma, não espere o painel começar a vibrar para só então você decidir levar o carro ao mecânico. Não espere descobrir que os sulcos dos pneus estão desgastando rapidamente para balancear e alinhar o carro.

Com a manutenção preventiva, você resolve os problemas antes que eles ganhem grandes proporções. Você detecta as falhas a tempo… Há algum problema nos eixos? Tudo certo com as molas e amortecedores? Algum desgaste anormal dos pneus?

Faça a manutenção preventiva de 6 em 6 meses ou após 10 mil km rodados. Porém, leia o manual do veículo e confira a recomendação do fabricante.

5 – Pratique a direção cuidadosa

A regra geral é: evite danificar os pneus para aumentar sua vida útil. Por isso, é essencial dirigir com cuidado e evitar os vícios de direção.

Nada de dirigir em altas velocidades, pois os pneus esquentam muito e desgastam mais. E também evite freadas bruscas, buracos e bordas de calçadas.

Sem uma direção cuidadosa, todas as quatro dicas anteriores se tornam inúteis. Então, dirija com atenção e zelo, sempre preservando não apenas a durabilidade dos pneus, mas também de todo o carro.

Você começou a seguir as dicas para aumentar a vida útil do pneu, quando de repente…

Imagine que você acabou de fazer a manutenção preventiva do seu carro…

Os pneus estão perfeitamente calibrados. Carro balanceado e alinhado. E o mecânico até disse que os pneus vão durar por um bom tempo porque o seu ritmo de uso não é intenso. 

Mas então você cai em uma armadilha…

Enquanto dirige de volta para casa, um buraco surge quase magicamente no meio da pista. Você tenta desviar, mas é tarde demais. O pneu traseiro é pego em cheio. Com força. E estoura feito um balão de festa.

Tudo o que você pensa enquanto desce do carro para ver o estrago é que não há nenhum estepe na mala. Nenhum estepe. E então uma dorzinha estressante começa a latejar dentro da sua cabeça.

Que situação desagradável, não é?

Você gostaria de ter assistência disponível para seu carro 24h por dia? Ter um app fácil de usar e poder solicitar um guincho quando estiver em apuros?

A sua cabeça não precisa borbulhar de preocupação. Nós te ajudamos com seus  problemas.

Contrate nosso Seguro Auto Pay Per Use e tenha nossa ajuda quando os imprevistos desagradáveis surgirem. Não importa onde você esteja. Você nos chama através do app, e nós vamos em seu socorro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...