Auto

5 dicas para aumentar a vida útil do pneu

Compartilhe em:

Vida útil do pneu

Saiba como prolongar a vida útil do pneu e não ter que gastar dinheiro comprando novos pneus antes da hora

Os pneus são tão fundamentais quanto manter o motor do carro “em forma.” E se você não toma os devidos cuidados, a vida útil do pneu diminui. A borracha desgasta mais rápido do que deveria. O carro perde a aderência ao solo. Pistas molhadas se tornam perigosas.

E lá está você gastando com pneus novos antes do previsto.

Você gostaria de evitar o desgaste anormal dos pneus do seu carro e prolongar sua durabilidade? A seguir, descubra 5 dicas essenciais para você aumentar a vida útil do pneu.

1 – Invista em alinhamento e balanceamento

O volante, piso e até o painel do seu veículo têm vibrado enquanto você dirige? Você mantém o volante firme em linha reta, mas o carro insiste em pender para um dos lados?

Faça o alinhamento e balanceamento do seu carro e dê fim às vibrações irritantes e rodas desalinhadas com o volante. Com isso, evite o desgaste irregular dos pneus.

A frequência recomendada do alinhamento e balanceamento é a cada 10 mil km rodados. Porém, se os “sintomas” surgirem antes disso, leve o carro ao mecânico e prolongue a vida útil dos seus pneus.

2 – Faça rodízios regulares

Alguns pneus desgastam mais rápido do que outros.

A maioria dos veículos possuem tração dianteira. E consequentemente, por fazerem mais esforço, serem responsáveis pela direção das curvas e receberem a força na frenagem, os pneus dianteiros se desgastam rapidamente.

Mas tudo bem, isso é inevitável: os pneus vão desgastar de qualquer forma… Por isso, a questão não é evitar o desgaste, mas sim evitar o desgaste desigual deles.

Para isso, faça o rodízio dos pneus — pneus traseiros vão para frente, dianteiros para trás. Alterne-os de lugar, equilibre o desgaste e aumente a sua vida útil 

Mas quando fazer o rodízio dos pneus?

Em geral, os fabricantes recomendam a alternância dos pneus entre 5 mil a 10 mil km rodados. Porém, consulte o manual do seu veículo e saiba o que o fabricante do seu carro recomenda.

3 – Calibre os pneus

Todo pneu possui partes que entram em atrito com o solo e partes que não têm esse atrito. Porém, quando os pneus não estão completamente cheios, as partes que não foram projetadas para entrar em atrito com o solo acabam entrando. E aí está o problema.

Com os pneus “murchos”, a aderência fica comprometida, aumentando os riscos de derrapagens, aquaplanagens e dificuldades na frenagem. Além de também ficarem mais vulneráveis aos furos e rasgos. Logo, com uma calibragem regular, você consegue aumentar a vida útil do pneu e evitar acidentes.

Faça a calibragem correta dos pneus de 15 em 15 dias. E de preferência, quando eles estiverem frios.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

4 – Faça a manutenção preventiva

Pneus de carro sendo retirados do carro por mecânico.

O que você prefere? Prevenir ou remediar?

Alguns problemas são sorrateiros. Eles se escondem para não criar alarde. E quando finalmente os sintomas aparecem, o estrago já está feito.

Dessa forma, não espere o painel começar a vibrar para só então você decidir levar o carro ao mecânico. Não espere descobrir que os sulcos dos pneus estão desgastando rapidamente para balancear e alinhar o carro.

Com a manutenção preventiva, você resolve os problemas antes que eles ganhem grandes proporções. Você detecta as falhas a tempo… Há algum problema nos eixos? Tudo certo com as molas e amortecedores? Algum desgaste anormal dos pneus?

Faça a manutenção preventiva de 6 em 6 meses ou após 10 mil km rodados. Porém, leia o manual do veículo e confira a recomendação do fabricante.

5 – Pratique a direção cuidadosa

A regra geral é: evite danificar os pneus para aumentar sua vida útil. Por isso, é essencial dirigir com cuidado e evitar os vícios de direção.

Nada de dirigir em altas velocidades, pois os pneus esquentam muito e desgastam mais. E também evite freadas bruscas, buracos e bordas de calçadas.

Sem uma direção cuidadosa, todas as quatro dicas anteriores se tornam inúteis. Então, dirija com atenção e zelo, sempre preservando não apenas a durabilidade dos pneus, mas também de todo o carro.

Você começou a seguir as dicas para aumentar a vida útil do pneu, quando de repente…

Imagine que você acabou de fazer a manutenção preventiva do seu carro…

Os pneus estão perfeitamente calibrados. Carro balanceado e alinhado. E o mecânico até disse que os pneus vão durar por um bom tempo porque o seu ritmo de uso não é intenso. 

Mas então você cai em uma armadilha…

Enquanto dirige de volta para casa, um buraco surge quase magicamente no meio da pista. Você tenta desviar, mas é tarde demais. O pneu traseiro é pego em cheio. Com força. E estoura feito um balão de festa.

Tudo o que você pensa enquanto desce do carro para ver o estrago é que não há nenhum estepe na mala. Nenhum estepe. E então uma dorzinha estressante começa a latejar dentro da sua cabeça.

Que situação desagradável, não é?

Você gostaria de ter assistência disponível para seu carro 24h por dia? Ter um app fácil de usar e poder solicitar um guincho quando estiver em apuros?

A sua cabeça não precisa borbulhar de preocupação. Nós te ajudamos com seus  problemas.

Contrate nosso Seguro Auto Pay Per Use e tenha nossa ajuda quando os imprevistos desagradáveis surgirem. Não importa onde você esteja. Você nos chama através do app, e nós vamos em seu socorro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

O que o seu gosto por carro diz sobre você?
Você sabia que o carro diz muito sobre a personalidade da pessoa? E não pense que é possível avaliar...
Como organizar os gastos com o carro no início do ano?
A vida adulta nos traz algumas certezas. Uma delas é que todos os anos, logo nas primeiras semanas de...
Quais os benefícios de comprar um carro com direção hidráulica?
Até meados da década de 2000, apenas os carros mais caros vinham equipados com a direção hidráulica, ou seja,...
Quais os carros mais robustos do mercado?
Alguns carros ou marcas ganharam a fama de inquebráveis ao longo dos anos. E a boa imagem não foi...
Quais os melhores carros para trilha?
As férias de verão estão aí e nada melhor do que escolher um destino bacana e ir viajar. Entretanto,...
Os melhores tipos de faróis para as ocasiões do dia a dia
Os faróis são itens de fundamental importância para qualquer carro e possuem características de projeto bastante específicas e que...