Auto

Seguro de carro cobre motor? Descubra aqui

Compartilhe em:

motor do carro

Ao fazer seguro de carro, muita gente imagina que o veículo todo está coberto pela apólice. Afinal, a cobertura compreensiva abrange proteção contra roubo, furto, acidentes, incêndios e alagamentos. Mas não é bem assim. Algumas partes do carro têm coberturas específicas e uma delas é o motor.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Água entrou, motor do carro travou

Imagine a seguinte situação:o segurado está parado no congestionamento sob uma intensa tempestade e uma enxurrada começa a jorrar água na frente do carro. O motor aspira aquele líquido, que invade a câmara de combustão, dá calço hidráulico e trava. 

Agora vamos mudar um pouco: o motorista chega em uma via alagada e resolve tentar atravessá-la. O motor do seu carro também aspira água e trava. Apesar de parecidos, os dois casos são bem distintos aos olhos dos analistas das seguradoras.

Assumiu o risco, pagou a conta

No primeiro caso, o motorista não tinha saída e não teve culpa pelo sinistro. Com certeza a companhia vai aprovar o reparo ou a indenização integral, se for o caso. Já no segundo, o segurado assumiu um risco e, se na sindicância feita pela seguradora isso for constatado, há grandes chances de recusa na indenização parcial ou total.

Se o motor do carro for trocado por completo, será necessário fazer um laudo técnico em uma empresa conveniada e solicitar a inclusão da nova numeração do motor junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Todos os custos e trâmites burocráticos devem ser de responsabilidade da seguradora.

E o motor do carro em casos de acidentes?

Quando o motor do carro ou quaisquer outras partes mecânicas do carro são atingidas e danificadas em uma colisão, a seguradora autoriza o reparo, mesmo que a lataria não tenha sido amassada. O mesmo vale para incêndios que não tenham sido causados pela instalação de acessórios não originais.

Defeito de fábrica é com a concessionária

Se o motor do carro apresentar algum defeito de fábrica, a seguradora não oferece cobertura. Nesse caso, o problema deve ser resolvido pela concessionária do fabricante, caso o veículo ainda esteja em garantia. Se não estiver, dificilmente o proprietário vai conseguir ser ressarcido.

O mesmo vale para problemas decorrentes de uma manutenção incorreta feita por uma oficina, para defeitos elétricos ou quebras do câmbio ou embreagem. Como dito acima, esses componentes só estão cobertos pelo seguro do carro se forem danificados em uma colisão, alagamento ou incêndio.

Assistência 24 horas está disponível em caso de panes

O segurado que tiver problemas mecânicos com o carro pode pedir a assistência 24 horas com reboque. Dependendo do plano contratado, o serviço tem quilometragem ilimitada, o que é uma grande ajuda em casos de viagens. O carro é rebocado do local da pane até a oficina de confiança do segurado.

Cuidado com as tempestades de verão

Junto com o calor da primavera e do verão vêm as tempestades no final do dia, geralmente com grandes quantidades de água em poucos minutos. Nestes casos, os alagamentos são inevitáveis e causam enormes transtornos.

Se puder, evite sair nos horários em que os temporais normalmente despencam, como no fim da tarde e começo da noite. Se for surpreendido, procure locais mais altos que não tenham risco de alagamento.

Estacione somente em locais seguros

Nunca estacione sob árvores ou coberturas de postos de combustíveis. Uma boa opção é procurar edifícios garagem de shopping centers ou supermercados. Evite estacionamentos em subsolos.

Caso seja surpreendido pela tempestade, nunca transite por vias que tenham nível de água acima da metade das rodas. Se o alagamento começar a subir rapidamente e você não tiver como escapar, abandone o veículo e procure um local seguro até a chuva acalmar.

Cuidados após a tempestade

Mesmo que a água não tenha entrado no interior do veículo, é interessante tomar alguns cuidados após a chuva. Se a enxurrada tiver atingido a frente ou o escapamento do carro, não dê partida. O mesmo vale para quando o nível da água atingir a metade da porta.

Nestes casos, chame antes a Assistência 24 horas da seguradora. Muitas vezes, a água entra pelo escapamento ou pela tomada de ar na dianteira, atinge o motor do carro e se mistura com o óleo. Daí será necessário drenar todo o lubrificante e fazer uma limpeza interna. E tudo isso é coberto pelo seguro do carro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Vai trocar de carro este ano? O que você não pode deixar de pesquisar
Quase todo mundo começa o ano com novos objetivos e planos. E, para muitos, um deles é trocar de...
Você está fazendo um bom uso do seu seguro auto?
Dizem que a melhor coisa do seguro auto é não usar. A afirmação tem um fundo de verdade, já...
Época de viagens de verão chegou. Como cuidar do seu carro na praia
Férias de verão significam uma só coisa: praia! Com as passagens aéreas caras, muita gente está optando por viagens...
Vale a pena ter guincho ilimitado no seu seguro auto?
Quando fazemos um seguro auto novo ou uma renovação há sempre a opção de guincho ilimitado. Você sabe para...
O que o seu gosto por carro diz sobre você?
Você sabia que o carro diz muito sobre a personalidade da pessoa? E não pense que é possível avaliar...
Como organizar os gastos com o carro no início do ano?
A vida adulta nos traz algumas certezas. Uma delas é que todos os anos, logo nas primeiras semanas de...