Atualidades

Máscara dentro de veículo próprio: por que usar?

Compartilhe em:

Veja por que você deve usar a máscara mesmo no seu carro e sem outros passageiros

A pandemia de coronavírus trouxe o uso de máscaras como um hábito obrigatório. Hoje, ele já é completamente essencial para os cuidados sanitários diante a proliferação da doença que já matou mais de 4 milhões de pessoas no mundo e quase 550 mil apenas no Brasil.

O uso de máscaras se tornou uma prática necessária em países de todo o planeta. Porque a covid-19 é transmitida através de partículas que correm pelo ar, cobrir a boca e o nariz é uma das formas mais eficientes para se proteger das infecções.

Em lugares públicos e fechados, em que muitas pessoas inevitavelmente se aglomeram, fazer o uso da máscara é uma exigência. A recusa ou o mau uso podem acabar em advertências e multas, dependendo do ambiente.

Quando o assunto é transporte público, fica bem óbvio que a única opção possível é usar a máscara. Passageiros de ônibus, trens e metrôs podem ser convidados a se retirar ou receber penalizações caso se neguem a utilizá-la.

A dúvida que fica, então, é se há a necessidade de usar a máscara dentro do veículo. Quando você está dirigindo para ir trabalhar ou ir até a farmácia do seu bairro, por exemplo, deve manter o nariz e a boca cobertos dentro do carro?

Continue a leitura para descobrir.

Por que usar máscara dentro do veículo próprio?

Médicos recomendam o uso de máscara mesmo para motoristas que estiverem sozinhos no carro. Isso porque podem ocorrer de já estarem em um período pré-sintomático, porém,  já transmitindo a doença.

Desta forma, a máscara protege o ambiente de se contaminar com a partícula viral. Se alguém entrar no seu carro depois, como um amigo, parente ou até um manobrista, há chances de infecção.

Mas e se você estiver sozinho e precisar ter algum tipo de contato com alguém que esteja fora do veículo? Então, neste caso, é totalmente recomendado que você coloque a máscara.

Essas situações ocorrem, por exemplo, quando for falar com o frentista do posto de gasolina para abastecer, fazer o pedido ou pegar o seu lanche de um drive thru, pagar o pedágio ou conversar com um guarda de trânsito. 

Sejam estas ou qualquer outra situação que envolva interagir com outra pessoa, mesmo que ela esteja fora e você, dentro do carro, não se esqueça de se proteger.

Se houver outro passageiro no carro com você, principalmente se for uma pessoa que não vive dentro da sua casa, o melhor a se fazer é todos deixarem as máscaras no rosto e as janelas abertas para melhor ventilação.

Quando a viagem acabar, certifique-se de higienizar o carro com álcool ou outros produtos que combatem vírus e bactérias. Pesquisas já confirmaram que o coronavírus pode se instalar em algumas superfícies. Então não dê chances à doença e limpe o volante, painel, vidros, maçanetas e bancos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

A lei exige o uso de máscara dentro do próprio veículo?

Outro ponto interessante é a questão da obrigatoriedade legal de usar as máscaras. 

Em meados de fevereiro, corria nas redes sociais e aplicativos de mensagem o boato de que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar estavam aplicando multas aos motoristas sem máscara que dirigiam sozinhos, sem mais nenhum ocupante no carro.

O próprio Detran confirmou que essa informação é falsa. Não há, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer previsão legal em relação a aplicação de multas a motoristas que estiverem pilotando automóveis ou motocicletas sem a máscara.

Não existe configuração de infração de trânsito quando o motorista não usa a máscara estando sozinho. Porém,  isso não tira a obrigação do indivíduo de armazenar uma ou mais máscaras de forma correta. Isso pode ser feito dentro da proteção de um saco plástico caso seja necessário proteger a face ao sair do veículo.

Carros de aplicativo e táxis

Nem tente entrar em um carro de serviços de aplicativo ou táxi sem a máscara. O motorista, com toda a razão do mundo, não vai te deixar embarcar. Além disso,  corre o risco de você receber uma avaliação negativa na plataforma ou ficar mal falado na empresa de táxi.

Antes de finalizar a solicitação para uma corrida, esses aplicativos avisam automaticamente que o uso de máscara dentro do veículo é obrigatório. Assim, os motoristas têm todo o direito de se recusarem a levar uma pessoa que não faz o uso da proteção facial ou o faz de maneira incorreta.

Por isso, para evitar vexames no futuro, lembre-se sempre de usar a sua máscara quando for pedir um carro por aplicativo. Tente guardar algumas de reserva na sua bolsa ou mochila só por garantia.

Certifique-se que a máscara cobre sua boca e seu nariz completamente e tente evitar modelos muito frouxos, já que as taxas de eficácia são consideravelmente menores.

Aposte em máscaras que tenham um bom sistema de vedação e filtragem para que o bloqueio da transmissão e absorção de partículas de ar infectadas seja maior. Evite ficar tocando na máscara e, em hipótese alguma, tire-a de seu rosto.

Os motoristas de aplicativo e de táxi, geralmente, vêm deixando as janelas do carro abertas desde o começo da pandemia. Porém, se você entrar em algum em que estiverem fechadas, faça questão de abri-las para que o ar possa circular. Ambientes fechados e pequenos são o palco para a festa do coronavírus, então fique de olho!

Procure se manter o mais longe possível do motorista. Alguns carros contém uma proteção de acrílico que separam os bancos da frente e de trás. Essa é uma boa alternativa para se ter uma segurança a mais.

Não se esqueça de higienizar as mãos com álcool em gel 70 antes e depois de entrar no carro. Muitas pessoas desconhecidas passaram e encostaram ali, então preste bastante atenção e faça o possível para se proteger.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...
Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...