Auto

Como organizar os gastos com o carro no início do ano?

Compartilhe em:

gastos com carro

A vida adulta nos traz algumas certezas. Uma delas é que todos os anos, logo nas primeiras semanas de janeiro, as contas vão começar a chegar. E põe conta nisso! São os impostos do carro e da casa, lista de materiais escolares dos filhos, sem contar o uniforme, tênis novo, mochila. Mas com um pouco de organização, os gastos com carro no começo do ano não vão pesar tanto no bolso.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Gastos com carro

IPVA

O IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, começa a vencer na primeira quinzena de janeiro. Seu valor depende do modelo do veículo, do ano e costuma variar para cada estado. 

Há três modalidades de pagamento: à vista com ou sem desconto (em fevereiro), além do parcelamento em até cinco vezes (São Paulo). Ao não pagar, uma multa é aplicada e o proprietário perde a opção de parcelamento, sendo obrigado a fazer o pagamento à vista.

Licenciamento

Entre os gastos com carro tem também o licenciamento. Alguns estados forçam a cobrança da taxa de licenciamento no início do ano, junto com o IPVA, para aumentar a arrecadação. O proprietário, contudo, não é obrigado a pagar, já que o licenciamento tem um calendário próprio em cada estado conforme o final da placa. Em São Paulo funciona assim:

Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho

Finais 3 e 4: prazo até 31 de agosto

Placas com finais 5 e 6: prazo até 29 de setembro

Finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro

Placas com final 9: prazo até 30 de novembro

Final 0: prazo até 29 de dezembro

Ao não fazer o pagamento, há problemas à vista: se for pego com o licenciamento antigo, é infração gravíssima, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de multa de R$ 293,47.

DPVAT 

Pelo terceiro ano seguido, proprietários de veículos no Brasil terão um alívio no bolso nos gastos com carro. É que o Seguro DPVAT não será cobrado em 2023. A medida já havia sido tomada em 2022 e 2021, após polêmica envolvendo a proteção obrigatória.

Como fazer um bom planejamento para controlar os gastos com carro no começo do ano?

Passo a passo para controlar gastos com carro

1. Faça um detalhamento das receitas e despesas

O primeiro passo para se organizar e ter um controle das despesas mensais é identificar todas as despesas dentro dos últimos três a seis meses. Anote o total de suas receitas para comparar com os gastos. Coloque tudo numa planilha, no bloco de notas do celular ou procure um aplicativo financeiro. 

2. Poupe um pouco todo mês

Abra um espaço na sua planilha para reservar uma economia, ainda que seja pouca. Isso ajuda não somente a ter um dinheiro para imprevistos, mas também serve como estímulo para continuar o planejamento. Por exemplo, vale guardar uma parte do 13º salário ou das férias já pensando nos gastos com o carro no começo do ano.

3. Dívidas acumuladas significam dor de cabeça

Isto é algo que pode passar batido e criar uma despesa extra que não estava esperando. Lembre-se: para renovar o licenciamento, o carro não pode ter dívidas antigas. Sabe aquela multa que ignorou? Ou esqueceu o IPVA do ano anterior? Pois é, terá que pagar tudo isso primeiro para renovar o documento do carro. Não deixe isso para depois, o prejuízo pode ficar ainda maior.  

4. Segure a onda em dezembro

O mês de dezembro é uma época tentadora para sair gastando sem pensar nas consequências, desde a compra de presentes, fazer festas ou viajar. Como dito acima, procure separar uma quantia para os gastos de começo de ano e não deixe que esses momentos de lazer afetem o seu orçamento. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...