Auto

Embreagem de carro: quais os cuidados?

Compartilhe em:

vícios de direção

Veja como funciona a embreagem de carro e quais são os cuidados que você deve tomar com ela!

Se você dirige um carro com transmissão manual, provavelmente entende a importância da embreagem. É ela a responsável por mudar de marcha e fazer com que você possa se locomover tranquilamente.

Mas se engana quem pensa que ela é um componente simples. Trata-se de um dos sistemas mais complexos do seu veículo.

Também pode ser um dos reparos de carro mais caros. Portanto, cuidar bem da embreagem ajudará a prolongar a vida útil da transmissão e evitar reparos mais caros. Veja mais sobre como ela funciona e o que você pode fazer para aumentar sua vida útil.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como funciona a embreagem?

A embreagem de carro transmite a potência do motor para a caixa de câmbio. Ela também permite que a transmissão seja interrompida enquanto uma nova marcha é selecionada.

Quando a embreagem está engatada ou quando você não está pressionando o pedal, a força está sendo transmitida para a caixa de câmbio. Quando a embreagem é desengatada ou quando o pedal está totalmente pressionado, a potência não está mais sendo transmitida.

Existem várias peças móveis em sua embreagem, incluindo o volante, a placa de pressão, o rolamento de saída e o sistema de liberação. 

Todos trabalham juntos para engatar ou desengatar sua embreagem e garantir que você seja capaz de mudar as marchas suavemente, conforme necessário.

Cuidados com a sua embreagem

A embreagem de carro é um sistema complexo de várias peças móveis. Assim, quando um item começa a se desgastar, pode causar problemas com as outras partes com as quais opera. 

Isso pode facilmente se transformar em uma dor de cabeça gigantesca (e bem cara também). Aqui estão algumas dicas para garantir que você não cause desgaste e danos extras nessas peças essenciais.

1 – Evite superaquecimento

O calor é um dos piores inimigos da sua embreagem. Isso é válido para a maioria dos componentes do carro, mas é especialmente verdade para a embreagem, a transmissão e o motor. 

Esses três sistemas trabalham juntos e podem facilmente superaquecer se forem abusados ​​ou se o sistema de resfriamento não estiver funcionando corretamente. 

Seu motor gera potência, que é transmitida através da embreagem para a transmissão e, em seguida, para o eixo de transmissão e rodas. Quando qualquer uma dessas peças é exposta ao calor excessivo, isso causa desgaste e danos extras. 

2 – Não ande com o pé na embreagem

Uma maneira de causar calor extra é “montar” sua embreagem. Isso pode significar não desengatar totalmente (ou pressionar) o pedal da embreagem quando estiver parado ou apoiar o pé na embreagem ao dirigir. 

Para evitar o desgaste mais rápido do que o normal, certifique-se de engatar a embreagem somente quando precisar mudar de marcha e manter o pé no chão próximo ao pedal.

3 – Faça a manutenção regular de fluidos

Mecânico fazendo manutenção de embreagem de carro.

Com o tempo, devido ao calor gerado pelo uso da embreagem, podem haver bolsas de ar que se acumulam no fluido hidráulico usado na embreagem. 

Quando bolsas de ar se acumulam no sistema, você notará que o pedal parece mais macio ou mole. Se você tem jeito com carros, pode sangrar o sistema em casa pedindo a um amigo que acione o pedal da embreagem enquanto você abre o parafuso de sangria. 

No entanto, se você não está acostumado a fazer manutenção no carro em casa, em vez disso, marque uma consulta com um mecânico de confiança para que o sistema seja sangrado.

4 – Teste seu termostato

O termostato do seu carro mede a temperatura do motor. Preste atenção em como o medidor de temperatura se move quando você dirige o carro. 

Deve subir continuamente e, em seguida, manter-se em uma temperatura razoável. Se você se sentir confortável com alguma manutenção em casa, pode testar seu termostato removendo-o do carro e colocando-o em uma panela com água. 

Se você não faz verificações semelhantes em seu carro regularmente em casa e não se sente confortável em experimentá-lo, leve o carro a uma oficina para que um mecânico verifique se o termostato está funcionando corretamente.

5 – Freie suavemente

Se você vir um semáforo vermelho à frente ou uma desaceleração no trânsito, prepare-se para uma parada e mude a velocidade conforme necessário. 

Muitas vezes, você descobrirá que o sinal vermelho poderá abrir ou o tráfego continuará fluindo à sua frente e você nem sempre terá que parar completamente. 

Isso permite que você evite a patinagem da embreagem e mantenha o motor em marcha lenta mais suave.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

6 – Não abuse em partidas inclinadas

Se você estiver parado em uma inclinação, use o freio de mão para manter o carro parado enquanto pisa no pedal e engata a marcha. 

Se não fizer isso e deixar o carro andar para trás, sobrecarregará a embreagem e a caixa de marchas.

7 –  Acelere suavemente

A menos que você esteja em uma corrida, não há necessidade de decolar a toda velocidade. 

Acelere suavemente e suba de marcha naturalmente à medida que aumenta a velocidade / RPMs. Sua embreagem vai agradecer por isso!

Sinais que sua embreagem pode precisar de manutenção

Há várias maneiras de saber quando a embreagem de carro está gasta ou precisando de manutenção regular. Dependendo do que você observar, pode ser necessário apenas uma manutenção simples – ou pode ser necessário um reparo mais complexo da embreagem.

Alguns sintomas de manutenção necessária incluem:

  • Pedal de embreagem esponjoso, emperrado, vibrando ou solto;
  • Grunhindo ou sons de raspagem quando a embreagem está engatada;
  • Baixa aceleração;
  • Dificuldade em mudar de marcha;
  • Uma embreagem deslizante.

Sempre que você estiver preocupado com um problema, é importante levar seu carro a um mecânico de confiança o mais rápido possível. Assim, é possível tentar se antecipar a grandes reparos de automóveis. 

A embreagem de carro e transmissão são sistemas complexos e os reparos podem rapidamente se tornar uma bola de neve quando não realizados de forma proativa.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...