Conheça dicas valiosas para evitar o contágio pelo coronavírus ao andar de carro durante o período de pandemia
Todo cuidado é pouco ao enfrentar a pandemia de coronavírus que tomou conta do mundo nas últimas semanas. E esse cuidado precisa estar em todo lugar, já que a Covid-19 se mostrou altamente contagiosa e letal para alguns grupos de risco.
Então, quando saímos de casa, seja a pé ou com o carro, é preciso estar preparado para evitar o contágio pela doença. E, no caso do carro, apesar de parecer que o perigo é menor, ainda é preciso estar muito bem precavido.
Quer saber mais sobre como evitar o contágio da Covid-19 ao andar com o veículo? Então, leia este conteúdo até o final e confira nossas dicas. Boa leitura!
1. Ande com as janelas sempre abertas
O interior do carro bem ventilado é uma poderosa arma contra a Covid-19, já que o vírus acaba enfrentando dificuldades de infectar. Assim, é importante abrir bem as janelas para deixar o ar fresco atravessar o veículo.
Ainda, evite ao máximo o uso do ar condicionado, já que o ar mais seco pode facilitar a contaminação. Assim, o veículo fechado pode ser uma séria ameaça para a sua saúde, então, é bom se prevenir.
2. Desinfete bem o automóvel
Outra ação importante para evitar o contágio do coronavírus é adquirir o costume de desinfetar o veículo regularmente. Para isso, utilize desinfetante ou álcool gel em alguns pontos estratégicos, mas nunca limitados a eles.
Chegou em casa depois de uma ida ao mercado? Limpe o volante, maçanetas, câmbio e a alavanca de freio de mão. Também higienize o painel do veículo e onde mais você tiver contato.
3. Deixe as roupas e calçados do lado de fora
Mais uma dica importante para não deixar a Covid-19 prejudicar a sua saúde: evite entrar em casa com as roupas e calçados usados para andar de carro. Eles podem carregar o vírus e, assim, contaminar superfícies do ambiente.
Assim, ao retornar ao lar, é importante tomar um banho para ficar bem limpo e, da mesma forma, colocar as roupas para lavar. O sapato, nesse caso, pode ficar do lado de fora para uma próxima saída de casa.
4. Nunca dirija descalço
O pedal do veículo também pode ser um transmissor da doença, já que não sabemos de qual local ela pode vir ao sairmos de casa. Portanto, é sempre importante andar bem calçado para evitar qualquer risco de contaminação da Covid-19.
Além disso, dê sempre preferência por sapatos ou tênis fechados, já que sandálias e outros calçados abertos não evitam o contato com a pele. Lembre-se que todo cuidado é importante nessa guerra contra a pandemia.
5. Dê preferência por andar sozinho no veículo
Levar outras pessoas no veículo é um grande risco para a saúde, pois a proximidade faz o contágio de coronavírus aumentar drasticamente. Portanto, é importante dar preferência para sair de casa sozinho, sempre que possível.
Mesmo que seja alguém conhecido, todo cuidado é pouco. Então, evite a proximidade – enquanto estiver fora de casa, claro – para que a Covid-19 não tenha qualquer chance de se espalhar.
Leia também:
- Serviços online para fazer no Detran e não ter que sair de casa
- Como fica o prazo para CNH vencida no período de pandemia?
Para evitar a Covid-19, #FiqueEmCasa
Sabemos que, muitas vezes, é extremamente difícil ficar em casa o tempo todo, principalmente pelo ambiente de incerteza que a pandemia trouxe. Assim, é importante escolher momentos pontuais e, dessa forma, se preparar bem para que a saúde não seja colocada em risco.
Portanto, se for extremamente necessário sair com o veículo, leve à risca as recomendações que trouxemos para que tudo fique bem. Não esqueça de sempre andar com um frasco de álcool gel, além de máscara de proteção e tomar cuidados especiais ao sair de casa.
Como temos visto, o Covid-19 é um vírus extremamente contagioso e que pode fazer vítimas rapidamente, principalmente aquelas que estão nos grupos de risco. Desse modo, a única saída é se isolar e manter as boas práticas para acabar com o vírus.
#FiqueEmCasa e até a próxima!