Auto

Como funciona um airbag?

Compartilhe em:

como funciona um airbag

Descubra como funciona o airbag e veja como esse recurso pode proteger sua vida em caso de acidentes!

Pensamos nas explosões como coisas terríveis e perigosas – mas nem sempre é o caso. Todos os dias, as explosões estão ajudando a salvar a vida das pessoas. 

Se você tiver o azar de se envolver em um acidente de carro, uma explosão cuidadosamente controlada irá disparar um airbag do painel. Ela irá amortecer o impacto e ajudar a reduzir os danos ao seu corpo. 

Os airbags são muito simples, mas também incrivelmente inteligentes, porque precisam abrir a mais de 300 km/h – mais rápido do que um carro pode bater! Vamos dar uma olhada em como funciona o airbag.

Como funciona o airbag?

Os airbags funcionam ao serem inflados assim que o veículo começa a reduzir a velocidade como resultado de um acidente. Eles então começam a esvaziar assim que a cabeça do motorista ou do passageiro entra em contato com eles. 

Se o airbag não foi projetado para desinflar, ele não resolveria o problema do movimento repentino para trás da cabeça e do pescoço. Isso porque sua cabeça simplesmente ricochetearia nele.

Tudo isso é possível devido a uma gama de sensores e uma pequena explosão. O airbag inclui um acelerômetro que detecta mudanças na velocidade. 

Se detectar desaceleração acima de uma velocidade predefinida, que é maior do que as velocidades de frenagem normais, ele aciona o circuito do airbag.

O circuito passa uma corrente elétrica através de um elemento de aquecimento, que por sua vez acende um explosivo químico. Isso gera uma grande quantidade de gás inofensivo que corre para um saco de náilon. 

A bolsa, que é embalada em um espaço atrás do volante ou no painel do passageiro, infla. Quando a cabeça do motorista ou do passageiro entra em contato com a bolsa, ela começa a esvaziar com o gás escapando por pequenos orifícios ao redor das bordas da bolsa. No momento em que o veículo parar totalmente, a bolsa deve ter esvaziado completamente.

Os airbags são eficazes?

Os airbags são um sistema de retenção suplementar, o que significa que foram concebidos para funcionar ao lado dos cintos de segurança e não devem ser utilizados em vez deles.

Quando usados ​​corretamente, os airbags reduzem as fatalidades em colisões frontais em até 24%. À medida que o design e as melhorias gerais na segurança do veículo, essa porcentagem só deve aumentar.

No entanto, é necessário ter cuidado ao usar airbags. A violenta explosão que faz um airbag funcionar acarreta um pequeno risco de lesão ocular e perda auditiva. 

Também existem perigos associados ao uso de airbags em veículos que transportam crianças pequenas. 

Embora os modelos modernos sejam inflados com menos força do que os modelos mais antigos, ainda é recomendável que as cadeiras infantis não sejam colocadas nos bancos dianteiros dos veículos onde haja um airbag ativo. 

As mortes acidentais foram reduzidas graças às mudanças no design e à melhoria da educação do motorista sobre seu uso.

Além disso, saber mais sobre como funciona o airbag ajuda a entender por que eles são instalados como padrão em muitos veículos modernos. Também ajuda a entender por que eles não acionam toda vez que você freia ou para em um sinal. 

Assim como os seguros por aplicativo, os airbags são outro bom exemplo de como as tecnologias modernas estão tornando a direção mais segura para todos.

Se você quiser tornar sua experiência no volante ainda mais segura, aproveite para conhecer as soluções de seguro auto pay per use da Thinkseg!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quem criou o airbag?

Se você pesquisar online, descobrirá que várias pessoas diferentes são responsáveis ​​pela invenção dos airbags. 

Quem pensou neles primeiro? Parece ter sido John W. Hetrick, de Newport, Pensilvânia. Ele teve a ideia após um acidente em que ele desviou o carro da estrada e caiu em uma vala para evitar bater em uma pedra, quase jogando sua filha pelo para-brisa. 

Hetrick registrou sua patente para um conjunto de almofada de segurança para veículos automotivos em 5 de agosto de 1952 (foi concedida como Patente dos EUA n.º 2.649.311 em 18 de agosto de 1953). 

Embora um inventor alemão chamado Walter Linderer tenha depositado uma patente de airbag vários meses antes de Hetrick, ela foi concedida depois de Hetrick. Parece provável que os dois homens tiveram a mesma ideia independentemente. 

airbag

Por que acidentes machucam?

Como tudo mais no mundo, os acidentes de carro são controlados pelas leis da física – e, mais especificamente, pelas leis do movimento. 

Qualquer coisa que se move tem massa e velocidade.

Qualquer coisa que tenha massa e velocidade tem energia cinética. E quanto mais pesado for o carro e mais rápido você estiver indo, mais energia cinética ele terá. Tudo bem até que você queira parar de repente – ou até bater em algo. 

Então, toda a energia tem que ir para algum lugar. Mesmo que os carros sejam projetados para amassar e absorver impactos, sua energia ainda representa um grande risco para o motorista e os passageiros.

O problema é que as pessoas dentro de um carro em movimento também têm massa e velocidade. Então, mesmo que o carro pare, elas tendem a continuar andando. 

É uma lei básica da física, conhecida como a primeira lei do movimento de Newton, em homenagem ao brilhante físico inglês Sir Isaac Newton que a declarou pela primeira vez. Coisas que estão se movendo tendem a continuar se movendo até que algo (algum tipo de força) as pare. 

Os carros têm cintos de segurança há décadas, mas eles são uma forma bastante rudimentar de proteção. O maior problema é que eles restringem apenas o seu corpo. Sua cabeça pesa surpreendentemente de 3 a 6 kg – tanto quanto vários sacos de açúcar – e não está nem um pouco contida. 

Portanto, mesmo que seu corpo esteja bem preso, a mesma lei básica da física diz que sua cabeça vai continuar e bater no volante ou no vidro do para-brisa. É aí que entram os airbags.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...