Auto

Quais os carros mais robustos do mercado?

Compartilhe em:

carros robustos

Alguns carros ou marcas ganharam a fama de inquebráveis ao longo dos anos. E a boa imagem não foi estratégia de marketing da própria fabricante, não veio de rankings de qualidade ou de avaliações da imprensa especializada. Os carros robustos são obra do próprio mercado, das experiências dos consumidores e dos mecânicos.

A maioria dos modelos considerados carros robustos são de marcas japonesas. Isso tem a ver com a filosofia de trabalho oriental, que prima pela precisão, qualidade, experimentação e colaboração nos processos. O resultado é um produto extremamente durável e de excelente imagem.

Entretanto, alguns produtos de marcas ocidentais também têm o status de carros robustos. Normalmente foram desenvolvidos especialmente para países como o Brasil e são totalmente adaptados às condições de piso, clima, combustível e manutenção encontradas nesses locais.

Se você não gosta de procurar mecânico, tampouco quer ser amigo íntimo do vendedor de autopeças, preste atenção na lista de modelos abaixo antes de escolher seu próximo carro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros robustos

Toyota Corolla

O Corolla é talvez o líder entre os carros robustos e não é só queridinho pelos donos, como também muito respeitado entre os mecânicos. Isso porque o sedã médio sempre teve fama de carro que dá pouco problema e de mecânica simples.

Tal fama existe desde a estreia no mercado brasileiro, em 1992 e ainda importado, e depois corroborado pela produção no Brasil a partir de 1998. Os motores 1.8 e 2.0, bem dispostos e econômicos, também são elogiados pela durabilidade. Basta fazer uma busca no YouTube para ver que a boa reputação do Corolla é mundial.

Outro fator que pesa na boa fama é a questão dos donos bastante zelosos do sedã médio. Geralmente são proprietários que fazem as manutenções todas na concessionária, dentro dos prazos estabelecidos e sem colocar peças genéricas ou óleos lubrificantes fora das especificações.

Toyota Etios

Apesar de não ser uma unanimidade em termos de design e acabamento, o Etios tem as mesmas qualidade do Corolla: mecânica sensacional, acerto de suspensão eficiente e motores resistentes. E, no caso do sedan, um porta-malas de 562 litros que mais parece uma caverna.

Projeto indiano para países em desenvolvimento, o Etios estreou os propulsores 1.3 e 1.5 extremamente econômicos dentro da linha Toyota e herdou toda a confiabilidade mecânica da marca japonesa. Tudo isso foi reforçado ainda por um custo de revisão dos mais competitivos do mercado e da categoria de compactos.

Honda Fit/City

Lançado no Brasil em 2003, o Fit deixou de ser fabricado no país em 2021 depois de quase duas décadas agradando aos seus proprietários pela fama de inquebrável e espaçoso. O mesmo vale para seu irmão sedã City, que usa mesma plataforma e conjunto mecânico

Desde a primeira geração, o Fit se destacou pelo conjunto mecânico robusto, econômico e com componentes fáceis de mexer. Tanto no caso do motor 1.4, como do 1.5, o monovolume com jeito de hatch sempre agradou pelo rodar confortável e pela baixa manutenção oficina. Apesar de ter saído de linha, seu legado continua com o City hatchback.

Honda Civic

O Civic goza do mesmo status do Corolla quando o assunto é confiabilidade e robustez. Desde os primeiros modelos, ainda importados, o sedã da Honda se destacou por não dar defeitos e exigir apenas a manutenção recomendada pelo manual de proprietário.

As cinco gerações, produzidas no Brasil entre 1997 e 2022, são muito queridas no mercado e admiradas pelos mecânicos. E, como no rival da Toyota, a fama entre carros robustos ultrapassa as fronteiras e é internacional. 

Renault Logan/Sandero/Duster/Oroch

O quarteto da Renault utiliza a mesma plataforma B0, assinada pela subsidiária romena Dacia. Assim como o Etios, são modelos com mecânica simples, robusta, barata e perfeitamente adaptada para países em desenvolvimento. Como adicionais, Logan, Sandero, Duster e a picape Oroch oferecem um bom espaço interno e ótimo porta-malas.

Volkswagen Gol

O veterano compacto deixou de ser produzido em 23 de dezembro de 2022, após 42 anos de mercado. A longa vida não foi à toa: o Gol sempre foi um carro durável e robusto, projetado para enfrentar as condições de rodagem brasileiras. Além disso, qualquer mecânico sabe mexer e, se bobear, é possível encontrar peças até na padaria.

Hyundai HB20 

A Hyundai fez a lição de casa direitinho ao desenvolver o HB20 e criou um modelo inédito para o mercado brasileiro. Além de perfeitamente adaptado ao país, o HB20 conquistou sucesso comercial pelo design arrojado, mas também por sua mecânica de confiança. Com os motores 1.0 (aspirado e turbo) e 1.6, o compacto da marca coreana agrada pelo desempenho, economia e pelas revisões com preços fixos competitivos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...