Auto

Influência japonesa nos automóveis

Compartilhe em:

carros japoneses

Sendo uma das maiores indústrias do mundo, a indústria automotiva japonesa ganhou destaque ainda nos anos 80 e se mantém até hoje influenciando outros países 

Se você é apaixonado por carro, provavelmente já ouviu falar sobre a qualidade dos carros japoneses. Isso porque eles são veículos muito respeitados não só no Brasil, mas no mundo inteiro. 

Com grande influência sobre a indústria automotiva internacional, sua fama se deu pela boa qualidade, durabilidade e conforto dos automóveis que produzem. Os carros japoneses se tornaram,inclusive, a preferência de muitos brasileiros que buscam essas características em um veículo. 

Mas afinal, como eles surgiram e qual sua real influência sobre outras grandes potências automobilísticas? Acompanhe a seguir e descubra essas e outras curiosidades!

História da indústria automotiva japonesa

Embora muitas pessoas não saibam, o Japão já fabricava carros desde 1907. O primeiro automóvel inteiramente japonês foi desenvolvido e produzido por Komanosuke Uchiyama. 

O modelo, conhecido como Takuri, funcionava com motor a gasolina e fez sucesso entre a população. Nos anos seguintes, diversas montadoras se arriscaram a produzir modelos semelhantes, que sofriam grande influência européia e americana. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

No entanto, com o passar dos anos, essa realidade mudou. A partir de 1960 o Japão se tornou um dos três maiores produtores mundiais de automóvel, superando até mesmo a Alemanha. 

Seus modelos compactos e tecnológicos caíram nas graças da população, que por sua vez contribuiu para elevar drasticamente as vendas, sendo responsável pela elevação do nível industrial japonês. 

Com esse crescimento acelerado, o país passou a exportar seus veículos para diversas partes do mundo. Assim, a indústria automobilística japonesa conquistou uma grande fatia do mercado mundial. 

Caraterísticas dos carros japoneses

Alta qualidade, conforto, segurança e excelente durabilidade. Esses são apenas alguns dos adjetivos usados para descrever os veículos japoneses. 

Espalhados por quase todo território mundial, os carros fabricados por lá têm excelente recomendação e são frequentemente premiados em categorias de classificação. 

Aliados sempre à tecnologia e economia, os veículos japoneses são sempre citados quando o assunto é carro que não dá problema. E pode até parecer conversa de vendedor, se isso não fosse mencionado pelos próprios usuários dos veículos. 

Para se ter uma ideia, as marcas de  carros japoneses ocupam 3 de 10 posições dentre os veículos mais vendidos de 2019, isso somente no Brasil. 

Maiores fabricantes de carro do Japão

Embora tenha uma enorme gama de produtores de veículo, podemos mencionar algumas das marcas que mais se popularizaram aqui no Brasil: 

Toyota

influência carros japoneses

Uma das melhores empresas do ramo automobilístico. A Toyota está presente no Brasil desde 1958 e desde então se tornou uma das líderes de mercado no País. 

Com veículos de qualidade indiscutível, a montadora ficou conhecida por sua excelência na fabricação de carros resistentes e tecnológicos, com design robusto e com um toque de sofisticação. 

Seu modelo mais famoso é o Corolla, que ocupa pelo quinto ano seguido a ponta do ranking da Focus2Move como o carro mais vendido do mundo.

Nissan

Outra marca japonesa que faz bastante sucesso por aqui é a Nissan. Ela é conhecida por ter uma série de modelos que são capazes de atender às necessidades da população em diferentes momentos da vida. 

Seus veículos vão desde modelos mais compactos e econômicos até caminhonetes e SUVs. Eles possuem um bom rendimento aliado à tecnologia de ponta em sua fabricação. 

Honda

Com uma ampla oferta de veículos que variam desde os mais populares até modelos mais sofisticados, a Honda também conquistou o mercado automobilístico brasileiro. Ela está entre as dez marcas mais vendidas por aqui. 

Sinônimo de tradição e qualidade, seus carros são bastante conhecidos e aclamados pela durabilidade e segurança. Dentre os modelos mais cobiçados, podemos destacar o Honda Fit, Civic, City, sem mencionar os modelos SUVs como a HR-V e CR-V. 

Mitsubishi

Já no quesito de veículos mais sofisticados e elitizados, a montadora Mitsubishi ficou conhecida no Brasil por seus veículos mais luxuosos e tecnológicos.

Definido como um veículo que quase nunca precisa de manutenção, o grande destaque vai para os modelos tradicionais da Pajero, L200 e Outlander que são considerados os carros-chefe da marca.

Suzuki 

Marca de sucesso no mercado norte-americano, a Suzuki se destacou na produção de carros mais compactos – também conhecidos como utilitários. Eles se popularizaram principalmente entre as décadas de 1980 e 1990. 

A montadora também ganhou grande popularidade no Brasil com suas motocicletas de pequeno porte, com modelos econômicos- como a EN 125 Yes – , ideais para andar pelas grandes cidades. 

Como elas influenciam nas demais indústrias do mundo?

Tecnológicas e confiáveis, as indústrias japonesas estimulam suas concorrentes a buscar um padrão de qualidade, que é hoje um dos mais altos do mundo. 

O desenvolvimento de veículos para entrar no páreo da competição acirrada, tornam o mercado interessante não só para os compradores, mas também para as próprias montadoras. Elas lucram bilhões anualmente com a venda de seus automóveis. 

E sejam eles carros japoneses ou não, o que vale para o consumidor final é a qualidade oferecida, bem como as tecnologias e outros benefícios de comprar um carro em uma grande montadora. 

Vale lembrar que independente da marca do veículo em questão, proteger o seu bem é fundamental, tanto quanto escolher um modelo que atenda às suas necessidades. 

Neste sentido, contratar um seguro auto é indispensável, principalmente se você vive nas grandes cidades onde os índices de violência, roubos e furtos aumentam a cada ano. 

Com o seguro pago por uso da Thinkseg, você pode desfrutar de um seguro completo para o seu carro, sem que isso signifique desembolsar grandes fortunas anualmente. 

Funciona mais ou menos da seguinte forma: com o seguro pago por km, você paga apenas um valor simbólico de assinatura mensal, mais alguns centavos por quilômetro que rodar. 

Ainda tem dúvidas de que essa é a melhor opção para você? Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais vantagens em proteger o seu carro com nosso seguro!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...