Auto

Carro soltando fumaça: perigos ao carro e meio ambiente

Compartilhe em:

carro soltando fumaça

Entenda quais são as possíveis causas para o problema e como resolvê-las!

Além de contribuir para uma maior poluição do ar, o carro soltando fumaça pode render uma boa multa ambiental. No entanto, muita gente não sabe disso e não se atenta à manutenção adequada do veículo. 

E os malefícios de um carro soltando fumaça escura não param por aí: quando em congestionamento, pode atrapalhar a visão dos outros motoristas e provocar um desconforto em quem está ao redor. 

Sendo assim, tão importante quanto conhecer as caraterísticas das fumaça do seu carro, saber quando algo não vai bem e quais são as formas de resolver o problema é fundamental para sua saúde e para o seu bolso!

De onde vem a fumaça?

Antes de mais nada, é preciso entender de onde sai a fumaça produzida enquanto o carro está ligado. Essa função é basicamente do escapamento, componente responsável por exaustão, diminuição do barulho do motor e filtragem os gases emitidos pelo veículo. 

Normalmente, a fumaça emitida é cinza clara. Ela é mais perceptível nos dias frios em que o carro demora mais para aquecer. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais são os tipos de fumaça e quando devo ter atenção?

Conhecendo o normal, também é preciso saber que existem diferentes tipos de fumaça. Cada uma delas representa um problema específico e é importante saber reconhecê-las para resolver a situação o quanto antes. 

Fumaça Branca

carro soltando fumaça branca

Muito comum nos dias mais frios, a fumaça branca ocorre normalmente devido a queima do líquido do radiador na câmara de combustão. 

Essa condição, acontece principalmente quando há um problema no cabeçote. Isso faz  com que água do sistema de arrefecimento passe para a câmara de combustão. 

Além da fumaça, pode-se identificar esse problema pela falha de funcionamento do motor e diminuição do reservatório do radiador.

Já nos casos não tão comuns, a cor esbranquiçada na fumaça pode significar algum problema relacionado à à queima de fluído de freio pelo motor. 

Portanto, ao menor sinal de fumaça branca, não deixe de visitar um mecânico de confiança o mais rápido possível para não prejudicar outros componentes do carro.

Fumaça Preta

Já a fumaça preta é um dos maiores sinais de alerta para os condutores. Ela  pode ser resultado da mistura ar mais combustível, que provavelmente está desregulada. 

Isso significa que o seu carro está consumindo mais combustível do que deveria, ocasionando uma densa fumaça escura. Esse tipo de fumaça incomoda não só visualmente, mas também no olfato de quem está por perto. 

Uma dica é ficar atento ao quanto de combustível o seu carro está consumindo e se está gastando além do normal. 

Para evitar que isso aconteça, esteja sempre atento às velas de ignição e a regulagem do sistema de alimentação do seu carro (injeção eletrônica e carburador). Realize sempre que necessário uma manutenção preventiva nestes itens.

Fumaça Azul

Se o seu carro está soltando fumaça azul, o mais indicado é que você acione o seguro auto pago por uso e vá imediatamente até um mecânico de sua confiança. 

Isso porque ela indica que algo grave está acontecendo no seu carro. O que ocorre é que sua causa está normalmente associada a queima de óleo lubrificante, condição extremamente prejudicial ao motor. 

A falta de lubrificação ocasionada pela queima na câmara de combustão – fonte principal do problema – acontece quando os anéis de pistão estão quebrados ou danificados. Isso pode resultar em um motor fundido. 

Em quais casos pode-se levar a multa ambiental?

Como mencionamos anteriormente, o excesso de fumaça saindo do veículo pode gerar uma multa ambiental. Apesar de não contar pontos na carteira, ela dá um enorme prejuízo para o bolso. 

Atualmente, o valor da multa aplicada é de R$ 1.591,80, dobrando em caso de reincidência. Para os casos em que o motorista está sendo autuado pela primeira vez, é possível solicitar a redução/restituição de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo. 

Normalmente, a infração é destinada ao condutor quando há flagrante da situação, em uma das milhares de operações realizadas anualmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Como evitar esse tipo de problema no carro?

Existem diversas formas de evitar não só a penalidade, mas também problemas mais graves com o seu veículo. Dentre os principais cuidados, podemos destacar: 

  • Faça uma manutenção preventiva periodicamente para garantir que tudo esteja funcionando como deveria;
  • Mantenha o motor do veículo regulado conforme recomendação do fabricante;
  • Esteja sempre atento ao sistema de escapamento;
  • Abasteça seu carro com combustível de qualidade;
  • Evite o excesso de carga. 

Além disso, ter um bom seguro auto para contar nas horas de imprevistos é fundamental para ter uma assistência tanto técnica, quanto financeira. 

Neste sentido, o seguro auto pago por uso da Thinkseg se mostra como uma excelente alternativa. Ele possui cobertura completa por um preço acessível, pago mensalmente de acordo com os quilômetros que você rodar. 

Trata-se de uma solução mais justa para aqueles que desejam desfrutar de um bom serviço, pagando até 50% mais barato do que os seguros convencionais. 

Ainda não conhece o seguro pago por km? Entre contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o seguro que promete revolucionar o mercado brasileiro!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...