Conheça medidas práticas que você pode aplicar no dia a dia para contribuir com a saúde do planeta!
Nos últimos anos, as pautas ambientais vem ganhando cada vez mais força, fazendo com que mais pessoas se preocupem em adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia. Neste sentido, o carro e meio ambiente precisam ser aliados no combate a poluição.
Mas como isso é possível, sendo que cerca de 68% dos gases poluentes que estão na atmosfera hoje são emitidos pelos automóveis? A resposta é simples: a responsabilidade está nas mãos dos condutores!
E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Afinal, se a missão de reduzir os impactos no meio ambiente só depende de nós, é hora de colocar a mão na massa e saber quais medidas podem ser adotadas no dia a dia para que isso aconteça. Vamos lá?!
Fique atento aos pneus
Um dos grandes vilões do meio ambiente é a borracha utilizada para fabricação dos pneus. Ela tende a demorar muitos anos para se degradar completamente, causando danos à natureza quando descartados de maneira incorreta.
Sendo assim, para minimizar os impactos ambientais e financeiros, o ideal é optar por marcas de pneus que sejam ecologicamente corretas e se preocupem com as questões relacionadas à degradação da matéria.
Além de durarem por mais tempo dos que os pneus comuns (o planeta agradece!), os pneus ecológicos podem gerar uma grande economia para o seu bolso.
Outro fator importante está relacionado à calibragem das peças. Isso porque quanto mais murchos estiverem, mais combustível consomem, aumentando assim a emissão de poluentes.
Não deixe o tanque na reserva
Quando o tanque de combustível fica na reserva, os resíduos que estão localizados no fundo do reservatório tendem a entupir os bicos injetores. Isso prejudica o funcionamento do motor e ocasiona uma maior evaporação de combustível.
Por isso, o ideal é que você mantenha sempre o tanque do seu veículo, de preferência, acima da metade de sua capacidade.
Escolha o combustível mais ecológico
Uma das maiores vantagens em possuir um carro flex está justamente relacionada à escolher o combustível que mais for conveniente para o momento, e é claro, para o seu bolso.
No entanto, quando o assunto é a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera, o etanol se mostra como uma alternativa mais vantajosa e consciente.
Isso porque além de fazer com que o motor do seu carro tenha um melhor desempenho, seu processo de combustão praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor. Com isso. emite menos gases poluentes nocivos para o planeta.
Outra vantagem é que o etanol é feito a partir da cana-de-açúcar e, portanto, trata-se de um recurso renovável.
Além disso, abastecer o seu veículo com combustível de qualidade é fundamental para o meio ambiente.O combustível adulterado é normalmente misturado com outros produtos químicos que poluem ainda mais o planeta.
Realize manutenções regulares
Quando você não realiza as manutenções preventivas no seu veículo, a tendência é que ele force mais o motor e consuma mais combustível, poluindo muito mais do que um carro que esteja com a manutenção em dia.
Portanto, a dica é visitar um mecânico com regularidade e estar atento à todos os sinais que o seu carro pode emitir. Qualquer barulho fora do normal, excesso de fumaça ou até mesmo falhas no motor podem indicar de que é hora de realizar uma boa manutenção.
Dirija de forma suave
Você sabia que quanto mais pisa no acelerador do seu carro, mais ele emite poluentes no ar? A verdade é que para que o motor funcione, é necessária a queima do combustível e, quanto mais você o força para atingir altas velocidades, mais poluentes ele irá soltar.
Sendo assim, dirigir de forma consciente, é uma prática sustentável fundamental para contribuir com o meio ambiente. Respeite os limites de velocidade e evite acelerar sem necessidade.
Evite lavar o carro em casa
O consumo consciente da água também é essencial para preservar o meio ambiente. Durante a lavagem do carro em casa, pode-se ocorrer um enorme desperdício desse recurso tão importante para nossa sobrevivência.
Dessa forma, deve-se encontrar alternativas mais viáveis para higienizá-lo além da água. Lavagem a seco, a vapor ou até mesmo levá-lo em um lava rápido que utilize água de reuso podem ser maneiras de deixar o seu veículo limpo e ainda colaborar com o planeta.
Opte por transportes alternativos
Mesmo adotando todas essas medidas para diminuir os impactos da poluição causada pelos carros, ainda não é o suficiente para atingir os níveis necessários.
Por isso o ideal é que, sempre que possível, você utilize meios de transportes alternativos, principalmente nas grandes cidades onde o número de veículos é exorbitante.
O uso de transportes coletivos – metrô, ônibus e até mesmo a boa e velha bicicleta – podem te ajudar não só a não poluir o meio ambiente, como também a economizar dinheiro.
Isso porque além do combustível gasto diariamente, com a modalidade de seguro auto Pay Per Use, você paga apenas uma assinatura mensal + o valor por quilômetro rodado. Ou seja, quanto menos usar, menos paga no final do mês.
Viu só? Colaborar com o meio ambiente pode trazer inúmeras vantagens: mais qualidade para o ar que você respira, preservação da natureza e até mesmo economia do seu dinheiro.
Então, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu?! E se você conhece mais alguma dica bacana, compartilhe com a gente nos comentários!