A vida adulta nos traz algumas certezas. Uma delas é que todos os anos, logo nas primeiras semanas de janeiro, as contas vão começar a chegar. E põe conta nisso! São os impostos do carro e da casa, lista de materiais escolares dos filhos, sem contar o uniforme, tênis novo, mochila. Mas com um pouco de organização, os gastos com carro no começo do ano não vão pesar tanto no bolso.
Gastos com carro
IPVA
O IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, começa a vencer na primeira quinzena de janeiro. Seu valor depende do modelo do veículo, do ano e costuma variar para cada estado.
Há três modalidades de pagamento: à vista com ou sem desconto (em fevereiro), além do parcelamento em até cinco vezes (São Paulo). Ao não pagar, uma multa é aplicada e o proprietário perde a opção de parcelamento, sendo obrigado a fazer o pagamento à vista.
Licenciamento
Entre os gastos com carro tem também o licenciamento. Alguns estados forçam a cobrança da taxa de licenciamento no início do ano, junto com o IPVA, para aumentar a arrecadação. O proprietário, contudo, não é obrigado a pagar, já que o licenciamento tem um calendário próprio em cada estado conforme o final da placa. Em São Paulo funciona assim:
Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho
Finais 3 e 4: prazo até 31 de agosto
Placas com finais 5 e 6: prazo até 29 de setembro
Finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro
Placas com final 9: prazo até 30 de novembro
Final 0: prazo até 29 de dezembro
Ao não fazer o pagamento, há problemas à vista: se for pego com o licenciamento antigo, é infração gravíssima, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de multa de R$ 293,47.
DPVAT
Pelo terceiro ano seguido, proprietários de veículos no Brasil terão um alívio no bolso nos gastos com carro. É que o Seguro DPVAT não será cobrado em 2023. A medida já havia sido tomada em 2022 e 2021, após polêmica envolvendo a proteção obrigatória.
Como fazer um bom planejamento para controlar os gastos com carro no começo do ano?
Passo a passo para controlar gastos com carro
1. Faça um detalhamento das receitas e despesas
O primeiro passo para se organizar e ter um controle das despesas mensais é identificar todas as despesas dentro dos últimos três a seis meses. Anote o total de suas receitas para comparar com os gastos. Coloque tudo numa planilha, no bloco de notas do celular ou procure um aplicativo financeiro.
2. Poupe um pouco todo mês
Abra um espaço na sua planilha para reservar uma economia, ainda que seja pouca. Isso ajuda não somente a ter um dinheiro para imprevistos, mas também serve como estímulo para continuar o planejamento. Por exemplo, vale guardar uma parte do 13º salário ou das férias já pensando nos gastos com o carro no começo do ano.
3. Dívidas acumuladas significam dor de cabeça
Isto é algo que pode passar batido e criar uma despesa extra que não estava esperando. Lembre-se: para renovar o licenciamento, o carro não pode ter dívidas antigas. Sabe aquela multa que ignorou? Ou esqueceu o IPVA do ano anterior? Pois é, terá que pagar tudo isso primeiro para renovar o documento do carro. Não deixe isso para depois, o prejuízo pode ficar ainda maior.
4. Segure a onda em dezembro
O mês de dezembro é uma época tentadora para sair gastando sem pensar nas consequências, desde a compra de presentes, fazer festas ou viajar. Como dito acima, procure separar uma quantia para os gastos de começo de ano e não deixe que esses momentos de lazer afetem o seu orçamento.