Auto

Dirigir grávida: até quando pode utilizar o volante?

Compartilhe em:

grávida pode dirigir

Descubra se grávida pode dirigir e veja dicas para o período e a direção

A gravidez é uma época de muitas dúvidas, medos e questionamentos. Tudo parece novo e desafiador, principalmente para grávidas de primeira viagem. 

O turbilhão de emoções e sentimentos afeta todos os âmbitos da nossa vida e até uma simples pergunta pode gerar um mar de interrogações: grávida pode dirigir? Sim, você pode dirigir, apesar de existirem diversas orientações e recomendações quanto a isso.

O espaço da mulher na sociedade aumenta cada vez mais e a sua independência é evidente. Aquela visão antiga de que mulheres grávidas são consideradas incapazes está muito longe da realidade. 

As mulheres trabalham, têm seus afazeres diários e domésticos, sendo difícil imaginá-las pelos nove meses do período de gravidez sem poder realizar suas tarefas. O importante aqui é o diálogo constante e sincero com a equipe médica escolhida para acompanhar a gravidez.

Uma das questões principais deste assunto é o fato de existirem contrações que podem ocorrer sem aviso prévio. 

No caso de mulheres em período de gestação mais avançado, é possível que essas contrações sejam cada vez mais presentes no seu cotidiano, além de serem mais fortes também. 

O ambiente das cidades é estressante e dirigir com ansiedade e preocupação não é recomendado. Entenda melhor sobre o tema a seguir e tire suas dúvidas:

Grávida pode dirigir?

Nas leis de trânsito, não existe um tópico ou direcionamento relativo à questão. Este assunto é bastante complexo e cheio de especificações que vão depender exatamente do seu caso. Por isso, é praticamente impossível juntar todas as situações em uma legislação só. 

Não existe proibição nas leis de trânsito e não há impedimentos físicos em grande parte do período de gestação. Por isso, caso não seja uma gravidez de risco, uma mulher grávida pode dirigir. Contudo, a recomendação é que esta ação seja evitada.

O motivo desta recomendação é muito mais relacionado à prevenção do que às impossibilidades físicas e mentais. 

A gravidez é algo profundamente delicado e qualquer impacto mais forte ou um acidente leve inesperado pode prejudicar o bebê. Essa complicação pode derivar de cargas físicas ou, até mesmo, emocionais. O trânsito nas grandes cidades, como São Paulo, é intenso, agitado e frequentemente turbulento.

Com isso, pequenos detalhes podem ter um peso muito maior quando se trata de uma mulher grávida dirigindo. Entre eles está o posicionamento do cinto de segurança, a maneira de se sentar em frente ao volante e ficar horas em um engarrafamento.. 

Atente-se, portanto, nas tentativas de fazer com que o trajeto e o tempo atrás do volante sejam os melhores possíveis. 

Coloque o caminho no seu aplicativo de trânsito preferido e veja se o trajeto possui algum acidente, trânsito maior do que o normal ou se existe uma rota alternativa mais rápida. É essencial utilizar a tecnologia a seu favor. 

Quais são as melhores condições?

dirigir grávida

Caso não haja nenhuma restrição médica a respeito da gravidez, o normal é que a gestante dirija até às 34 semanas de gestação. Ou seja, até 8 meses uma m

Caso não haja nenhuma restrição médica a respeito da gravidez, o normal é que a gestante dirija até às 34 semanas de gestação. Ou seja, até 8 meses uma mulher grávida pode dirigir

Isso se dá porque nas últimas semanas de gestação, o posicionamento do bebê começa a comprimir a bacia. Essa compressão ocasiona sintomas colaterais como cólicas e a necessidade de fazer xixi com pouco tempo de intervalo. 

A principal questão a ser observada, quando a gravidez está mais avançada, é o trajeto e o horário da saída.

Ir a lugares mais próximos e em horários diferentes dos de trânsito mais carregado poderá fazer toda a diferença. 

É preciso ter em mente que a gravidez é uma condição bastante imprevisível e ter a quem ligar ou como sair do lugar que está acaba sendo imprescindível. Preste atenção na lombar, ok? 

Seria ótimo colocar uma pequena almofada entre o encosto do banco e as suas costas para se sentir mais confortável e segura.

Considere a contratação de um seguro auto. Uma nova modalidade das agências de seguro de carro é a de Pay Per Use e ela pode ser a ideal para você. Com esse tipo de seguro, você paga uma taxa fixa menor por mês e a cobrança dos serviços acontece apenas quando você utiliza seu carro. 

O cálculo acontece em cima dos quilômetros rodados e pode ser uma ótima opção para gestantes que estão no final da gravidez, por exemplo, e que utilizam menos o seu veículo. 

Falando em segurança, lembre-se de posicionar o cinto de três pontos da mesma maneira de quando não estava grávida, ok? Abaixo da barriga.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Foque em se observar

Mulheres grávidas têm a tendência maior de ter uma queda de pressão, então é essencial se observar antes de fazer caminhos longos. Aliás, o ato de prestar atenção em como você está dia após dia é um hábito que você precisa desenvolver durante todo o período de gravidez. 

Procure o trajeto menos demorado e com mais opções de paradas caso aconteça alguma situação em que você precise encostar o carro ou pedir a ajuda de alguém. Tenha sempre um serviço de motorista de aplicativo na manga.

Esvazie a bexiga antes de dirigir, tenha sua almofada já no carro e relaxe! Apesar de todos estes direcionamentos e preocupações, o estado mental é bastante significativo nessas horas,. Planeje todos os pontos e confie nas suas escolhas. Grávida pode dirigir, mas se conhecer e entender as especificações da sua gravidez de maneira individual é crucial para fazer as melhores escolhas e garantir um trajeto de segurança.

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...