Auto

Como dirigir à noite sem problemas

Compartilhe em:

como dirigir a noite

Descubra as principais dicas de como dirigir à noite com segurança e confiança

Uma das nossas principais vontades desde a adolescência é tirar a carta de motorista e conseguir a independência e ir e vir sem maiores problemas. 

Mas, dirigir depois de anoitecer sempre foi uma questão tanto para quem está começando a dirigir, quanto para pessoas que já possuem experiência. 

Isso porque tudo muda quando o sol se põe e dirigir à noite se torna um desafio um pouco maior do que o que os motoristas estão acostumados. 

Está tudo bem se sentir inseguro ou ter mais dificuldade na direção no período da noite, ok? Não é uma condição específica e existem muitas dicas que podem te ajudar neste processo. 

Dificuldades de dirigir durante a noite

As luzes ficam mais fortes e atrapalham nossa visão; os caminhos tendem a ser, obviamente, mais escuros, dificultando a identificação de buracos e lombadas; a presença de caminhões e carretas aumenta e é preciso uma atenção redobrada com os perigos comuns de cada cidade.

Dirigir à noite pode ser encarado como um problema por muitas pessoas de todas as idades. Vale a pena reforçarmos que esta dificuldade não está relacionada ao seu nível de experiência, podendo influenciar a confiança de qualquer pessoa. 

Separamos as principais dicas sobre como dirigir à noite e quais as maneiras mais indicadas para evitar riscos e problemas. Acompanhe com a gente:

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dicas para dirigir à noite com segurança

dirigir a noite

1. Saiba quando desviar o olhar

A intensidade das luzes do farol dos carros é bastante incômoda e atrapalha nossa capacidade de enxergar a distância. Esta já não é uma novidade para o Código de Trânsito Brasileiro, já que dirigir com o farol alto em lugares que possuem iluminação pública é considerado uma infração. 

O segredo aqui está em desviar o olhar quando cruzar com um carro com farol alto ou mesmo uma iluminação muito forte. Direcione seus olhos para frente e foque sua visão para a faixa da via. Esta ação evita que você, acidentalmente, olhe direto para a luz e cause a chamada cegueira temporária.

2. Preste atenção na velocidade

Em situações de risco ou de baixa visibilidade, o recomendado é que você diminua o máximo possível a velocidade. 

A Universidade inglesa Leeds realizou uma pesquisa sobre a nossa noção de espaço e percepção de velocidade. O estudo mostrou que nosso cérebro tem mais dificuldade em interpretar movimentos quando estamos em um ambiente mais escuro do que o comum. 

Isso interfere diretamente na sensação de estarmos dirigindo mais devagar do que realmente estamos. Dirigir à noite, portanto, demanda uma velocidade menor e maior atenção no painel do veículo.

3. Redobre os cuidados

Levando em consideração todos os aspectos que se modificam ao compararmos a direção de dia e de noite, é preciso redobrar os cuidados de maneira geral. Objetos, buracos, lombadas, pedestres e animais se transformam em potenciais problemas à noite. 

É mais fácil sermos pegos  de surpresa e nossa visão fica ligeiramente prejudicada se a iluminação pública não está como deveria. 

A dica aqui é:

  • Manter o foco na via;
  • Não confiar plenamente que todos irão respeitar as sinalizações;
  • Tomar um cuidado redobrado ao passar por faróis, já que existe a possibilidade de cruzar com motoristas que infringem as leis de trânsito de madrugada, por exemplo.

4. Diminua as possibilidades de distração 

A nossa capacidade de foco está diretamente relacionada à quantidade de distrações que temos à nossa volta. Ao dirigir à noite, é preciso diminuir a quantidade de coisas que podem tirar nossa atenção.

Diminuir o volume da música, evitar conversar assuntos mais densos com os passageiros e, em hipótese alguma, mandar mensagens ou atender ligações. 

Ao dirigirmos, estamos nos expondo a uma série de situações que não temos controle, e isso pode ser assustador. O importante é nos certificarmos que estamos fazendo a nossa parte para termos o tempo de reação necessário para lidar com os imprevistos.

5. Retrovisores e pára-brisas

Em momentos em que a visão está comprometida, a limpeza dos retrovisores e pára-brisas é essencial. 

É importante que você os mantenha sempre limpos, desembaçados e com 100% do seu potencial pronto para dirigir a noite, mesmo em outras horas do dia. 

Veja se seu carro possui recursos próprios para limpar os vidros. Eles representam uma parte crucial para conseguir enxergar sem grandes problemas. 

O segredo é tentar diminuir ao máximo qualquer possibilidade de se sentir insegura ou ampliar as dificuldades de visualizar o caminho.

6. Se estiver sonolento não dirija! 

Por mais que essa seja uma dica um tanto quanto óbvia, dirigir com sono é extremamente perigoso para você e para quem cruzará o seu caminho. 

Diversos acidentes são registrados mensalmente nas estradas de todo o território nacional por pessoas dormindo no volante e batendo o veículo. 

O sono pode fazer com que você tenha os chamados apagões. Essa situação ocorre quando a pessoa fica com os olhos fechamos por mais tempo que o normal e perde o controle da direção. 

Estradas onde a paisagem não muda por muito tempo, tendem a transmitir uma sensação de tranquilidade que, a partir de um certo ponto, se torna perigosa. Fique atento para não arriscar dirigir a noite nestas condições.

7. Mantenha uma distância segura

Manter o distanciamento entre o final do seu carro e o início do veículo da frente já é uma dica que precisa ser seguida todas as vezes que dirigir. Quando estamos falando de dirigir à noite, esta preocupação precisa ser leva ainda mais a sério. 

É importante que você se lembre de que nossas reações são mais lentas com pouca luz e velocidade alta. Ao conduzir um veículo após anoitecer tenha em mente estas condições para garantir uma maior segurança a todos os envolvidos na ação. Outra dica é a de ter um seguro auto de confiança, que você possa contar em situações de emergência. Por isso, tenha sempre em mãos os canais de atendimento para acioná-lo quando necessário.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Qual é o melhor caminho para encontrar um bom seminovo?
Comprar um seminovo bom pode ser uma opção muito interessante para quem deseja economizar dinheiro em relação a um...
Seguro pago por uso é bom para quem?
O seguro pago por uso, ou pay per use, é um modelo de seguro de carro que tem se...
Carro e status social - Como isso mudou ao longo do tempo?
Desde a invenção do automóvel, o carro tem sido um símbolo de status e poder. Nos primeiros dias dos...
O que pode acontecer se eu vender o carro e não tirar do meu nome?
Fazer a venda de carro e não transferir a propriedade para o nome do comprador pode resultar em várias...
Dicas para tentar deixar mais o carro em casa - Como começar a estabelecer novas rotinas
Usar menos carro e optar por meios de transporte mais sustentáveis pode trazer diversos benefícios, tanto para o meio...
Quais são as multas de trânsito que os brasileiros mais levam?
Para alguns motoristas, começo de ano é época de pagar o IPVA, o licenciamento anual e… as multas de...