Está programando visitar o município carioca, mas ainda não sabe o que fazer no Rio de Janeiro? Com várias opções de programas e atividades para escolher no fim de semana, alternativas não vão faltar para seu passeio.
Assim, é importante conferir as principais dicas e recomendações para deixar essa viagem perfeita. Portanto, separamos um roteiro acessível e prático para você conhecer a cidade maravilhosa com os amigos ou com a família.
Praias
Para começar a lista de opções de o que fazer no Rio de Janeiro, nada como curtir o melhor do litoral carioca.
Algumas das praias mais bonitas estão na Zona Sul da cidade. Copacabana, Leblon e Ipanema se destacam nesse quesito. Sejam por suas areias brancas e águas cristalinas, além das paisagens exuberantes, se divertir na região será fácil.
Mesmo se você não quiser ficar apenas parado na areia ou curtindo o mar, as praias cariocas são excelentes para se exercitar e fortalecer o contato com a natureza. Além disso, também é possível aproveitar os quiosques para tomar uma água de coco fresca ou, claro, uma cerveja gelada.
Cristo Redentor
Agora que você já aproveitou as praias cariocas, é hora de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. O primeiro deles, claro, é o Cristo Redentor, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e atrai milhares de visitantes todos os meses.
Para chegar ao topo do Morro do Corcovado, onde está o Cristo, são 700 metros acima do nível do mar de uma visão deslumbrante e inesquecível. Lá de cima é possível ver boa parte do Rio de Janeiro, tirar fotos, comprar lembrancinhas e eternizar o momento na mente.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico do RJ tem uma história com mais de dois séculos de existência. O príncipe português Dom João foi o responsável por criar um espaço inteiramente dedicado ao cultivo de plantas de diversos cantos do mundo.
E se você acha que a experiência pode ser monótona, está plenamente enganado. Apesar de ser um espaço dedicado para plantas e vegetação em geral, o Jardim Botânico oferece vários “cenários” de diversos países, como é o caso do jardim mexicano, japonês e de outras nacionalidades.
Leia também: Cidades com melhor qualidade de vida
Pão de Açúcar
Mais um ponto turístico clássico e que não pode passar em branco ao visitar o Rio. Seja para ver um bom pedaço da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara ou toda a orla de Copacabana, ou para andar no famoso bondinho que liga o Pão de Açúcar ao Morro da Urca. A visita a esse cartão postal carioca é indispensável.
Por sinal, se você estiver sem tempo de visitar todos os locais que vamos recomendar aqui, sugerimos que coloque o Pão de Açúcar no topo da lista. Temos certeza que esse é uma das melhores opções de o que fazer no Rio de Janeiro.
Museu do Amanhã
Se o seu gosto pessoal for mais voltado para o lado científico, recomendamos uma visita no maravilhoso Museu do Amanhã. É um local novo, que ainda vai completar 5 anos de vida na cidade maravilhosa.
Além de seu design de tirar o fôlego, as atrações e experimentos que podem ser encontrados no local vão deixar crianças e adultos de queixo caído. E o museu não vive só de eventos divertidos, já que o futuro do planeta, incluindo questões de sustentabilidade e convivência em sociedade, entre outros desafios, são temas recorrentes do espaço.
Destinos alternativos
Outras opções bem interessantes para conhecer no Rio de Janeiro incluem o Mosteiro de São Bento, Palácio do Catete e o Real Gabinete Português. Esses 3 locais se destacam pela arquitetura e história, o que é um prato cheio aos apreciadores de arte e do passado do país.
Já os amantes de natureza e aventura podem curtir os diversos parques cariocas. Alguns exemplos são o Parque da Catacumba, Pedra do Telégrafo, Morro Dois Irmãos, Parque das Ruínas e o Parque Lage. Mas lembre-se: existem outros pontos interessantíssimos para conhecer nesse sentido.
Aproveite nossas recomendações sobre o que fazer no Rio de Janeiro
A cidade do RJ é um destino muito rico para quem quer passar um fim de semana divertido. Com atrações para todos os gostos, é possível pegar o carro e atravessar facilmente os bairros, conhecendo assim os principais pontos turísticos e de interesse.
Portanto, se você é daqueles que usa o veículo apenas para essas viagens, prepare seu seguro auto por precaução, tire o carro da garagem, chame os amigos ou reúna a família e vá conhecer as maravilhas que o Brasil tem para mostrar. Certamente você não irá se arrepender.