Auto

Como colocar conexão wi-fi no seu carro?

Compartilhe em:

Casal em carro com wi-fi

O futuro dos nossos carros acompanha cada vez mais a presença da rede pela rede, graças aos dados em tempo real, mapas atualizados, streams

Se você mora em uma das principais cidades do Brasil, é bem provável que tenha que se deparar com congestionamentos diários. O tempo que a gente perde no trânsito é tão grande que existem pesquisas que comprovam a quantidade de dias e horas equivalentes à nossa permanência dentro do carro.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que o brasileiro gasta, aproximadamente, 2 horas e 28 minutos por dia no trânsito.

Em outras palavras, dedicamos 40 dias do ano ao trânsito. Esses números tendem a aumentar porque nosso tempo de deslocamento não para de crescer. Diante dessa realidade, você já pensou o que poderia fazer se tivesse acesso à internet enquanto está no trânsito?

Visando criar medidas para resolver esse tempo perdido, mas com foco na segurança dos condutores, hoje já é possível contar com alguns recursos que garantem o acesso à internet no trânsito. Descubra agora como funciona o serviço de wi-fi para carros!

Como funciona o wi-fi para carros?

Você pode desfrutar de serviços de wi-fi para carros de diversas maneiras. Tudo depende da tecnologia existente no seu veículo, do quanto você quer investir para realizar a adaptação e do pacote que deseja contratar.

Os carros mais modernos, por exemplo, já contam com o dispositivo de internet com a possibilidade de conexões 3G ou 4G no próprio painel. Para desfrutar do wi-fi, você deve usar o serviço de conexão do celular.

Hotspot de wi-fi 

Esse sistema serve para distribuir a rede internamente. Ele se assemelha a um mini roteador. Com esse equipamento, você pode conectar até 10 aparelhos ao mesmo tempo e obter boa qualidade de sinal.

No entanto, esse tipo de transmissão wi-fi só funciona se você estiver em locais cobertos pela sua operadora. Para desfrutar desse recurso, você precisa investir no equipamento, que custa em torno de 250 reais.

Mas não se esqueça de contratar um bom plano de internet 4G! Nesse caso, os valores dependem das suas necessidades de uso.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Usando o wi-fi do smartphone

Essa é a forma mais conhecida de wi-fi para carros. Para ter acesso ao serviço, basta usar o roteador do próprio celular e compartilhar sua rede de dados com os demais usuários do veículo.

Os demais usuários precisarão de uma senha que é informada pelo seu celular para poder usar a internet. A vantagem desse serviço é que não é necessário investir em um equipamento adicional.

Por outro lado, o compartilhamento de dados implica em consumo de bateria e da sua franquia de internet, que pode expirar mais rápido do que o usual. Portanto, se você deseja integrar uma rede de wi-fi desse tipo em seu carro, considere a assinatura de um plano com limite e/ou velocidade mais potente.

Roteador dedicado

Esse recurso é uma das opções mais aprimoradas de wi-fi para carros. O equipamento deve ser instalado no próprio carro e demanda o trabalho de um profissional que conheça a técnica.

A grande vantagem do roteador dedicado é sua capacidade de fornecer conexões mais estáveis e grande alcance de cobertura. Assim como os outros recursos, ele também funciona a partir da contratação de um pacote de dados de uma operadora de telefonia.

Outro elemento necessário para seu funcionamento é um chip que forneça internet móvel para ser roteada no automóvel.

Homem no banco do passageiro de um carro mexendo no computador

Conexão wi-fi para carros autônomos

Em um futuro bem próximo, será possível circular por aí em carros autônomos com conexão wi-fi. A Waymo, empresa do Google que desenvolve tecnologia para essa categoria de veículos, já vem fazendo testes com esse tipo de conexão em seus automóveis. Nos Estados Unidos, já é possível encontrar alguns modelos circulando em caráter experimental.

O objetivo da empresa é que, no futuro, os passageiros possam desfrutar da internet enquanto estiverem a bordo, sem precisarem se preocupar com o trânsito. Isso é possível porque esse tipo de automóvel se desloca por meio da tecnologia de inteligência artificial, e não depende da performance do motorista.

Vantagens da internet no carro

Enquanto os carros autônomos não chegam ao Brasil, a gente pode contar com a internet a partir dos 3 recursos citados anteriormente. No dia a dia, o wi-fi pode facilitar nossa vida em vários aspectos.

Escolha de rotas

Uma das vantagens é a possibilidade de traçarmos rotas mais seguras e práticas. Graças aos aparelhos de localização por satélite, a gente consegue saber quais são as vias de acesso que estão mais fluidas.

Mudança de trajetos

É possível identificar quais trechos estão interditados por  acidentes, presença de radares, blitz, bloqueios, alagamentos, entre outros. O acesso em tempo real a essas informações nos dá a possibilidade de traçar novas rotas e chegar ao destino em tempo hábil.

Segurança

Por meio do compartilhamento de rotas graças ao wi-fi, alguém de nossa confiança receberá atualização em tempo real de onde estamos. Caso ocorra um desvio no trajeto, é possível acionar a polícia ou tomar outras medidas de segurança.

Visualização de lugares de interesse

Outro benefício do wi-fi em veículos é a possibilidade de encontrar estabelecimentos, como postos de gasolina, restaurantes, farmácias, parques, entre outros locais nas proximidades de sua localização.

Use o wi-fi com moderação

Os benefícios de instalar um sistema de wi-fi para carros são enormes, como você já viu acima. No entanto, é importante ressaltar que todas essas facilidades devem ser aproveitadas tendo como foco a segurança e o bem-estar.

E isso se aplica a todos os que fazem parte do trânsito: condutores, passageiros, pedestres, ciclistas, entre outros. Seu celular deve estar acomodado em suporte apropriado e seguro, de modo que sua visão e manuseio da direção não sejam prejudicados.

Seu foco deve ser sempre o trânsito. Caso desejar ter acesso a alguma informação que implica em pesquisa pelo celular, pare o carro em lugar seguro.  Verifique tudo o que deseja e siga viagem. É melhor perder alguns minutos do que causar acidentes ou levar multas.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...