Auto

Os melhores tipos de faróis para as ocasiões do dia a dia

Compartilhe em:

tipos de faróis

Os faróis são itens de fundamental importância para qualquer carro e possuem características de projeto bastante específicas e que variam de acordo com os segmentos e preços dos veículos. Se você se preocupa com a segurança, vale a pena conhecer os tipos de faróis para garantir a melhor visibilidade possível. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Tipos de faróis

Farol monoparabólico

É o tipo mais simples e barato de farol e, por isso, o mais comum entre os modelos de carros de entrada. Nesse tipo de farol, um único refletor em formato parabólico converge e direciona os raios de luz emitidos pela lâmpada (geralmente incandescente, com dois filamentos) . Esse refletor é responsável tanto pelo facho alto quanto pelo baixo.

Farol biparabólico

O farol biparabólico é semelhante ao monoparabólico. A diferença é que um refletor é responsável unicamente pelo facho baixo e, o outro, pela luz alta. Assim, sua capacidade de iluminação é ligeiramente maior, uma vez que na maioria dos modelos, os dois refletores permanecem iluminando juntos quando o farol alto é acionado.

Farol de bloco elíptico

Em vez de parábolas, esse tipo de farol de carro utiliza um refletor em formato elipsoidal – o que explica o nome “bloco elíptico” -, associado a uma lente (plana do lado interno e convexa na face externa), que funciona como anteparo e impede que a luz passe para a parte superior e ofusque outros motoristas. Em relação aos similares anteriores, tal solução permite uma iluminação mais homogênea.

Farol de xenônio

Um farol de xenônio se diferencia apenas pelo tipo de lâmpada: em vez de ser gerada por filamentos, a luz provém da descarga do gás Xenônio (Xe). O sistema inclui ainda um reator, responsável pelo aquecimento desse gás. Em relação aos componentes halógenos, a vantagem mais evidente é a maior luminosidade, além da durabilidade prolongada das lâmpadas e do menor consumo de energia.

Tal sistema pode ser aplicado apenas ao facho baixo ou a ambos: no segundo caso, é chamado de bi-xênon. Geralmente, o farol de descarga de gás é aplicado a refletores do tipo elíptico, justamente para que a maior luminosidade não cause ofuscamento. Após a popularização dos faróis de carro em LEDs, os faróis de xenônio foram praticamente extintos.

Farol em LED

Os faróis de LEDs não utilizam lâmpadas associadas a refletores comuns e sim diodos semicondutores que emitem a luz. Mais eficientes que os sistemas halógeno e de xenônio, estão se popularizando rapidamente e já equipam vários modelos dos segmentos de entrada, como o Honda City e Volkswagen Polo.

Os faróis de LED também são mais resistentes a impactos e a vibrações e permitem maior liberdade no formato e, consequentemente, para o design do carro. Outras vantagens são a durabilidade bem maior em relação às outras lâmpadas e o consumo muito baixo de energia.Quando todos os fachos têm esse tipo de iluminação, o farol do carro é do tipo Full-LED. 

O uso de LEDs está crescendo não somente nos faróis, mas em todo o carro. Atualmente, há modelos que utilizam diodos inclusive nas luzes auxiliares, não obrigatórias, como as de neblina. A aplicação também está se tornando comum nas lanternas e até nos spots da parte interna dos veículos.

Farol a laser

No farol a laser, um feixe de laser atinge um conversor fluorescente à base de fósforo (P). O resultado é a emissão de uma luz branca até dez vezes mais forte que as convencionais. Para evitar lesões ao olho humano, as lentes dos componentes têm proteção especial. Os tipos de faróis a laser atualmente estão restritos a automóveis mais caros, como os modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche. 

Farol direcional

O princípio desse tipo de farol é o direcionamento do facho à medida que o motorista gira o volante. O objetivo é permitir máxima iluminação em curvas, situação na qual os sistemas convencionais não acompanham a trajetória da pista. Módulos eletrônicos e sensores acionam motores elétricos, que giram o refletor de acordo com o movimento da direção.

Apesar de estar disponível para todos os tipos de faróis, o sistema direcional ganhou novo impulso com os faróis de LED. Neles, o funcionamento é bem mais simples, pois não são necessários motores elétricos: o acendimento coordenado dos diodos já permite que o facho siga a movimentação do volante. Sistemas de última geração têm programas de iluminação específicos para diferentes condições climáticas e de condução.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...