Auto

Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação

Compartilhe em:

por que o seguro auto aumentou

O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente no bolso dos consumidores. O aumento do preço do seguro auto tem sido uma preocupação crescente para os proprietários de veículos, e diversas razões contribuem para essa elevação nos custos. 

Se você quer saber por que o seguro auto aumentou, confira abaixo os principais fatores que influenciam esse fenômeno e como eles impactam diretamente no valor final do seguro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Por que o seguro auto aumentou?

1. Aumento da sinistralidade

Uma das principais razões para o encarecimento dos seguros auto é o aumento da sinistralidade. 

O crescente número de acidentes e sinistros reportados pelas seguradoras têm impactado diretamente nos custos das apólices

A infraestrutura rodoviária precária, a imprudência no trânsito e os congestionamentos constantes são fatores que contribuem para o aumento das ocorrências, pressionando as seguradoras a ajustarem seus preços para cobrir os custos associados aos sinistros.

2. Avanço da criminalidade

Quer entender por que o seguro auto aumentou? O aumento da criminalidade, em especial os roubos e furtos de veículos, também desempenha um papel crucial no encarecimento do seguro auto. 

As seguradoras enfrentam desafios para lidar com a escalada dos índices de criminalidade, o que leva a um aumento nas indenizações pagas em decorrência de eventos dessa natureza. Como resultado, as seguradoras são obrigadas a reajustar suas tarifas para compensar essas perdas, impactando diretamente o bolso dos segurados.

3. Custos de reparo e peças

A inflação e a variação cambial afetam diretamente os custos de reparo e reposição de peças no mercado automotivo. A importação de componentes e a tecnologia embarcada nos veículos modernos contribuem para a elevação desses custos.

As seguradoras, ao assumirem os gastos com consertos e substituições, se veem compelidas a aumentar os valores das apólices para manterem a sustentabilidade financeira diante desse cenário desafiador.

4. Mudanças climáticas e desastres naturais

Para saber por que o seguro auto aumentou, temos que pensar também em fatores como as mudanças climáticas, que têm impactado o clima e as condições meteorológicas no Brasil. 

Eventos climáticos extremos, como enchentes e tempestades, aumentam o risco de danos aos veículos e, consequentemente, geram um aumento nas solicitações de sinistros. As seguradoras, ao se depararem com a necessidade de lidar com um número maior de pedidos de indenização em decorrência de desastres naturais, ajustam suas tarifas para garantir a estabilidade financeira e a continuidade dos serviços prestados.

5. Mudanças no perfil dos segurados

As seguradoras consideram o perfil dos segurados ao determinar os preços das apólices. Alterações demográficas, como o envelhecimento da população e mudanças nos padrões de comportamento dos motoristas, podem influenciar os riscos associados aos seguros auto. 

Por exemplo, um aumento no número de motoristas jovens pode levar a um aumento nas estatísticas de acidentes, o que pode resultar em ajustes nos preços para refletir essas mudanças de risco.

O aumento do preço do seguro auto no Brasil é um fenômeno complexo e multifacetado, influenciado por diversos fatores interligados. Porém, é possível encontrar alternativas acessíveis de seguro de acordo com o sue perfil.

O seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, pode ser uma ótima forma de pagar um preço justo pelo seu seguro, já que você só paga o quanto rodar. Faça uma cotação e diminua seus gastos com seguro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...