Auto

4 motivos para realizar a manutenção preventiva do seu carro!

Compartilhe em:

radiador

Se você é daqueles que têm pavor de ficar parado na rua com o carro quebrado, preste atenção: fazer manutenção preventiva do carro é muito mais barato do que fazer a corretiva. E, de bônus, te livra da dor de cabeça de ficar sob o sol esperando o guincho chegar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

O que é manutenção preventiva?

Manutenção preventiva é uma revisão onde o mecânico examina o desgaste e o funcionamento dos componentes, além de fazer trocas, regulagens e limpezas para que o carro trabalhe sempre na sua melhor forma.

Todo carro tem um cronograma de trocas e verificações de componentes por quilometragem indicado no manual do proprietário. As revisões feitas na concessionária seguem religiosamente esse cronograma.

Seguindo as recomendações do manual, mesmo na oficina mecânica de confiança, dificilmente o carro vai dar dores de cabeça e te deixar na mão. Mesmo assim, separamos quatro motivos para realizar a manutenção preventiva do seu carro!

Motivos para fazer a manutenção preventiva

1- Segurança

Com a manutenção preventiva em dia o carro fica mais seguro. Começa pela parte de pneus, suspensão e freios, que são responsáveis pela estabilidade e frenagem do veículo. Em segundo lugar, imagine uma pane em uma estrada ou avenida de grande fluxo? As chances de ocorrer um acidente são imensas.

2- Economia

Carros bem regulados são mais econômicos. Itens como velas de ignição, bobinas, bicos de injeção, sistema de admissão e filtros de ar e combustível devem ser verificados com frequência. Assim, a partida, a aceleração e o funcionamento geral do motor podem ser perfeitos. E quando isso acontece, ele consome menos combustível e emite menos poluentes.

3- Durabilidade

Um carro com a manutenção preventiva em dia dura muito mais e gera menos despesas. Isso acontece porque nunca os componentes serão sobrecarregados por outros cuja a troca foi negligenciada. Exemplo: amortecedores fora de ação fazem a suspensão trabalhar desequilibrada e exigem mais das outras peças. Em tempos de carros custando uma fortuna, ter um que dure mais e não dê dor de cabeça é muito importante.

4- Valor de revenda

Ao levar o seu carro em uma revenda ou concessionária para ser dado na troca por outro novo, ele passa por uma avaliação criteriosa do estabelecimento antes da concretização do negócio. Carros mal cuidados, com muita manutenção a fazer, fatalmente terão ofertas menores do que as de um modelo em perfeito estado de conservação. Muitas vezes, a loja desconta até mais do que o necessário como forma de compensar problemas futuros.

Com qual frequência devo fazer a manutenção preventiva?

Siga sempre os prazos indicados no manual de proprietário, que costumam ser a cada 10 mil quilômetros rodados ou um ano. Além do que for recomendado pelo fabricante, aproveite para fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas, bem como o rodízio dos pneus. 

Faça você mesmo!

Algumas verificações podem ser feitas pelo próprio dono a cada semana ou quinzena. Demoram não mais do que 10 minutos e ajudam a identificar pontos importantes para aumentar a vida útil. É importante sempre fazer com o carro frio e em piso plano.

  • Calibragem dos pneus e estepe;
  • Desgaste dos pneus;
  • Nível do óleo lubrificante;
  • Nível do líquido de arrefecimento (se estiver abaixo do mínimo, complete sempre com a marca original do carro, nunca com água ou outro produto);
  • Nível do limpador de para-brisa (misture detergente ou limpa-vidros na água);
  • Estado das palhetas do limpador de para-brisa;
  • Nível do fluido de freio;
  • Funcionamento dos faróis e lanternas.

Fique sempre atento aos ruídos que possam surgir durante o funcionamento do carro ou quando ele está andando. Qualquer barulho fora do comum requer atenção imediata, pois pode ser algum problema grave. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...