Auto

Dirigir à noite: no que prestar atenção?

Compartilhe em:

Cuidados ao dirigir à noite

Saiba quais cuidados tomar ao dirigir à noite e como se sentir mais seguro 

Segundo dados do Mapa da Motorização Individual de 2019, no Brasil, entre 2008 e 2018 houve um acréscimo de 28,6 milhões de automóveis e 13,7 milhões de motocicletas no país. Isso significa que o Brasil passou de 37,1 milhões para 65,7 milhões de automóveis. 

É claro que os carros trazem muito mais conforto e praticidade. Porém, há tantos automóveis na rua que dirigir passou a ser um tanto quanto estressante, especialmente dirigir à noite. Isso porque 50% das fatalidades no trânsito ocorrem durante esse período.

Por isso, se você quer saber quais cuidados tomar ao dirigir à noite e como se sentir mais seguro, é só conferir essas dicas que preparamos para te ajudar:

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Cuidados ao dirigir à noite

1. Esteja bem descansado

Dirigir cansado nunca é uma boa opção, principalmente se estiver dirigindo à noite. Por isso, esteja sempre bem descansado. A falta de luz pode despertar sonolência e, dessa forma, o nível de alerta do corpo reduz, dando mais espaço para ocorrer acidentes. 

2. Mantenha sempre o rádio ligado

Uma boa alternativa para se manter alerta caso o sono comece a aparecer, é colocar aquela música animada. Ela te ajuda a despertar e, assim, descansado ou não, você não corre o risco de cochilar durante o trajeto (o que pode ser extremamente perigoso). 

Ligue o rádio, coloque aquela música de sempre e mantenha sempre a atenção no volante.

3. Dirija mais devagar

Por estar à noite, o seu tempo de reação pode ser mais lento. Portanto, tente manter uma velocidade mais baixa. Com a visibilidade limitada, a reação a perigos, sinais de trânsito e outros veículos leva mais tempo. 

Ao dirigir mais devagar, você terá mais tempo para fazer as ações apropriadas quando necessário, isso evita acidentes na frente do volante.

4. Respeite a sinalização

Dirigir à noite é mais perigoso para todos os condutores por conta da redução de visibilidade que comentamos aqui em cima. Por isso, mantenha a atenção na sinalização! 

Não ultrapasse em locais proibidos, mantenha-se abaixo dos limites de velocidade e não faça ultrapassagens perigosas ou em locais proibidos (nem pelo acostamento). Além disso, se atente em áreas identificadas como de passagem de pedestres ou animais. 

5. Confira as lanternas antes de sair de casa

Durante a noite, nossa perspectiva de espaço é afetada pela baixa luminosidade. Isso afeta a compreensão tanto da sinalização, quanto de curvas perigosas, obstáculos na via, pedestres ou ciclistas. Por isso, sempre confira as lanternas do seu carro antes de dirigir à noite.

É claro que o cuidado não deve ser só com as lanternas do carro. O ideal é sempre verificar os pneus, manter o tanque cheio o suficiente para chegar ao destino e conferir se está tudo certo com o óleo do motor. 

6. Mantenha seu para-brisa e faróis limpos

Mantenha o para-brisa e os espelhos limpos para evitar reflexos durante a condução noturna. 

Embora de dia você possa não perceber, um para-brisa sujo espalha a luz e torna extremamente difícil ver através da noite, prejudicando a direção. Por isso, verifique se os faróis estão limpos e sem danos. Faróis sujos ou danificados não apenas limitam sua visão, mas também podem lançar um reflexo em outros motoristas.

7. Planeje suas paradas

Se for dirigir à noite com o intuito de fazer uma viagem longa e pegar estrada, é recomendável fazer um checklist. Planeje as paradas em locais seguros e próximos a restaurantes, postos de gasolina e hotéis com boas avaliações. Evite parar no acostamento. Pode ser arriscado em relação a assaltos e até mesmo acidentes de trânsito. 

8. Faça refeições leves antes de dirigir à noite

Por conta da sonolência, o ideal é fazer refeições leves. Refeições pesadas potencializam aquele famoso sono depois de comer – já que exigem maior esforço e tempo para a digestão. 

Por outro lado, uma refeição leve, com saladas e carnes magras, ajuda a evitar desconfortos e problemas digestivos. Esse é um detalhe importante para quem ficará sentado dirigindo por longos períodos e quer fazer uma viagem segura e sem intervenções. 

9. Não acenda a luz interna do veículo

A luz interna do veículo pode prejudicar totalmente a visão do motorista. Embora pareça inofensiva, ela diminui a percepção de faróis e semáforos, algo que pode resultar em acidente.

10. Não consuma bebidas alcóolicas 

É claro que essa dica não serve apenas para a direção durante à noite. Direção e álcool não combinam e é extremamente arriscado, tanto para quem está dirigindo quanto para quem está no trânsito. 

O álcool diminui a atividade do sistema nervoso central e prejudica o motorista de várias maneiras. Por isso, se for dirigir, não beba. Além de ser crime, é um ato irresponsável e que pode resultar em diversos acidentes.

E não podemos esquecer de uma outra dica importante: ter um seguro auto de confiança, que você possa contar em situações de emergência. Por isso, tenha sempre em mãos os canais de atendimento para acioná-lo quando necessário.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...