Auto

Dia do mecânico: saiba a importância de ter um mecânico de confiança

Compartilhe em:

Dia do Mecânico

Entenda a importância de ter um mecânico automotivo de confiança para cuidar do seu carro

Quando investimos em um carro, sabemos que há diversas preocupações além das parcelas do automóvel. Por isso, manter um carro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem noção alguma de mecânica. 

É aí que entra a importância de ter um mecânico automotivo de confiança, que garanta um preço justo e de qualidade nos serviços do seu carro.

Mas por que ter um mecânico automotivo de confiança?

Para ajudá-lo e garantir que qualquer problema no seu carro seja solucionado o quanto antes e de maneira correta. 

Arriscar um conserto sem ter noção ou propriedade no assunto pode ser muito perigoso e danoso ao seu carro. Além de ser um tanto quanto imprudente, já que pode causar danos reais tanto ao seu carro quanto ao trânsito. 

Mecânicos bons e de confiança podem passar um diagnóstico muito mais preciso, sem enrolações ou enganações. Por isso, devemos valorizar essa profissão tão importante e significativa. Sem eles, imagina só a quantidade de carros parados e sem conserto?

Assim como em qualquer outra profissão, um bom mecânico precisa passar por cursos técnicos ou profissionalizantes e atualizações constantes sobre o assunto. Isso porque os veículos renovam constantemente e só experiência e anos de trabalho não são suficientes para garantir um bom conserto do seu carro. 

Cuidados com a manutenção do veículo

A manutenção e o conserto do automóvel é imprescindível para a segurança. Afinal, um conserto mal feito ou errado pode ter sérias consequências. 

Se o seu automóvel for semi novo ou um modelo mais antigo, é mais importante ainda que haja uma manutenção frequente para garantir o bom funcionamento do seu veículo.

É comum vermos casas de mecânicos que não possuem um certificado ou boas indicações no ramo. Isso torna situações desagradáveis ainda mais frequentes, como casos em que o dono do automóvel tenha sido enrolado por dias, sem ter o seu problema resolvido. 

Conhece alguém ou já passou por isso? Pois é, isso é bem comum! Sem um mecânico automotivo de confiança, essas situações podem ser cada vez mais recorrentes e prejudiciais ao seu carro. 

Ficar indo de profissional em profissional sem uma resposta concreta pode causar mais danos ainda ao seu carro (além do tempo de procura que pode ser muito desgastante).

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Por que procurar apenas um mecânico certificado?

Importância do mecânico

Há pessoas nesse ramo que não se importam em tirar vantagem quando percebem que seu cliente não tem conhecimento sobre o assunto. Por isso, muitas vezes, arrumam problemas onde não existe para que o orçamento fique ainda maior. 

Assim, é de extrema importância pesquisar um mecânico certificado e com boas referências no mercado.

Estamos em 2021, os carros estão cada vez mais completos e tecnológicos. Ou seja, é necessário confiar em um mecânico que esteja sempre se atualizando e se especializando em veículos tanto antigos quanto atuais.

Áreas e especialidade da engenharia mecânica

  • Sistemas Estruturais Mecânicos Metálicos e de outros Materiais;
  • Sistemas Métodos e Processos de Produção;
  • Transmissão e Utilização de Energia Mecânica e Térmica;
  • Máquinas Térmicas;
  • Caldeiras e Vasos de Pressão;
  • Máquinas Frigoríficas;
  • Condicionamento de Ar;
  • Conforto Ambiental;
  • Sistemas Fluidomecânicos;
  • Pneumática e Hidráulica;
  • Fontes de Energia;
  • Conversão de Energia;
  • Operações Unitárias;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Tecnologia dos Materiais de Construção Mecânica;
  • Métodos e Processos de Usinagem e de Conformação;
  • Metrologia;
  • Engenharia de Produto;
  • Mecânica Fina e Nanotecnologia;
  • Veículos Automotivos;
  • Material Rodante;
  • Transportadores e Elevadores;
  • Métodos de Controle e Automação dos Processos Mecânicos em Geral;
  • Instalações;
  • Equipamentos;
  • Dispositivos e Componentes da Engenharia Mecânica: Mecânicos, Eletromecânicos,  Magnéticos e Ópticos.

Na mecânica simples e do dia a dia, alguns são especializados em junta do cabeçote, outros em motor, troca de filtro de ar, óleo, parte elétrica e por aí vai. 

Entretanto, há mecânicos automotivos que são especializados em marcas específicas de veículos, como Ford, Citroen, Peugeot, Jeep, Fiat, etc. 

Uma boa dica é ter paciência para fazer uma pesquisa minuciosa e profunda. Um mecânico de confiança pode aumentar anos na vida útil do seu veículo e um mau mecânico pode fazer exatamente o contrário disso.

Como escolher um bom mecânico?

Se você não tem ideia de onde começar, uma boa alternativa é pedir indicações. Faça pesquisas, pergunte aos seus amigos e familiares e vá em mais de um profissional. 

Conforme você faz pesquisas mais aprofundadas e vai em mais de um profissional, há mais chances de sentir segurança. .

Atente-se

Quando estiver pesquisando, procure se atentar em algumas coisas, por exemplo: o que ele está te passando é, de fato, o que será feito no seu automóvel? 

Depois que o orçamento for passado, converse com outros profissionais para saber se as informações batem.

Outras características, como: humildade, proatividade, simpatia e persistência também expressam qualidades de um bom profissional.

É claro que a proatividade é importante em qualquer profissão. Mas isso também significa que o mecânico muito provavelmente terá mais atenção e cuidado com o seu automóvel. Isso também será possível de analisar numa visita à oficina para saber se ela é boa e de confiança. 

Mecânicos automotivos que costumam ser minuciosos e atentos a detalhes são ótimos profissionais. Eles prezam por ir a fundo nos problemas e, dessa forma, detectam outras oportunidades de conserto do seu automóvel.

E, por último, não esqueça: um seguro auto de qualidade é de extrema importância para te socorrer em momentos imprevisíveis. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...