Auto

Saiba como funciona a carteira de motorista digital

Compartilhe em:

carteira de motorista digital

Confira o funcionamento da carteira de motorista digital e quais os benefícios de optar por esse tipo de documento!

Hoje, quase ninguém sai de casa sem seu smartphone, especialmente a geração dos millennials.

Esses cidadãos que priorizam a mobilidade estão acostumados a interagir com a tecnologia em suas vidas diárias. Com isso, esperam o mesmo nível de inovação até mesmo em suas licenças para dirigir.

Uma carteira de motorista digital é uma versão altamente segura de sua CNH física armazenada em seu smartphone. Não é uma substituição do documento real, mas um suplemento a ele.

Assim como os cartões de crédito, seguro auto pago por uso, dinheiro e chaves começaram a evoluir para encontrar o seu lugar em nossos celulares, o mesmo ocorreu com a CNH. Ter uma licença digital em seu dispositivo significa que você sempre terá a documentação em mãos – mesmo se deixar sua carteira ou bolsa em casa.

Uma demanda crescente

De acordo com a agência Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a demanda pela carteira de motorista digital está disparando no Brasil desde a introdução do documento em 2018, quando foi disponibilizada para os motoristas do país.

Mais de 1,5 milhão de motoristas em todo o país já utilizam a carteira de habilitação digital. São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás são os estados brasileiros líderes na adoção do documento digital.

Para utilizar o serviço, o usuário deve ter uma licença física emitida com um QR Code e digitalizá-lo no aplicativo oficial.

As verificações são feitas por meio de identificação por câmera, seguidas da validação de um código recebido por SMS e da criação de uma senha. O acesso ao aplicativo também pode ser desbloqueado com dispositivos habilitados com leitores de impressão digital.

Os cidadãos brasileiros podem fazer o download da licença em PDF e usá-la como meio de identificação válido em outros locais, como bancos, cartórios e até mesmo para contratação de seguro auto. A carteira de habilitação digital também visa a agilizar a fiscalização por parte das autoridades.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como você obtém sua carteira de motorista digital?

Acompanhe o passo a passo para obter o aplicativo e cadastrar os seus documentos:

  • Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone; 
  • Abra o app e selecione: “Entrar com gov.br”;
  • Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”;
  • Informe a senha do usuário;
  • Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  • Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: Validação pelo celular(Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
  • Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
  • Efetuar a leitura do QR Code;
  • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
  • Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
  • Pronto está disponibilizada a CNHe em seu smartphone.

Quais são seus benefícios?

habilitação digital

A versão digital da CNH veio para trazer alguns benefícios que não eram possíveis com sua versão física. Isso inclui:

Documentação sempre disponível

Uma das coisas mais inconvenientes para qualquer motorista é sair de casa e perceber que esqueceu sua CNH em cima da mesa. O caso fica ainda mais grave quando a pessoa já não consegue mais fazer o retorno para buscar o documento.

Para quem possui a carteira de motorista digital, isso já não é mais um problema. Basta acessar o aplicativo e você terá uma cópia da documentação em mãos.

Fácil de solicitar

Conseguir sua carteira de motorista pode ser um processo um tanto complicado, especialmente devido à alta burocracia. 

Pensar em repetir o processo para conseguir uma versão igual, mas digitalizada, seria um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Felizmente, esse não costuma ser o caso com a CNH digital. Na verdade, todo o processo tende a ser bem mais simples.

Igualmente segura contra fraudes

Muitas pessoas têm medo de usar coisas digitais, pois há muitas notícias sobre crimes e fraudes pela internet. 

Esse tipo de perigo existe e você precisa tomar alguns cuidados, mas a sua carteira de habilitação não está tão vulnerável assim. Na verdade, ela é tão segura quanto a sua versão impressa.

Graças à tecnologia de segurança digital aplicada no seu cadastro e à verificação dos documentos, você não verá ninguém criando uma carteira de habilitação falsa em seu nome nem terá problemas de reconhecimento. Em outras palavras, não haverá uma grande diferença prática entre aquela que você carrega no bolso e a que você carrega no celular.

É aceita pelas autoridades

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E, ainda, a Resolução nº 720, de 7 de Dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

E claro, fique atento ao funcionamento de seu smartphone. Apesar de ser permitido dirigir apenas com o documento digital, se o aparelho do condutor estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, portanto, sujeito a multa.

Proteção durante a pandemia

A pandemia do coronavírus criou outro benefício do uso da carteira de motorista digital: verificação sem contato físico. O processo de validar sua identidade num aeroporto, por exemplo, precisa ser completamente diferente agora que a troca de objetos físicos pode espalhar uma doença altamente contagiosa.

Se uma pessoa pudesse enviar as informações eletronicamente, não haveria troca de materiais físicos e seria mais seguro, rápido e transparente.

Esse novo formato de validação tem como objetivo conquistar um espaço digital de confiança, com bons níveis de segurança, interoperabilidade e proteção de dados. 

Todos os processos e inovações buscam impulsionar a eficiência, o desenvolvimento econômico e a inclusão com o objetivo de servir melhor seus cidadãos de forma confiável, segura e transparente. Isso não é diferente com o processo de habilitação, que também precisou se adaptar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...