Auto

Novos compactos no mercado

Compartilhe em:

custo de viagem de carro

É verdade que o consumidor brasileiro abraçou os SUVs com força, atraídos pelo espaço, posição de dirigir elevada e robustez. Também é verdade que os carros compactos só estão no topo do ranking de vendas graças às vendas diretas, sobretudo para as locadoras de veículos. Entretanto, se você curte a agilidade, a economia de um compacto, separamos algumas novas opções no mercado.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Novo Volkswagen Polo

O Polo ganhou uma reestilização de meia idade (foi relançado no Brasil em 2018, após um hiato de cinco anos) e uma dura missão: substituir o lendário Gol, que deixou de ser produzido após 42 anos. 

Para isso, ganhou uma nova versão de entrada, o Polo Track, de construção simplificada, apenas com motor 1.0 aspirado, lista de equipamentos enxuta e visual ligeiramente diferente do restante da linha. Apesar de ser mais simples, é uma excelente opção entre os carros compactos para quem aprecia a boa dirigibilidade e uma pitada de esportividade.

O restante da linha também ganhou retoques no design e novas versões, inclusive uma 1.0 Turbo com câmbio manual, para a alegria dos órfãos do Up TSI. Para quem gosta de esportivos, o Polo GTS continua em linha com motor 1.4 Turbo de 150 cv de potência.

Peugeot 208

O Peugeot 208 é o queridinho das locadoras. Até agosto, 65% das vendas do modelo em 2023 foram para empresas de locação. Apesar de não ser o favorito do cliente que vai na concessionária e senta na mesa para negociar, o 208 tem seu valor e está em sintonia com o que é vendido na Europa, um dos mercados mais exigentes para carros compactos.

Bonito, bem equipado e com espaço interno adequado, o 208 se destaca com o motor 1.0 de três cilindros de origem Fiat. Anda bem e não gasta muito para carros compactos. Para quem precisa de mais desempenho, a versão 1.0 Turbo chega ainda em setembro de 2023 e deve aposentar o antigo 1.6 16V, usado pela Peugeot desde 2001.

Citroën C3

O novo Citröen C3, primo do Peugeot 208, também tem quase dois terços das vendas para grandes frotistas. Ambos usam a mesma plataforma e conjunto motriz, porém o C3 é um pouco mais simples e barato. Sua versão de entrada briga em preço com Renault Kwid e Fiat Mobi, que são menores.

O grande barato do C3 é seu porte mais alto e largo, com inspiração no SUVs. Os motores são os mesmos 1.0 e 1.6 16V do 208, este último com opção de câmbio automático de seis marchas. O motor 1.0 Turbo acoplado a um câmbio automático CVT está previsto para 2024.

BYD Dolphin

Se o orçamento permitir, não deixe de visitar uma concessionária BYD e conhecer o Dolphin. O compacto 100% elétrico chega da China com muita tecnologia, recheado de equipamentos e bom espaço interno. O preço é próximo dos compactos topo de linha com motor a combustão: R$ 150 mil.

O BYD Dolphin usa plataforma desenvolvida para modelos 100% elétricos. Por isso, apesar do comprimento de 4.125 mm (pouco menor que um Chevrolet Onix), tem um entre-eixos de 2.700 mm, o mesmo de um Toyota Corolla. No assoalho, o pacote de baterias Blade com 44,9 kWh de capacidade que no ciclo NEDC tem autonomia de 400 quilômetros.

O motor elétrico no eixo dianteiro tem 94 cv e 18,3 kgfm de torque, que o leva aos 100 km/h em 10,9 segundos declarados pela marca, com velocidade máxima de 150 km/h. Entre os equipamentos, sistema multimídia com tela de 12,8″ rotativa, algo famoso nos modelos da marca, com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, e curiosidades como um videogame e karaokê, disponíveis com o carro parado, e comandos por voz em português.

GWM Ora 03

O Ora 03 também é elétrico, chinês, custa R$ 150 mil, tem bons equipamentos e design diferentão. No modelo da GWM, o motor é mais potente e rende 171 cv e 25,2 kgfm de torque. Conforme a versão, a autonomia pode ser de 310 ou 400 quilômetros. Nos dois casos, a GWM promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

Entre os equipamentos do Ora 03, central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, câmera 360°, sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes e mais.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...
Como pagar seguro auto somente por um mês. Isso é possível?
Nos últimos anos, a indústria de seguros tem passado por uma revolução notável, impulsionada pela tecnologia e pela busca...
Entenda como funciona seguro auto com franquia reduzida. Por que vale a pena?
Uma opção cada vez mais popular entre os proprietários de veículos é o seguro auto com franquia reduzida, uma...
Vai comprar carro em 2024? Confira as nossas dicas
O mercado automobilístico vai, aos poucos, se recuperando da queda nas vendas causada pela pandemia de Covid-19. Em 2023,...
Carros com difícil aceitação no seguro: o que fazer?
Na hora de adquirir um seguro para o seu veículo, muitos proprietários enfrentam um obstáculo significativo: a difícil aceitação...