Auto

Carro alienado: saiba o que é

Compartilhe em:

Carro alienado

Entenda o que é um carro alienado e veja como esse conceito pode impactar na hora de comprar ou vender um veículo!

Uma opção de financiamento que costuma baratear a compra de um veículo é o contrato de alienação fiduciária. Você sabe o que é isso?

Por meio dele, você usa o próprio automóvel como uma garantia do pagamento da dívida. O veículo então passa a ter a nomenclatura de carro alienado. Essa situação permanecerá ativa até que o proprietário quite a dívida.

Um dos principais pontos deste tipo de operação é que se você não mantiver as parcelas em dia, o banco ou a financeira podem levar seu automóvel.

Veja como funcionam os processos que envolvem um carro alienado.

Posso vender um carro alienado?

Você cogita a ideia de vender seu carro alienado para adquirir um novo automóvel? Neste caso, a recomendação de especialistas é que você só realize esse processo após pagar todas as parcelas pendentes do contrato.

Da mesma forma, se a sua intenção é realizar a venda apenas para se livrar da dívida, saiba que ainda assim a operação continuará em vigor.

Portanto, para tentar resolver esse dilema, é possível seguir por dois caminhos distintos:

  1. Pagar todas as parcelas e quitar o financiamento
  2. Encontrar um comprador disposto a pagar a dívida ativa

No caso de você encontrar uma pessoa interessada, é necessário realizar o processo de transferência, que deve ser aprovada pelo banco credor ou instituição financeira.

Para realizar esse processo, entre em contato com o banco ou com a financeira que elaborou o contrato. Verifique se a transferência do financiamento do seu veículo foi liberada e quais são os próximos passos.

Como você viu, vender um carro alienado pode demandar mais energia do que você imagina. É justamente por isso que a melhor abordagem é simplesmente quitar as parcelas em aberto e daí então buscar por interessados em seu veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Posso comprar um carro alienado?

O que é carro alienado

Se por acaso você é alguém interessado em comprar um veículo que ainda consta como alienado, precisa pensar muito bem antes de assumir essa dívida. Mesmo que a compra seja liberada pelo banco ou financeira, esse momento de análise é vital para uma decisão acertada.

Ao invés de simplesmente assumir as dívidas, que tal buscar uma negociação com o vendedor, pagando as demais parcelas e quitando o financiamento? Essa escolha é uma opção vantajosa para ambos os interessados.

Isso porque, depois que o contrato de alienação fiduciária é finalizado, o veículo não fica mais restrito à venda. Ele pode ser vendido normalmente, facilitando assim o repasse da documentação.

Caso você aceite assumir o pagamento das mensalidades restantes, verifique se as parcelas do financiamento até o momento realmente foram pagas. Só depois dessa confirmação você pode tomar uma decisão.

Outra dica para agilizar o processo de compra é negociar com o vendedor a quitação do financiamento. Um empréstimo pessoal pode facilitar e acelerar a aquisição do veículo em questão.

Como saber se um veículo está alienado?

Para saber se um carro está alienado ou não, você vai precisar da placa do veículo e do número do Renavam.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores e pode ser encontrado no documento do carro ou da moto.

Com esses dois dados, você vai seguir o passo a passo baixo. Vamos usar o exemplo de São Paulo, mas dos outros estados é bem parecido:

  • Acessar o site do Detran do seu estado;
  • Clicar em “Veículos”;
  • Clicar em “Veículo financiado ou quitado”;
  • Para fazer a pesquisa, você precisará fazer um cadastro ou informar seu CPF e responder algumas questões.

Como funciona o financiamento de automóveis?

De acordo com o Banco Central (BC), as operações de crédito se dividem em financiamentos e empréstimos. Em ambos os casos, o consumidor pode usar o próprio bem que será financiado como uma forma de garantia. Essa opção diminui os riscos para o banco/financeira e acaba gerando taxas de juros menores para o comprador.

Durante o processo de financiamento, os credores fazem uma análise de crédito, avaliam o bem a ser adquirido e verificam se o consumidor possuir formas de garantir o pagamento da dívida.

No caso de veículos, o processo de financiamento recebe o nome de Crédito Direto ao Consumidor. Ele é concedido por uma instituição financeira em parceria com a loja ou empresa que está a comercializar o carro, após efetuar o registo e análise de crédito do cliente.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Diferente de um financiamento padrão, quando adquire um consórcio de automóvel, você tem que pagar parcelas e acompanhar os sorteios mensais. Se por acaso for premiado, pode retirar o automóvel.

Em linhas gerais um consórcio representa um grupo de pessoas interessadas no mesmo bem. 

Um dos seus principais diferenciais é que as parcelas em questão não costumam ser fixas. Elas podem variar (para cima ou para baixo) dependendo do preço do veículo na tabela.

Outra diferença em relação aos financiamentos é que não há cobrança de juros. Há apenas uma taxa de administração informada no momento da contratação.

Posso contratar um seguro de carro alienado?

Sim, é possível contratar um seguro auto para um carro alienado. O único porém é que muitas vezes existem algumas condições diferenciadas, quando comparadas com a compra de um veículo que não está sob efeito de um contrato de alienação.

A primeira delas é que em um seguro de veículo alienado, são inclusos o cliente, a segurada e a instituição financeira. 

A seguradora pode estar disposta a pagar ao cliente as parcelas restantes para o encerramento do financiamento. Ou então o próprio segurado pode utilizar o dinheiro da indenização para fazer esse procedimento de quitação.

De qualquer forma, se comprar um carro alienado, preste bastante atenção nos pontos levantados ao longo do artigo e conte com um seguro auto confiável e capaz de proteger a sua nova aquisição.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...