Auto

Conheça os seis carros SUVs mais vendidos no Brasil em 2021

Compartilhe em:

automóveis SUVs

O segmento dos automóveis SUV não para de crescer. Ele já representa um terço do total de vendas de modelos novos no Brasil. Foram 668.345 unidades emplacadas em 2021, dentro de um total 1.974.431 veículos e comerciais leves vendidos. Em 2020, o total de SUVs que ganharam as ruas foi de 528.182 unidades, pouco mais de um quarto do total vendido (1.950.889 unidades).

Se deixarmos os comerciais leves de fora, os automóveis SUV são o maior segmento. Eles têm 42,9% de participação nas vendas no último ano. Praticamente o dobro do total obtido pelos hatchbacks compactos (21,9%).

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Altos e robustos

As razões para o sucesso dos automóveis SUV já são bem conhecidas. A principal delas é a maior altura, que proporciona uma posição de dirigir mais elevada e, consequentemente, uma visão mais ampla do tráfego à frente, aumentando a segurança.

Outras características que a carroceria mais alta permite são uma maior distância do solo e o uso de pneus maiores. Assim, transpor lombadas, buracos, valetas e alagamentos fica mais fácil.

Espaço maior na frente e atrás

E não para por aí. Os automóveis SUV são mais espaçosos do que seus similares com carroceria sedã ou hatch. Acomodam melhor os passageiros, inclusive durante a entrada e saída do habitáculo. Também têm porta-malas com boa capacidade de bagagem e facilidade de acesso.

Opções para todos os gostos e bolsos

Alguns modelos, inclusive, possuem um banco extra para dois passageiros. Assim, eleva a capacidade total para sete e faz a alegria das grandes famílias. E não faltam opções de motorização:

A tração pode ser dianteira, traseira e integral. O preço varia dos R$ 85 mil do CAOA Chery Tiggo 2 aos R$ 7 milhões do Rolls-Royce Cullinan.

Com o mercado bombando, separamos os X automóveis SUV mais vendidos no mercado brasileiro em 2021. Confira!

1º lugar – Jeep Renegade – 73.913 unidades

Lançado no Brasil em 2015, o Renegade é hoje o SUV com mais personalidade vendido no país. Seu design inspirado nos primeiros jipes continua atraente, mesmo com sete anos de mercado. Com excelente acabamento e bons itens de série, o Renegade atrai todo tipo de comprador. Da garota que acabou de entrar na universidade ao idoso que busca um carro para se acomodar mais facilmente. Para 2022, o Renegade traz uma leve reestilização e novo motor 1.3 Turbo flex de 185 cv, que substitui de uma só vez o 1.8 16V flex e o 2.0 Turbodiesel.

2º lugar – Jeep Compass – 70.906 unidades

O Compass corrigiu o maior defeito do Renegade: o espaço para bagagens. Apesar de usar a mesma plataforma, o Compass possui um espaço interno ligeiramente maior, tanto para os passageiros, como (e principalmente) no porta-malas. Em 2021, o Compass ganhou retoques e o novo motor 1.3 Turbo de 185 cv para o lugar do antigo 2.0. Com esta atualização, o Compass nem tomou conhecimento do Toyota Corolla Cross, tido como grande rival do modelo da Jeep.

3º lugar – Hyundai Creta – 64.759 unidades

Quando ganhou sua segunda geração, em agosto de 2021, muita gente torceu o nariz para o visual diferentão do Creta. Ele veio com faróis e lanternas de LED divididos em pequenos filetes. Seis meses depois, o modelo produzido em Piracicaba (SP) provou que todo mundo estava errado. Tanto que completou o pódio dos automóveis SUV mais vendidos do ano. Além do novo design, a troca do motor 1.6 16V pelo 1.0 Turbo de três cilindros foi fundamental para o sucesso.

4º lugar – Volkswagen T-Cross – 62.307 unidades

A Volkswagen demorou, mas entrou com tudo no segmento dos automóveis SUVs. Depois de anos trazendo da Europa Tiguan e Touareg, a marca alemã apostou em uma gama nacional bem completa. E o T-Cross é o produto de maior sucesso desta nova realidade, ajudado pela boa qualidade construtiva, motores turbinados 1.0 e 1.4 e boa oferta de itens de série.

5º lugar – Chevrolet Tracker – 50.757 unidades

A história do Tracker no Brasil é curiosa. Entre 2000 e 2009, era um Suzuki Vitara com outro nome e logomarca da Chevrolet. De 2014 a 2019, tinha uma plataforma moderna, muito mais conforto e equipamentos. Entretanto, por ser feito no México, sofria com cotas de importação e chegava em baixo volume. Tudo mudou a partir de 2020, quando passou a dividir a base com o novo Onix e ganhou nacionalidade brasileira.

6º lugar – Honda HR-V – 38.406 unidades

O HR-V é contemporâneo ao Renegade e sempre esteve entre os automóveis SUV mais vendidos. Mérito da boa fama da Honda no Brasil. O peso da idade e a falta de grandes modificações em sete anos de mercado não fizeram diferença. A primeira geração ainda teve fôlego para arrancar um sexto lugar em 2021, à frente de modelos mais novos, como o Volkswagen Nivus, Nissan Kicks, Toyota Corolla Cross e Renault Duster. Em 2022, a nova geração do HR-V chega um pouco maior e mais refinada para brigar com o Compass.

O que esperar de 2022?

No fim de 2022, novas caras devem estar presentes no ranking de automóveis SUV mais vendidos. Modelos como Fiat Pulse, o Jeep Commander, o Toyota Corolla Cross e até mesmo o novo Honda HR-V podem ser novidades na ponta de cima da tabela.

O segmento promete seguir movimentado até o final do ano. São esperados o novo Renault Stepway, que chega para brigar Pulse e Nivus e deve decretar a aposentadoria do Sandero, além do Fiat Fastback, um SUV cupê mais refinado. Também são esperados os reestilizados Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan e os novos Hyundai Tucson, Kia Sportage e Kia Niro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...