Auto
Atualidades

Uso de Insulfilm: quais as regras

Compartilhe em:

Saiba como você pode usufruir melhor do uso de insulfilm no seu automóvel

O uso de insulfilm é muito frequente em proprietários de veículos com intuito de melhorar o aspecto tanto visual quanto para segurança e proteção do carro.

Para quem quiser aderir ao insulfilm, é preciso estar atento a algumas regras e leis que existem quanto ao uso desse acessório.

Apesar de cerca de 80% dos carros zero quilômetros já saírem da loja com o adereço instalado para a proteção e privacidade dos motoristas, ainda existem outros que precisam ser instalados posteriormente.

Para entender quais são as regras para o uso de insulfilm, vamos entender primeiro para quê eles servem e porque deve-se atentar na hora da escolha do tipo de insulfilm que será instalado.

Entenda o uso de insulfilm

O uso dessa película de vidro automotiva não é somente para dar charme ou para a melhora da estética.

O insulfilm possui outras funções importantíssimas para os motoristas. O intuito de proteger o carro contra o raio ultravioleta (UV) causado pelo sol é um desses motivos.

Vale lembrar que não significa que as películas escuras são as melhores para proteção dos raios UV. Neste caso, os preferíveis são os transparentes!

Além da proteção, a película ainda proporciona um conforto térmico maior, impedindo que o veículo fique muito quente em dias de calor intenso. Claro, é necessário o uso de uma película de boa qualidade.

Já as películas mais escuras podem garantir que pessoas não consigam ver o interior do veículo. Porém, existem alguns contras com insulfilm muito escuro.

Outra finalidade para o uso do insulfilm é impedir que os vidros se estilhacem, tanto em casos de roubo ou acidentes. Mas para esse objetivo, são usadas películas específicas.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Tipos de insulfilm

Existem alguns tipos de película para o seu automóvel que podem ser usadas. 

Básico

É usado para apenas melhorar a estética ou tentar ajustar a temperatura interna do veículo. Mas é preciso saber escolher bem para não optar por um produto de pouca capacidade.

Avançado

Pode custar um pouco mais, suprirá todas as suas necessidades básicas. Há aqueles que são específicos para o para-brisa que garantem bastante qualidade.

Para proteção dos raios UV

É interessante investir naqueles que são voltados para essa finalidade, para impedir que os mesmos afetem a saúde dos passageiros.

Se você optar por escolher uma película com maior proteção, maior será o investimento, mas valerá a pena se você passar muito do seu tempo dentro de um veículo. 

Lembrando que não se trata da película ser mais escura e sim, de maior categoria!

Anti furto

Este insulfilm é mais grosso e evita que o vidro quebre, o que ajuda muito mais na segurança do seu veículo.

Por que investir em um insulfilm de qualidade?

É de suma importância que o produto que você invista tenha uma boa capacidade de proteção e uma durabilidade.

Esteja atento também às regras para não ser multado por conta do insulfilm que você irá investir.

Tenha cuidado para não escolher um produto que não ofereça e supra as suas necessidades e ainda esteja fora dos limites permitidos pelas leis de trânsito.

Além de não causar problemas com a lei, a boa escolha de um insulfilm é para garantir a segurança do motorista, dos passageiros e de outros veículos ao redor.

Qual insulfilm é permitido pela lei?

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão responsável por dizer quais são as películas de vidro automotivo permitidas ou não.

Para quem ainda pretende implantar o insulfilm nos vidros do carro, é preciso seguir as regras de transparência do veículo de acordo com o CONTRAN.

Para o uso de insulfilm no para-brisa, o nível de transparência deve ser o mínimo possível, que é de 75%.

Os outros que são importantes para a visão do motorista também devem manter um nível menor de transparência, para não comprometer a mobilidade de quem está dirigindo.

Os vidros que o motorista não depende de transparência podem aumentar o nível e ficar mais escuros. Como é o caso do vidro do teto solar, que não existe limite de transparência, o que fica a critério do proprietário do veículo.

As películas que são refletivas também estão proibidas para serem usadas em carros de acordo com as leis do CONTRAN.

Quais as consequências de utilizar um insulfilm não permitido?

Não seguir as regras impostas pelo CONTRAN é considerada uma infração de trânsito, portanto, dependendo da gravidade, o valor da multa será alterado.

No caso do uso inadequado deste adereço, a multa pode chegar a cerca de R$ 195,00 além de receber cinco pontos na sua carteira de motorista.

Se o carro infrator for flagrado por agentes, o veículo poderá ser prevista a retenção do mesmo para a regularização.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...