Conheça 13 fatores que impactam diretamente nas taxas de seguro auto que você paga para proteger o seu veículo!
Ao pesquisar um seguro de carro, pode ser tentador reduzir suas taxas escolhendo valores de cobertura mais baixos ou aumentando suas franquias. Esses são, obviamente, os dois fatores mais óbvios que afetam o custo do seguro do seu automóvel.
Mas eles não são os únicos responsáveis. Existem diversos outros elementos que podem impactar nos valores que você paga.
Saber o que afeta suas taxas de seguro auto pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada ao escolher o fornecedor ideal. Isso também pode ajudá-lo a saber exatamente o que fazer para reduzir suas despesas.
Para guiá-lo, criamos uma lista com 13 fatores que podem impactar diretamente no valor do seu seguro. Confira!
Seu sexo, idade, estado civil, localização geográfica e pontuação de crédito afetam suas taxas de seguro auto de maneiras diferentes.
Homens jovens geralmente incorrem em taxas mais altas do que mulheres. Isso ocorrepois, estatisticamente, mais adolescentes do sexo masculino sofrem acidentes do que adolescentes do sexo feminino.
No entanto, os homens mais velhos geralmente apresentam taxas melhores do que as mulheres mais velhas. Algumas evidências sugerem que as mulheres mais velhas estão em mais acidentes leves do que os homens mais velhos – embora a diferença nos custos do prêmio geralmente não seja drástica.
Pessoas casadas tendem a ter menos acidentes do que pessoas solteiras. Portanto, casar (especialmente para homens) pode diminuir significativamente suas taxas de seguro auto.
A redução depende de seu histórico de direção anterior – se você for um homem que nunca se envolveu em um acidente e tem um histórico de condução limpo, pode ver os valores caindo quase pela metade.
Como a maioria dos acidentes de trânsito ocorre perto de casa, a área em que você mora afeta muito suas taxas. Bairros mais densamente povoados com mais carros significam que você corre um risco maior de acidentes, roubos e colisões com feridos.
Muitas seguradoras consideram sua pontuação de crédito ao determinar sua taxa.
Não há um ponto específico em que sua pontuação de crédito comece a afetar sua taxa. Porém, em geral, pontuações mais baixas significam apólices de seguro mais altas.
As seguradoras de automóveis também podem fazer correlações entre o risco de acidente de uma pessoa e sua profissão. Assim, podem ajustar os valores se julgarem que você tem mais probabilidade de sofrer um acidente.
Por exemplo, motoristas de entrega e jornalistas estão na estrada constantemente e, portanto, são mais propensos a se envolverem em um acidente. Já os pilotos de avião muitas vezes apenas dirigem entre o aeroporto e casa e não passam muito tempo na estrada.
O carro que você dirige afeta significativamente sua taxa. Alguns carros têm maior probabilidade de serem roubados, não possuem recursos de segurança que evitam acidentes ou custam mais para consertar.
Recursos de segurança como airbags, cintos de segurança automáticos e controle de tração ajudam a tornar seu carro mais seguro. Isso diminui a probabilidade de você se envolver em um acidente, além de torná-lo menos perigoso.
Carros maiores são geralmente mais seguros do que carros menores em um acidente. Portanto, muitos carros maiores com boas classificações de segurança têm taxas de seguro auto mais baixas do que carros menores com classificações semelhantes.
Embora os custos de conserto de um veículo mais antigo sejam semelhantes aos custos de um veículo mais novo, é mais provável que um carro mais antigo tenha um caso de perda total em um acidente.
Isso ocorre porque o custo de reparos significativos necessários para um carro antigo pode muitas vezes ser maior que o valor total do veículo. Portanto, é provável que o proprietário simplesmente jogue fora o veículo e o substitua, ao invés de pagar pelo conserto.
Alguns carros são mais atraentes para os ladrões do que outros. Um modelo de carro que chega à lista dos 10 mais roubados provavelmente terá taxas mais altas do que um que não seja um alvo provável.
Embora os itens acima influenciem na taxa geral, o fator mais importante na determinação dos custos do seguro é seu registro pessoal de direção.
Se você já se envolveu em acidentes, recebeu multas ou fez reivindicações anteriores de seguro auto, a seguradora conclui que é mais provável que você faça outra reivindicação do que um motorista semelhante que não tenha nenhuma mancha em seu histórico.
Sem dúvida: motoristas inexperientes representam mais riscos. Qualquer pessoa que não dirigiu um carro é automaticamente um risco mais alto para as seguradoras, quer você tenha 16 ou 50 anos.
Algumas empresas podem alterar sua tarifa com base no uso que você faz do carro, na distância que você dirige e onde e quando dirige.
Os passageiros de negócios geralmente rodam mais em seus carros. Quanto mais você está na estrada, maior é a probabilidade de sofrer um acidente.
Quanto mais tipos de proteções você tiver, mais custará, já que a seguradora está assumindo um risco adicional ao lhe dar mais cobertura.
Verifique os requisitos do seu estado. Tenha em mente que as coberturas mínimas não vão necessariamente compensar em um acidente grave. Compare as cotações para ver se a cobertura e proteção extra faz sentido para sua situação financeira.
O pagamento das taxas de seguro auto é uma parte importante do custo de possuir um carro. Portanto, qualquer coisa que você possa fazer para reduzir a taxa é benéfico para o seu orçamento.
Se você estiver a procura de uma forma de proteger seu carro por meio de uma solução que alia preços justos e transparência, o seguro pago por uso da Thinkseg pode ser a resposta que você precisa.
Com ele você sabe exatamente o que vai aparecer na sua fatura e por qual motivo! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.