Thinkseg
Auto

Placa Mercosul: preciso realizar a troca?

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Placa mercosul

Conheça novos detalhes sobre a placa Mercosul e descubra se você precisa ou não fazer a troca!

Uma placa de carro é exclusiva para cada veículo e é um padrão de identificação que precisa ser seguido em todos os países. No entanto, no ano de 2016, houve uma mudança nos países membros do Mercosul.

O governo nacional anunciou que a implementação de um novo formato de placa de carros e motos deveria entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016. Todos os membros do Mercosul concordaram com esta decisão e decidiram adotar essa medida.

O processo de transição vem ocorrendo lentamente ao longo dos anos. Porém, desde o dia 31 de janeiro de 2020, essa norma começou a valer oficialmente em todo o território brasileiro.

Pensando nisso, separamos um material para ajudá-lo a entender tudo o que você deve saber sobre essas placas exclusivas e entender quando você deve trocar a identificação do seu veículo (ou não). Confira:

O que exatamente é a nova placa Mercosul?

Assim como as soluções de seguro auto, o foco da iniciativa das placas é ampliar a segurança dos motoristas no trânsito.

Embora uma placa de veículo seja exclusiva para cada automóvel, às vezes é um grande desafio obter todas as informações importantes sobre os proprietários. Justamente por existir essa ausência de dados precisos, existem casos crescentes de roubo relatados todos os dias.

Portanto, um dos maiores benefícios de aderir a esse novo padrão do Mercosul é que ele facilitará a troca de informações sobre os proprietários. 

Isso inclui a identificação das placas, a marca e o número do modelo do carro e outras informações vitais que ajudarão a resolver os problemas crescentes de roubo e outros tipos de crime.

Essas placas entraram em vigor desde 2016, mas ainda existem inúmeros veículos que precisam instalá-las.

Onde a nova placa já é usada?

Como o nome sugere, a nova placa Mercosul foi criada para padronizar a identificação dos veículos dos seguintes países: 

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Venezuela.

Isso unifica e simplifica a troca de informações entre as autoridades e motoristas de todos os locais. Dessa forma, todo o processo de consulta fica mais ágil e transparente.

Quem precisa da nova placa?

Em linhas gerais, os automóveis que precisam do novo modelo de placa estão dentro das seguintes situações:

  • Primeiro emplacamento;
  • Troca de município e/ou estado;
  • Se as placas forem furtadas;
  • Se as placas forem danificadas;
  • Se o veículo mudar de categoria.

O proprietário do automóvel também poderá fazer a mudança de placas mesmo se sua situação não estiver dentre as apresentadas acima. Basta que ele siga todo o procedimento padrão para fazer a alteração.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Onde solicitar a nova placa?

Diferente do modelo antigo onde o Detran atuava como intermediário, a placa Mercosul deve ser comercializada diretamente ao consumidor. Portanto, cabe ao proprietário do veículo entrar em contato com alguma das empresas credenciadas em realizar o processo.

Isso permite que o próprio consumidor escolha o fornecedor que me se adeque às suas necessidades.

O Detran apenas emite os documentos e fornece as informações e os registros necessários para que o usuário possa fazer a solicitação direta.

Quanto custa a nova placa?

Pode até parecer estranho num primeiro momento, mas diferente do que se imaginava, as novas placas não serão mais caras do que o modelo antigo. Pelo contrário, a expectativa é de que os valores praticados sejam mais baratos.

Isso acontece, pois cada empresa responsável pela estampa poderá cobrar valores diferentes. Isso acaba estimulando um cenário de preços mais competitivos para o consumidor.

Vale destacar que podem existir diferenças entre os estados, então cabe ao consumidor pesquisar e encontrar a opção mais em conta. Em São Paulo, por exemplo, o valor máximo das placas é de R$ 138,24.

Qual a função do QR Code?

Uma das características do novo modelo é a presença de um QR Code localizado no canto superior esquerdo da placa.

Por meio dele, os oficiais de trânsito podem ter acesso à informações adicionais sobre o veículo. Isso é fundamental para proteger os cidadãos, uma vez que esse procedimento pode ser utilizado para rastrear o automóvel e verificar se há alguma clonagem ou algum outro tipo de inconsistência.

O proprietário também pode ler esse código, mas nesse caso, é necessário realizar um cadastro no site do DENATRAN.

Sou obrigado a mudar a placa do meu carro?

Se você ainda está com dúvidas sobre a obrigatoriedade de mudar a placa do seu carro, pode ficar tranquilo. Como dissemos, apenas os automóveis novos e transferidos precisarão do novo modelo.

A ideia por trás da iniciativa é a criação de um banco de dados integrado. Isso promete facilitar a fiscalização, principalmente no que diz respeito a veículos roubados que cruzam as fronteiras.

Trocar a placa para o modelo Mercosul é  vantajoso ao dono do veículo, especialmente para questão da segurança. No novo modelo, a rastreabilidade muda, já que a placa Mercosul conta com o QR Code. Por isso, ela é mais segura quanto as clonagens e placas falsas, explica.

No fim das contas, todo processo de transição costuma gerar alguns desconfortos e isso não seria diferente no caso da nova placa. O importante é que  tudo foi pensado para ser uma solução mais segura e completa. Esse é um grande passo para um trânsito mais organizado e seguro, inclusive nos países vizinhos ao nosso.

Dessa forma, você pode contar com mais uma maneira de proteger seu veículo para circular sem preocupações que possam atrapalhar você e sua família.

Se você deseja deixar seu veículo ainda mais protegido, pode contar com as soluções em seguro auto pago por uso. Nesse caso, pode contar com a Thinkseg para ajudá-lo com esse processo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Brasil comemora o Dia do Automóvel em 13 de maio
Todo dia 13 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de Rodagem....
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?
Ao trocar de carro, é muito comum o segurado não saber exatamente o que fazer em relação ao seguro...