Auto

Maio amarelo: como evitar multas de trânsito

Compartilhe em:

Evitar multas de trânsito

Veja o que fazer para manter sua CNH ilesa!

Fala sério: quem não quer evitar multas de trânsito? Seja pelo valor, pelos pontos que vão para a sua CNH ou mesmo pelo sentimento de ter transgredido as leis de trânsito, cometer infrações é algo bastante indesejado pelos condutores Brasil afora.

É verdade que algumas infrações são cometidas por desatenções momentâneas. Já outras multas chegam sem que nem saibamos exatamente o que aconteceu. Tudo isso mostra como é importante fazer o que está ao nosso alcance para evitar as multas.

O assunto é ainda mais importante no momento em que vivemos, do Movimento Maio Amarelo. 

Ele visa conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, embora seja indispensável em qualquer época, tanto pela segurança quanto para evitar as infrações.

Se você quer ajuda, então veio ao lugar certo! Continue conosco para saber o que pode fazer.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

As multas de trânsito são comuns no Brasil?

Infelizmente sim. O número de infrações, inclusive, é alarmante: de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ao considerar apenas as 10 infrações mais cometidas em 2017, foram 4.608.159 multas, ou seja, 12.625 por dia, 526 por hora e 8 por minuto!

A infração mais cometida no ano foi o excesso de velocidade em até 20%, com 2.329.261 multas. A segunda infração da lista foi deixar de manter o farol aceso durante o dia (905,620), seguida do excesso de velocidade em mais de 20% até 50% (499.562).

Esse é apenas um número que mostra como as multas são recorrentes no trânsito brasileiro. Portanto, todo cuidado é necessário para evitar receber aquela notificação indesejada na sua caixa de correios!

Veja também: Boas práticas para aplicar no trânsito

Como evitar multas de trânsito?

Algumas dicas importantes são as seguintes:

Conheça as leis de trânsito

Para evitar o que não pode ser feito, é preciso saber quais são as práticas proibidas, não é? Por isso, é importante conhecer o Código de Trânsito Brasileiro e entender suas determinações para poder trafegar dentro dos seus direitos.

Tire o seu livrinho do CFC da gaveta

Lembra daquele livrinho com atividades do Centro de Formação de Condutores, o famoso CFC? Pois bem, se você ainda tem o seu na sua casa, releia e refaça as atividades para assimilar bem quais são os direitos e deveres no trânsito. Se não tiver, procure por atividades na internet sobre as leis de trânsito. 

Como evitar multas

Dirija com segurança

Uma das melhores formas de evitar multas de trânsito é sempre prezar pela segurança enquanto dirige. Afinal de contas, muitas das infrações são concedidas pela falta de segurança adotada pelos condutores quando estão nas ruas. 

Ao dirigir com cuidado e atenção, as chances de cometer uma infração caem consideravelmente. Para ajudar, leia nosso artigo com dicas para manter o trânsito seguro.

Preste atenção nas sinalizações

Muitas das multas são cometidas por não prestar a devida atenção nas sinalizações que existem nas ruas, das placas às que ficam no solo. Veja o que elas querem dizer para poder dirigir dentro das determinações legais e, assim, evitar multas de trânsito.

Cuidado com a velocidade

Como vimos anteriormente nos números, as multas por excesso de velocidade superam de longe as demais. Por isso, preste atenção nas sinalizações para ficar dentro dos limites.

Atente-se também a eventuais mudanças nas sinalizações

Tanto em relação à velocidade máxima quanto ao sentido permitido em uma via, por exemplo, as determinações sempre estão sujeitas a mudar. 

Isso quer dizer que há chances de tomar uma multa até mesmo nas vias que você percorre todos os dias. Fique de olhos abertos para avisos e sinalizações para saber se houve alguma mudança.

Não deixe sua CNH vencer

Renovar carta de motorista é uma obrigação a cada 5 anos (ou a cada 3 anos para quem tem mais de 65 anos de idade). Porém, por ser um documento que sempre nos acompanha, não é raro se esquecer de renová-la. 

Veja qual é a data limite para renovação do seu documento e, se possível, proceda com a renovação com antecedência para evitar multas de trânsito.

Sempre use o cinto de segurança

Em 2017, a 5ª infração mais cometida foi o motorista trafegar sem o cinto de segurança, com 143.913 multas emitidas neste sentido.

Ou seja, em média, 394 multas por dia. Tanto pela segurança quanto pelo atendimento das leis, sempre coloque o cinto no momento em que se sentar no banco do carro, antes de sair de onde está.

Sempre estacione em locais permitidos

Você pode levar uma multa até mesmo com o carro estacionado, como quando ele está em algum local proibido ou mesmo permitido, mas fora do horário. Antes de estacionar, veja se há alguma sinalização que informa sobre a proibição para evitar multas de trânsito.

Com uma dose de cautela, é possível evitar multas de trânsito e promover a segurança!

Todos estão sujeitos a receber uma infração, mesmo que ela seja cometida sem intenção. 

Por isso, além de manter todo o cuidado, é importante estudar sobre o tema para saber exatamente o que você pode fazer e o que é proibido perante o Código de Trânsito Brasileiro.

Qual é a sua estratégia para evitar multas de trânsito? Já recebeu alguma infração por desatenção? Acha que outra dica merecia estar na nossa lista? Contribua com a sua opinião nos comentários – ela é muito valiosa para nós. 

Até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...