Veja o que fazer para manter sua CNH ilesa!
Fala sério: quem não quer evitar multas de trânsito? Seja pelo valor, pelos pontos que vão para a sua CNH ou mesmo pelo sentimento de ter transgredido as leis de trânsito, cometer infrações é algo bastante indesejado pelos condutores Brasil afora.
É verdade que algumas infrações são cometidas por desatenções momentâneas. Já outras multas chegam sem que nem saibamos exatamente o que aconteceu. Tudo isso mostra como é importante fazer o que está ao nosso alcance para evitar as multas.
O assunto é ainda mais importante no momento em que vivemos, do Movimento Maio Amarelo.
Ele visa conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, embora seja indispensável em qualquer época, tanto pela segurança quanto para evitar as infrações.
Se você quer ajuda, então veio ao lugar certo! Continue conosco para saber o que pode fazer.
As multas de trânsito são comuns no Brasil?
Infelizmente sim. O número de infrações, inclusive, é alarmante: de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ao considerar apenas as 10 infrações mais cometidas em 2017, foram 4.608.159 multas, ou seja, 12.625 por dia, 526 por hora e 8 por minuto!
A infração mais cometida no ano foi o excesso de velocidade em até 20%, com 2.329.261 multas. A segunda infração da lista foi deixar de manter o farol aceso durante o dia (905,620), seguida do excesso de velocidade em mais de 20% até 50% (499.562).
Esse é apenas um número que mostra como as multas são recorrentes no trânsito brasileiro. Portanto, todo cuidado é necessário para evitar receber aquela notificação indesejada na sua caixa de correios!
Veja também: Boas práticas para aplicar no trânsito
Como evitar multas de trânsito?
Algumas dicas importantes são as seguintes:
Conheça as leis de trânsito
Para evitar o que não pode ser feito, é preciso saber quais são as práticas proibidas, não é? Por isso, é importante conhecer o Código de Trânsito Brasileiro e entender suas determinações para poder trafegar dentro dos seus direitos.
Tire o seu livrinho do CFC da gaveta
Lembra daquele livrinho com atividades do Centro de Formação de Condutores, o famoso CFC? Pois bem, se você ainda tem o seu na sua casa, releia e refaça as atividades para assimilar bem quais são os direitos e deveres no trânsito. Se não tiver, procure por atividades na internet sobre as leis de trânsito.
Dirija com segurança
Uma das melhores formas de evitar multas de trânsito é sempre prezar pela segurança enquanto dirige. Afinal de contas, muitas das infrações são concedidas pela falta de segurança adotada pelos condutores quando estão nas ruas.
Ao dirigir com cuidado e atenção, as chances de cometer uma infração caem consideravelmente. Para ajudar, leia nosso artigo com dicas para manter o trânsito seguro.
Preste atenção nas sinalizações
Muitas das multas são cometidas por não prestar a devida atenção nas sinalizações que existem nas ruas, das placas às que ficam no solo. Veja o que elas querem dizer para poder dirigir dentro das determinações legais e, assim, evitar multas de trânsito.
Cuidado com a velocidade
Como vimos anteriormente nos números, as multas por excesso de velocidade superam de longe as demais. Por isso, preste atenção nas sinalizações para ficar dentro dos limites.
Atente-se também a eventuais mudanças nas sinalizações
Tanto em relação à velocidade máxima quanto ao sentido permitido em uma via, por exemplo, as determinações sempre estão sujeitas a mudar.
Isso quer dizer que há chances de tomar uma multa até mesmo nas vias que você percorre todos os dias. Fique de olhos abertos para avisos e sinalizações para saber se houve alguma mudança.
Não deixe sua CNH vencer
Renovar carta de motorista é uma obrigação a cada 5 anos (ou a cada 3 anos para quem tem mais de 65 anos de idade). Porém, por ser um documento que sempre nos acompanha, não é raro se esquecer de renová-la.
Veja qual é a data limite para renovação do seu documento e, se possível, proceda com a renovação com antecedência para evitar multas de trânsito.
Sempre use o cinto de segurança
Em 2017, a 5ª infração mais cometida foi o motorista trafegar sem o cinto de segurança, com 143.913 multas emitidas neste sentido.
Ou seja, em média, 394 multas por dia. Tanto pela segurança quanto pelo atendimento das leis, sempre coloque o cinto no momento em que se sentar no banco do carro, antes de sair de onde está.
Sempre estacione em locais permitidos
Você pode levar uma multa até mesmo com o carro estacionado, como quando ele está em algum local proibido ou mesmo permitido, mas fora do horário. Antes de estacionar, veja se há alguma sinalização que informa sobre a proibição para evitar multas de trânsito.
Com uma dose de cautela, é possível evitar multas de trânsito e promover a segurança!
Todos estão sujeitos a receber uma infração, mesmo que ela seja cometida sem intenção.
Por isso, além de manter todo o cuidado, é importante estudar sobre o tema para saber exatamente o que você pode fazer e o que é proibido perante o Código de Trânsito Brasileiro.
Qual é a sua estratégia para evitar multas de trânsito? Já recebeu alguma infração por desatenção? Acha que outra dica merecia estar na nossa lista? Contribua com a sua opinião nos comentários – ela é muito valiosa para nós.
Até a próxima!